APRENDENDO A UTILIZAR O MAPA NAS SÉRIES O material cartográfico é fundamental para o aluno assimilar, aprofundar e ampliar a noção de espacialidade dos fenômenos naturais e socioeconômicos. É importante para o aluno ter uma orientação específica para a leitura e confecção de mapas. O que se espera é que o aluno aprenda a lê-los e interpretá-los, compreendendo a linguagem gráfica como seus respectivos símbolos. Inicia-se uma leitura de mapa pela observação do título, o espaço representado, seus limites e suas informações. É preciso observar a legenda e relacioná-la com sua distribuição espacial no mapa. A escala gráfica, ou numérica é uma representação da proporcionalidade real da área estudada. É necessário o uso de cálculo matemático, onde as ciências se complementam, colaborando para interdisciplinaridade. A leitura de mapas nas séries iniciais pode ser utilizada a partir da sua localização espacial, ou seja, do local ao qual o aluno reside. Deve ser utilizado diverso...
Postagens
Mostrando postagens de julho 8, 2012
A importância do Projeto Político Pedagógico – PPP
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Sabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo, uma das principais instituições formadoras de personalidades, caráter e, de convívio sócio-cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte nas conjecturas de que a educação se constrói dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência. O projeto político pedagógico vem para fomentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já têm os seus métodos de ensino-aprendizagem já definidos pelos modelos cartilhados. Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos o...
METODOLOGIA - SOLIDARIEDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES FINAIS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
METODOLOGIA : Estudo através de debates, estudo in-loco, registros fotográficos, áudios-visuais e pesquisa bibliográfica. PROCEDIMENTOS : Ensino fundamental – séries finais/ EJA Ø LINGUA PORTUGUESA - Filme gerador do tema e estudo de textos sobre Solidariedade. o Apresentação de filme ( Uma Mulher de Talento ) o Trabalhar com música e textos( em anexo) · TEXTO 1 – O QUE É SOLIDARIEDADE – Debate oral · SOLIDARIEDADE: A UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA ( em anexo) - Realizar a interpretação Realizar a dinâmica: O TREM DA SOLIDARIEDADE Ø ENSINO RELIGIOSO – vídeo: Reflexões para a vida – Solidariedade. Ø HISTÓRIA E GEOGRAFIA - Cine Solidário : “Mataram Irmã Doroty”, que retrata sua luta em defesa das florestas e seus povos (N. S. Salete, São José, Sto Agostinho, São Roque). o JUNTOS DEVERÃO PLANEJAR UMA AULA A QUAL MOSTRE O FATOR HIS...
ECA, RESPEITO E TRÂNSITO COMO TRABALHAR NA SALA DE AULA.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
1. Ensino Fundamental - Séries Finais Os educandos desta faixa etária segundo Piaget já inicia uma compreensão maior em nível do abstrato, o grau de entendimento do grupo já é significativo, relacione, junto com os alunos, os seguintes princípios do Estatuto: Ø educação, Ø saúde, Ø trabalho, Ø justiça (crimes cometidos contra crianças e adolescentes) e Ø assistência social. Se for possível, tenha três ou mais cópias do documento oficial, assim ficará mais fácil dividir a leitura, organizar o debate e preparar a classe para a pesquisa. Posteriormente, você poderá fazer rodízio dos assuntos entre os grupos, de forma que todos acabem por ter acesso aos mesmos assuntos estudados. 1. PORTUGUÊS Faça uma leitura coletiva dirigida, abrindo espaço para perguntas, críticas e sugestões ao texto do ECA . Permita que todos se manifestem, lembrando que o Estatuto é dirigido a eles e também às crianças e...