terça-feira, 9 de setembro de 2008

HINO NACIONAL BRASILEIRO ESTILIZADO

Educação Holística e o Mundo sem Trabalho

Educação Holística e o Mundo sem Trabalho

Dilermando Piva Jr.
A necessidade de se repensar o sistema educacional é fundamental. Em linhas gerais, não estamos preparando nossos jovens para a vida, de forma integra e sólida. O sistema educacional está voltado para uma "produção em série" de trabalhadores para o curto prazo. As conseqüências são gravíssimas a longo prazo.
Em primeiro, lugar pela fragmentação do Ser. Deixamos de ser um todo, de sermos nós mesmos e, assim, deixamo-nos levar pelas induções de necessidades alienantes e puramente consumistas que criam em nós uma demanda fictícia por objetos (modismo).
Em segundo, pela formação de trabalhadores numa sociedade onde o trabalho, como os conhecemos, deixará de existir. Geralmente, quando pensamos em trabalho, pensamos no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin. Aquele trabalhador metalúrgico na linha de montagem, com tempo e local de trabalho fixo, tendo que produzir cada vez mais. Hoje, são mais de 80% dos trabalhadores executam tarefas puramente intelectuais, trabalham com a cabeça e não com as mãos. São as "mentes-de-obras" e não mais "mão-de-obra". Isso provoca uma completa desestruturação do trabalho convencional, pois quanto mais intelectuais são as atividades, menor é a distinção entre "horas de trabalho" e "horas fora do trabalho" e menor é a necessidade de um local físico definido - pode ser realizado em qualquer lugar a qualquer tempo. Qualquer lugar onde as informações nos cheguem; onde possamos contatar outras pessoas das tecnologias informacionais existentes: telefone, fax, internet, etc. O local e o tempo d trabalho não fazem mais sentido.
Dessa forma precisamos de uma reforma completa no sistema educacional, pois acredito que a educação é a base fundamental de qualquer sociedade. Alterando-se forma que educamos nossos jovens, estaremos modificando a sociedade como um todo.
Como proposta para a primeira colocação, devemos priorizar a educação holística do indivíduo. Segundo João Francisco Régis de Moraes, a educação holística deve apoiar-se em alguns princípios básicos, como: a) a educação é tarefa da sociedade, pois não acontece somente na escola; b)para que haja um desenvolvimento global do indivíduo, deve-se valorizar também a história da arte, teatro, música, artes plásticas e sentimentos; c) desenvolvimento da cidadania; d) avaliação de todo o processo da aprendizagem; e) conscientização da importância de todo processo de ensino e não somente dos conteúdos; e f) formação de indivíduos críticos, desenvolvendo o raciocínio lógico.
Para a segunda colocação, devemos desenvolver em nossos alunos a criatividade a segurança, o auto-aprendizado e o aprendizado continuado, assim como também dar-lhes mais tempo livre para que possam aprender a conviver. Devemos também enfatizar a importância da comunicação e dos meios de comunicação, pois são hoje e serão cada vez mais os canais de sucesso profissional e pessoal, do ser humano.
Tags: , ,
Prev: Imitando EstrelasNext: Um pensamento