terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dinâmica para trabalhar com o tema: PAZ

DINÂMICAS DE GRUPO


As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida positiva para todos, além de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de um espaço harmônico e seguro para todos e da valorização de regras construídas em grupo para a promoção da PAZ.

1. O GAROTINHO (O ALUNO) CHAMADO AMOR

Fazer gestos, cada vez que na história aparecer as seguintes palavras:

PAZ – Aperto de mão

AMOR – Um abraço

GARRA – Trocar de lugar (ou bater bem forte os pés no chão)

SORRISO – Gargalhada

BEM-VINDOS – Bate palmas

Era uma vez um garotinho (aluno) chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia, descobriu que a vida só tinha sentido quando ele descobrisse a PAZ, e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.

Chegando à escola onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios, e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos transmitia a PAZ, pois sentiu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, basta saber dar um SORRISO.

Então traga a PAZ, o SORRISO e a GARRA para junto de nós. Dê um SORRISO bem bonito e sejam todos BEM-VINDOS.

2. ABRAÇOS MUSICAIS

Os alunos dançando no ritmo da música. Abraçando os colegas enquanto dançam. Quando a música parar, os alunos deverão abraçar apenas um colega.

Ao iniciar a música os alunos deverão dançar em dupla.

Na próxima vez que a música parar, trocar de par, fazer um abraço em grupos de três. E assim sucessivamente, até fazer um grande abraço com todos.

3. ESTÁTUA DO TOQUE

Ao som da música, as crianças devem se movimentar de acordo com o ritmo. Quando a música parar, os alunos deverão ficar imóveis, porém tocando no colega. Isto é, abraçando, de mãos dadas, aperto de mão, tocando no cabelo etc.

É eliminado do jogo o aluno que não tocar em nenhum colega, o que fizer algum toque de forma agressiva ou o que se mexer.

Música utilizada na dinâmica 2 e 3 : Diga sim! À PAZ -Eliana, 2000 (http://www.youtube.com/watch?v=o-Ba7miUSU0&noredirect=1)

4. PAZ NA ESCOLA

Material necessário: Desenho da sua escola, fita gomada, pincel de lousa ou papel e lápis.

A professora cola o desenho da escola na lousa. Fala da importância de um ambiente de paz. E faz a pergunta:

O que o aluno deve fazer para construir uma escola de paz?


Os alunos que quiserem se manifestar devem ir até a lousa, e escrever em volta do desenho como pode contribuir para que a escola seja um espaço de PAZ, ou a professora entrega papel para os alunos, que devem escrever as suas respostas. O aluno deverá ler para os colegas o que escreveu e depois colocar o papel em volta do desenho.
Posteriormente, a professora, junto com os alunos, criarão regras disciplinares que deverão ser cumpridas por todos no decorrer do ano.

Ao final da atividade, colocar a música Paz pela paz de Nando Cordel (http://letras.terra.com.br/nando-cordel-musicas/204823/)

Nenhum comentário: