Postagens

Mostrando postagens de outubro 16, 2011

O papel e a conduta do educador nos Projetos

O papel e a conduta do educador nos Projetos: Em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa; Se tornar tão aprendiz quanto seus alunos; Assumir comportamento proativo quando percebe e reforça as possíveis áreas de interesse e/ou necessidades dos alunos explorando-as sob a forma de desafios e problemas estimulantes; Criar condições para que os alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade; Proporcionar a realização de um trabalho critico, reflexivo, cooperativo e participativo; Desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito; estimulador da livre expressão de cada um sobre sua forma diferente de ap VENTURELLI, Suzete, Linguagem escrita e visual- Módulo   4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual. Render o mundo; Conduzir a retroalimentação da aprendizagem sem perder o foco da interdisciplinaridade; Ter cl...

VENTURELLI, Suzete, Linguagem escrita e visual- Módulo 4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA CURSO - MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – AVANÇADO GRUPO - CAETANO VELOSO KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY                                                     RESUMO                        VENTURELLI, Suzete, Linguagem escrita e visual- Módulo   4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual.               No documento Linguagem escrita e visual a autora Suzetti Venturelli, realiza uma viagem no túnel do tempo, em relação à imagem e o texto, desde a idade média perpassando pel...

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR Prof. José Junio Lopes   josejunio@clubedoprofessor.com.br josejunio@gmail.com Resumo Este artigo se baseia na experiência da introdução da Informática em uma escola de São Paulo. Nesse enfoque, trabalharei a introdução da Informática como um processo e a importância da intervenção do coordenador de Informática na reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na educação.  I - Introdução A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.  Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução v...