Postagens

Mostrando postagens de agosto 10, 2014

Sequência Didática - Interpretação de texto com auxílio de materiais gráficos

Introdução A designação material gráfico diverso abrange um conjunto variado de textos nos quais a linguagem não-verbal está sempre presente (associada ou não à linguagem verbal). Nesse conjunto encontram-se, por exemplo, propagandas, tiras, charges, fotos, desenhos, esquemas, gráficos e tabelas. Este tipo de assunto é um dos temas da Prova Brasil. Objetivos • Obter informações a partir de gráficos. • Comparar dados de gráficos distintos, mas com afinidade temática. • Tirar conclusões a partir dos dados levantados. Conteúdo Leitura de material gráfico diverso Anos 8.º e 9.º anos Tempo estimado 2 ou 3 aulas Material necessário • Cópias do material gráfico publicado no jornal Folha de S. Paulo de 20 de novembro de 2007, p. C5: gráficos sobre a desigualdade racial na mortalidade. • Cadernos • Lápis   Desenvolvimento 1ª etapa   I nicie a atividade explicando aos alunos que eles farão um exercício de leitura e que o texto que será objeto desse ...

TRABALHANDO COM POEMAS

TRABALHANDO COM POEMAS        Mª do Rosário Gomes Germano Maciel   Um dos desafios que os professores encontram no cotidiano da sala de aula é o trabalho com o texto poético. As justificativas são inúmeras, desde a ausência de motivação e interesse dos alunos em ler o referido tipo de texto, como à falta de conhecimento, formação dos professores para desenvolver propostas com a poesia. Desta forma, nos sentimos desafiados a sugerir um roteiro de atividades para o 2º ciclo do Ensino Fundamental a partir do poema “Jogo de Bola” de Cecília Meireles, tendo em vista contribuir com os professores para minimizar esse distanciamento entre a poesia e a sala de aula. Urge que tenhamos a coragem de ousar, criar, sonhar transformar a sala de aula em um espaço de prazer, fruição e criação. As sugestões propostas a seguir podem ser desenvolvidas durante uma quinzena, mês ou bimestre, dependendo do interesse e da motivação da turma e do professor. A...