TRABALHANDO COM POEMAS
TRABALHANDO COM POEMAS
Mª do Rosário Gomes Germano Maciel
Um dos
desafios que os professores encontram no cotidiano da sala de aula é o trabalho
com o texto poético. As justificativas são inúmeras, desde a ausência de
motivação e interesse dos alunos em ler o referido tipo de texto, como à falta
de conhecimento, formação dos professores para desenvolver propostas com a
poesia.
Desta forma,
nos sentimos desafiados a sugerir um roteiro de atividades para o 2º ciclo do
Ensino Fundamental a partir do poema “Jogo de Bola” de Cecília Meireles, tendo
em vista contribuir com os professores para minimizar esse distanciamento entre
a poesia e a sala de aula. Urge que tenhamos a coragem de ousar, criar, sonhar
transformar a sala de aula em um espaço de prazer, fruição e criação.
As sugestões
propostas a seguir podem ser desenvolvidas durante uma quinzena, mês ou
bimestre, dependendo do interesse e da motivação da turma e do professor.
A escolha do
poema “Jogo de Bola” da Cecília Meireles se deve ao fato de os alunos do 2º
ciclos terem verdadeira paixão pelas brincadeiras com bola, facilitando assim a
aproximação das crianças com o poema em análise.
1. Objetivos
- Estimular a prática de leitura de poemas;
- Promover a aproximação do aluno com o texto poético; e
- Favorecer o desenvolvimento da criatividade,
sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético.
2. Metodologia:
1º Momento:
Para motivar o início da aula
o(a) professor(a) traz para sala de aula uma bola e propõe a brincadeira
"Perguntas e Respostas", que consiste em fazer uma pergunta e jogar a
bola em direção a uma criança para que ela responda a pergunta. Para começar a
brincadeira é importante que o(a) professor(a) faça a pergunta para direcionar
a temática que será discutida como por exemplo: Que tipo de jogos eles mais
gostam? Por quê? Quais os maiores problemas que eles enfrentam nas partidas?
Que jogos participam meninos e meninas? Como eles veem o futebol feminino? O
que eles aprendem com os jogos? Quais os melhores jogadores da sala, do
colégio, da Paraíba e do Brasil? O que acham dos salários dos jogadores
brasileiros? A discussão deve ser ampliada como forma de conhecer o nível de
compreensão da turma sobre a temática.
2º Momento:
Distribuição do poema, neste
momento o (a) professor(a) distribui o texto sem tecer considerações, apenas
orienta que todos leiam silenciosamente uma ou mais vezes. O tempo para a
leitura é fundamental para que as crianças se familiarizem com o poema.
Posteriormente o(a) professor(a) deve abrir o espaço para realização da leitura
em voz alta pelos alunos. Depois, o(a) professor(a) faz a leitura de forma
expressiva. Após esse momento de leitura partilhada os(as) alunos(as) são
motivados (as) a apresentarem suas impressões, sentimentos, opiniões sobre o poema:
O que acharam do texto? Que verso gostaria de destacar? Por quê? Que
sentimentos, ideias o poema faz surgir? Quem gostaria de reler algum verso?
JOGO DE BOLA
Cecília Meireles
A bela bola
rola:
A bela bola
do Raul
Bola amarela
A da Arabela
A do Raul
Azul
Rola a
amarela
E pula a
azul
A bola é
mole
É mole e
rola.
A bola é
bela,
É bela e
pula.
É bela rola
e pula,
É mole ,
amarela, azul.
A de Raul é
de Arabela,
E a de
Arabela é de Raul.
3º Momento
Dividir a turma em grupos com
tarefas diversificadas. Nessa situação é importante que se organize o espaço da
sala de aula, afastem-se as carteiras para que os grupos sentem no chão e
possam desenvolver as atividades propostas.
Trabalho em grupo Descrição da atividade
Grupo1: Montar e ensaiar o jogral (Discutir e distribuir as
falas, escolher o cenário, que no caso pode ser um campo. As crianças devem
usar a criatividade para transformar a sala de aula em um campo).
Grupo 2: Confeccionar bolas de meias (Trazer o material
necessário para construção das bolas de meias e criar um espaço para brincar
com elas)
Grupo 3: Copiar as estrofes em cartolinas separadas
Grupo 4: Ilustrar as estrofes com materiais diversificados
(Pesquisar algumas ilustrações do poema “ Jogo de Bola”)
3. Outras sugestões:
Para ampliação desse trabalho, sugerimos que o professor (a)
traga para a sala de aula outros tipos de textos que abordem a temática jogo de
bola, como por exemplo músicas, crônicas e outros tipos de textos.
3.1 Música: É uma Partida de Futebol (Skank)
Essa música aborda a relação entre o futebol e a situação
sócio-econômica da maioria da população brasileira. O compositor através de um
ritmo que contagia boa parte da juventude consegue mostrar a contradição que
existe entre a miséria dos favelados e o sonho que a maioria da população tem
de ser jogador de futebol. Essa discussão nos parece pertinente, haja vista que
desde cedo precisamos contribuir com a formação de pessoas que pensem
criticamente sobre essa realidade para reconstruí-la com base em outros
princípios.
É uma
partida de Futebol
Bola na
trave não altera o placar
Sem ninguém
para cabecear
Bola na rede
para fazer um gol
Como jogador
Quem não
sonhou
Em fazer um
gol, ser jogador
de futebol?
A bandeira
no estádio é um estandarte
A flâmula
pendurada na parede do quarto
O distintivo
na camisa do uniforme
Que coisa
linda
É uma
partida de futebol
Posso morrer
pelo meu time
Se ele
perder, que dor, imenso crime
Posso chorar
se ele não ganhar
Mas se ele
ganha
Não adianta
Não há
garganta que não pare de berrar
A chuteira
veste a meia que veste o pé descalço
O tapete da
realeza é verde é o gramado
Olhando para
bola eu vejo o sol
Está rolando
agora
É uma
partida de futebol
O meio campo
é o lugar dos craques
Que vão levando
o time todo para o ataque
O centro
avante, o mais importante
Que
emocionante
É uma
partida de futebol
O meu
goleiro é um homem de elástico
Só os dois
zagueiros tem as chaves do cadeado
Os laterais
fecham a defesa
Mais que
beleza, com certeza
É uma partida
de futebol.
3.2 Música: Bola de Meia Bola de Gude (Milton Nascimento)
Poderemos ouvir a música, depois
cantar, conversar sobre as impressões que ela nos traz. Refletir sobre quem é
esse menino? Quem é a bruxa? Que verso ou estrofes eles gostariam de destacar ?
Escolher uma das estrofes para ilustrar. Explicar os motivos da escolha .
Pensar sobre as coisas bonitas que o menino acha que nunca deixarão de existir.
Montar um debate com a temática: A Amizade, o respeito, o caráter, a bondade, a
alegria e amor sempre irão existir? A escolha dos debatedores será feita pelos
alunos. Convidar psicólogos, coordenadores para participar desse momento.
Marcar um horário com a turma para jogar bola de gude e bola de meia.
Bola de Meia Bola de Gude
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem para me dá a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
Ele fala de coisas bonitas
Que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor
Pois o nosso menino
Não quer viver como toda essa gente insiste em viver
Pois não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem
Isso é coisa normal
Bola de meia
Bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança o menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem para me dá a mão.
3.3 Crônica: O
Torcedor (Carlos Drumond de Andrade)
3.4 Sugestões de atividade para outras disciplinas (trabalho
interdisciplinar)
1) Pesquisar a origem do futebol e montar um painel
informativo sobre a HISTÓRIA DO FUTEBOL.
2) Localizar no globo o nome dos diversos países onde
aconteceram algumas copas do mundo. Registrar e montar um gráfico com os nomes
dos países e suas respectivas bandeiras.
3) Convidar um jogador de futebol e ou um técnico para dar
uma palestra sobre os seguintes aspectos: trabalho em equipe, regras,
disciplina, salário, contratos, entre outras. O roteiro de entrevista deve ser
montado previamente pelos alunos e professores.
4) Montar juntamente com os professores de educação física
um campeonato na escola.
5) Construir tabelas fazendo a análise das possibilidades
com a ajuda dos professores de matemática.
6) Trazer para escola um nutricionista e ou um médico para
discutir a temática ESPORTE-SAÚDE-ALIMENTAÇÃO.
7) Pesquisar nomes e regras de jogos com bola que as
crianças brincavam antigamente, como por exemplo o jogo de bola de gude. Anotar
as regras para comparar com as regras de hoje.
8) Através de eleições escolher o desenho que represente o MASCOTE
da escola para as competições externas.
9) Fazer a abertura do campeonato com a apresentação do
poema o “Jogo de Bola” que originou todo o trabalho, bem como com a música de
Skank.
Comentários