sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como trabalhar com jornal na EJA

SALVADOR - BA ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Linguagem escrita: leitura e produção de textos

Dados da Aula - O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os diferentes gêneros textuais contidos em um jornal. Localizar as principais informações de uma notícia. Relacionar as imagens com os fatos destacados.
Duração das atividades  - 5 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá trabalhar anteriormente com os alunos sobre diferentes gêneros textuais e a utilização dos mesmos em cada situação da vida cotidiana.
Estratégias e recursos da aula
O professor iniciará a aula apresentando um jornal impresso à turma. Em seguida  os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um caderno do jornal para ser avaliado, analisado e apresentado ao restante dos alunos com as considerações sobre o tipo de notícia, autor da notícia, tema central, manchete, etc.
Após esta etapa, os alunos  irão para a sala de informática para acessarem um jornal online, fazendo assim um paralelo entre o jornal impresso e o jornal virtual.
Os alunos deverão criar um jornal  na escola  com notícias da comunidade  relacionada com saúde, saneamento básico, esporte, moda, classificados, etc., sendo que cada grupo ficará responsável por um caderno do jornal. Para elaboração das notícias os alunos deverão seguir um roteiro,  respondendo às seguintes perguntas  sobre o acontecimento:
O QUE?             Onde?            Quando?              Como?          Quem?
Após  esta etapa, os alunos irão escrever a notícia  elaborando um texto  com clareza e objetividade, ilustrando-a com fotografia.
Recursos Complementares
JORNAL IMPRESSO. site:www.atarde.com.br
Avaliação
O professor irá avaliar todo o processo de elaboração do jornal, observando a linguagem utilizada em cada caderno, bem como a diagramação da notícia, clareza e objetividade da mesma.
TRABALHANDO COM A NOTICIA
Realizar primeiramente uma conversa com os alunos sobre o projeto e seus objetivos, ao mesmo tempo em que o professor solicitou sugestões de como trabalhar o jornal impresso, o que eles gostariam de saber, promovendo também uma discussão a respeito do que eles já conheciam desse meio de comunicação.
Em seguida, haverá a apresentação da diversidade de cadernos e assuntos abordados em um jornal, identificando os diferentes gêneros textuais de imprensa e a finalidade de cada um, trabalhando em grupos na localização e leitura das matérias que considerassem mais interessantes.
Discussão de temas atuais escolhidos de acordo com o interesse dos alunos, desafiando-os a interpretarem, com olhar crítico, as informações e as imagens divulgadas, relacionando-as com a realidade local.
Elaboração de um processofólio para registro de todos os textos trabalhados e todas as produções dos alunos, a fim de que durante e ao final do projeto o professor pudesse avaliar a evolução do aluno, quanto à organização, aos aspectos gramaticais e à coerência e coesão de seus textos.
A próxima atividade foi a promoção de estudo, em grupos, sobre os jargões jornalísticos (pauta, nota, lide, etc.). Depois do estudo, cada grupo apresentou o resultado de sua pesquisa aos demais alunos, usando cartazes.
Planejamento e elaboração coletiva de uma entrevista com um especialista, momento em que o professor enfatizou a importância de saber adequar-se ao discurso e de envolver-se na situação de interlocução. Logo após, convidar um especialista para dar uma palestra sobre o Jornal como Instrumento de Valoração e Democracia, bem como o processo de elaboração desse veículo. Terminada a palestra, os alunos realizarão a entrevista que foi previamente elaborada, tendo o cuidado para não perguntarem o que já foi esclarecido durante a palestra, mantendo o propósito da obtenção de informações relevantes e necessárias.
Para análise das semelhanças e diferenças com que abordam as notícias, foram distribuídos jornais que circulam na nossa cidade, atividade que foi realizada em grupo.
Em seguida foi feita a socialização dos tópicos produzidos por cada grupo, com o registro destes no quadro de giz e explanação sobre como cada jornal abordou a mesma temática, bem como a sua diagramação e estilo linguístico, identificando e refletindo por que alguns fatos se transformaram em notícia para um determinado jornal, no entanto, não foi citado pelo outro. O professor esclareceu que para um acontecimento transformar-se em notícia é necessário que ele seja interessante e tenha importância para o público. Isso quer dizer que nem tudo o que acontece pode virar notícia.
Realização de uma atividade que consistiu na reescrita de um pequeno relato sobre um acontecimento que não é suficientemente interessante para ser notícia, ou seja, os alunos acrescentaram a ele um fato para que pudesse interessar ao público e, assim, ser publicado. Depois, os alunos produziram a manchete e a notícia correspondente ao relato.
Leitura pelos alunos de suas produções, seguida de comentários sobre o cumprimento das características desse gênero.
Aula no laboratório de informática, a fim de que os alunos acessassem os sites dos jornais até então trabalhados, comparando a primeira página dos impressos com o online; o professor questionou quanto à formatação e à facilidade da localização de informações.
Interação com os jornais, a partir de correio eletrônico onde os alunos deram sugestões, fizeram críticas e elogios sobre os conteúdos e a maneira como foram abordados por este meio de comunicação.
Depois de comparar o jornal impresso e o on-line, o professor iniciará uma análise comparativa da linguagem jornalística veiculada pelo rádio e pela televisão, trazendo para sala um telejornal gravado em DVD e programações escritas de programas de rádio. Após terem assistido e analisado os programas, o professor solicitará aos alunos que analisem as características de cada meio, o que há em comum, quais são as diferenças, a especificidade da linguagem utilizada.
Os alunos, em grupos, organizarão, por escrito, a programação de um noticiário de rádio e de TV, abordando temas da atualidade. O programa será gravado em data previamente marcada pelo professor, logo após a apresentação e gravação haverá o momento para a exibição do programa em que os alunos conversarão sobre o que acharam dos temas, da postura, do cenário e da linguagem, dando sugestões de melhorias.
Após todo estudo, análise, reflexão e comparação do texto jornalístico, o professor dará sugestão de a turma criar um jornal impresso para a escola, desde já definindo com os alunos o passo-a-passo para sua produção:
Ø   Nome e logotipo;
Ø   Definição do público a que seria dirigido;
Ø   Conteúdos, seções e gêneros textuais a serem publicados;
Ø   Projeto gráfico (aparência, letras, cores, tamanhos, etc.);
Ø   Constatação dos recursos materiais disponíveis, definindo possíveis patrocinadores, bem como a publicidade.
Ø   Formação das equipes com a divisão de suas respectivas tarefas (repórteres, redatores, diretores de arte, professor responsável, etc.).
Depois de todo o material pesquisado, recolhido, selecionado e também produzido pelas equipes, o professor ajudará na redação, revisão, digitação e diagramação dos textos, a turma poderá ter ajuda de um técnico em informática no momento da diagramação.
Produzida a primeira edição do jornal impresso, os alunos divulgarão seu trabalho através do blog da turma, postando manchetes, notícias, fotos, enquetes e o vídeo do jornal produzido e gravado por eles, a fim de mostrarem ao mundo o que aprenderam, o que desenvolveram e, assim receber e respostar comentários, sugestões e críticas de todos os blogueiros.
Será organizado o lançamento do jornal impresso, tendo como convidados a comunidade escolar, os palestrantes e patrocinadores. Nesse momento, hoverá a exposição de todo material produzido durante a execução do projeto (fotos, processofólio, painéis e gravações).
Com a ajuda de um da será encerrado com a distribuição do primeiro exemplar do jornal.
É importante salientar que, como o trabalho será interdisciplinar, a primeira atividade de todas foi uma reunião com os demais professores da turma e com a equipe gestora da escola, a fim de apresentar a ideia e pedir sugestões, bem como o apoio de todos.
Será feito um acordo com os professores para que preenchêssemos uma ficha de planejamento abordando as atividades realizadas, seus objetivos, as dificuldades encontradas e soluções adotadas.
O processofólio foi um instrumento usado em todas as disciplinas, portanto, por todos os professores:
MATEMÁTICA: Caderno - Como calcular o consumo de energia elétrica de sua casa e/ou estabelecimento comercial
CIÊNCIAS: Caderno – Drogas está presente cada vez mais cedo na vida dos jovens
HISTÓRIA: Caderno – Novas denominações para práticas antigas
ARTES: Caderno – Um jogo divertido de fazer e jogar
GEOGRAFIA: Caderno – Sobrevivendo no semiárido
INGLÊS: Caderno – Divirta-se com caça-palavras
EDUCAÇÂO FÍSICA: Caderno – Pratique esporte! Tenha boa saúde!
PORTUGUÊS: Disciplina que orientou a produção de todo o jornal impresso, radiofônico e em vídeo, além do site da turma.

Um comentário:

Simone Mamede disse...

Gostei muito do seu blog. Muitos temas relevantes para a atuação docente. Parabéns!!