terça-feira, 16 de outubro de 2012

Contribuições de Lev Vygotsky para a educação

CAMILA CÂNCIO REIS GONÇALVES
LENICE SOUZA
LUZIA GOMES
MELRITUTI MICHELLE



Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem.
Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy.









O texto vem relatar sobre a visão de Lev Vygotsky com relação à educação, aprendizagem, ensino, alunos, conteúdos, professor, metodologia e avaliação para a formação dos educandos dentro de uma estrutura construtiva, na qual o sujeito é capaz de construir sua própria história e de interagir com o meio em que vive.

A educação se define como o desenvolvimento artificial da criança proporcionando a mesma, instrumentos técnicos, interiores e operações intelectuais.

Segundo Vygotsky (1989), ele reconhecia que a educação deveria adotar uma pedagogia que guiasse o desenvolvimento da criança em direção às funções em processo de amadurecimento, em vez de se limitar a trabalhar apenas baseando naquilo que a criança já é capaz de fazer. Isto porque, para Vygotsky (1989), a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro dos seres humanos, esses conhecimentos estão em um processo de constantes transformações, por que a cada dia recebemos novas informações que deverá ser processado e reorganizado no cognitivo de maneira satisfatória para somar ou modificar a visão de mundo já obtida.

Por isso que Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse procedimento, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Sendo assim ele dizia que: “na ausência do outro o homem não se constrói homem”.

Precisamos conviver com outras pessoas para que haja a troca das informações significativa e o ambiente escolar está propício a esse mecanismo, pois oferece várias oportunidades e possibilidades para ocorrer a troca dessas mensagens. Essa formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, um modificando o outro. Diante disso o que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente a chamada experiência pessoalmente significativa.

Mas para isso, é necessária a mediação, segundo a sua teoria toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos que traz consigo conceitos consolidados da cultura ao qual pertence o sujeito.

Por tanto, todo aprendizado deve ser mediado, desta maneira o ensino e o professor tem um papel muito importante que deverá ser ativo e determinante do que o previsto, pois, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorrem espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente.

Vygotsky considerava que todo aprendizado amplia o universo mental do aluno. O ensino de um novo conteúdo não se resume a aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança. Assim, por exemplo, com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.

Desta maneira o ensino para ele, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. Por isso que ele considerava a zona de desenvolvimento proximal o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que Lea está perto de conseguir fazer sozinha. No entanto saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter. Portanto, o professor seria o suporte, para que a aprendizagem do educando a um conhecimento novo seja satisfatório. De modo que o professor tem de organizar os conteúdos e conceitos de maneira que leve a criança a atingir um patamar mais elevado, assim, o professor deve monitorizar e orientar o aluno em direção à resolução de problemas e trabalhar como regulador do seu processo de conhecimento. Outro conceito de Vygotsky é a mediação. Segundo a teoria Vygotskiana toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos como, por exemplo, as ferramentas agrícolas que transformam a natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura ao qual pertence o sujeito.

Para Vygotsky a avaliação é um processo continuo de aprendizagem, ponderando as diferenças de cada aluno no processo ensino-aprendizagem, com respaldo teórico em outros consagrados, sensibilizando os atores do processo para essa situação-problema.

Enfim, fica bem claro na teoria de Vygotsky que os temas abordados são responsáveis para a contribuição e formação de uma sociedade verdadeirament6e pensante capaz de construir sua própria história e de interagir com o meio em que vive.

Referência

VYGOTSKY apoud GOMES. A formação Social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. [S.1.]: São Paulo, Martins Fontes, 1989.p.97.

MOREIRA, M. A (1999). Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.

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