terça-feira, 10 de julho de 2012

Linguagem da mídia impressa: escrita e visual



Texto de Suzete Venturelli

Ementa do módulo: Estudos teóricos e práticos da relação entre a linguagem escrita e a visual ou do texto e da imagem, desde a invenção da imprensa até o início do século 20, destacando a origem das artes gráficas e as suas principais características no planejamento visual de material impresso.

Apresentação: Este módulo denominado Linguagem da Mídia Impressa: escrita e visual faz parte do esforço de garantir acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania. Busca-se a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda, como tema principal, a programação visual de páginas impressas. Você conhecerá a origem das artes gráficas e as principais características da composição gráfica envolvendo textos e imagens. Além disso, contamos a história da página impressa, destacando o cartaz, pois ele é até hoje um importante meio de divulgação de informações e propaganda cultural, científica e tecnológica. Apresentamos as noções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo. Na última etapa buscamos apresentar as principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital, que aos poucos vem substituindo alguns processos de criação mecânicos, como prelos pelas impressoras digitais. Como proposta prática descrevemos alguns dos mais importantes recursos dos programas BrOffice.org versão 2.0 e Scribus, para criação de planejamento visual com texto e imagem para mídia impressa. A escolha desses programas foi feita porque são gratuitos e possuem código aberto, para serem modificados por programadores e adaptados para nossa cultura local, se assim desejarmos.

Esperamos que você aprecie o conteúdo aqui exposto e que participe ativamente das propostas contidas nas atividades obrigatórias e opcionais. Estaremos em contato no fórum e em conjunto com os tutores esperamos estar contribuindo efetivamente para sua vida profissional, pois este módulo 4 foi organizado como um processo de ação-reflexão-ação, com enfoque interdisciplinar e teórico-prático no estudo das relações entre a arte e o design para a sua veiculação na mídia impressa, a partir da criação de revistas, jornais e livros, entre outros produtos. Espera-se, assim, que cada participante possa integrar o aprendido na sua prática pedagógica, o que torna necessário que compreendam a importância desse instrumental e desenvolvam as competências fundamentais para sua utilização, contextualizando os estudos e projetos nas situações escolares concretas da instituição em que atua, tomadas como base para a concepção, desenvolvimento de materiais pedagógicos utilizando a mídia impressa e sua veiculação.

Nenhum comentário: