terça-feira, 30 de junho de 2015

PLANO QUINZENAL - EJA 1 E 2



PLANO QUINZENAL

Cara professora, o objetivo deste material é possibilitar acesso a ideias que possa auxiliar no processo de alfabetização ou consolidar a ação da leitura e escrita na fase inicial, aqui não é um receituário e você professor com sua experiência poderá modificar conforme a realidade.
O processo de alfabetização da EJA hoje, busca romper com velhas metodologias infantilizadas de alfabetização, que não trazia para o aluno nenhuma identificação com sua faixa etária e muito menos com sua realidade. Vou sugerir um trabalho metodológico que tem como precursor o Professor Paulo Freire, a quem eu me inspiro para entender essa modalidade que já sofreu tantas exclusões.
Não poderia deixar de referenciar as diretrizes pedagógicas dos PCN’s, que servirá de norteio para a execução do processo de alfabetização de nossos educandos:
1.Metas: Leitura, produção textual, prática oral e reflexão sobre a linguagem.
2.Objetivos:
* Ler (leitura), escrever (desenvolvimento da escrita) e falar (prática oral) de acordo com as regras e com as necessidades socialmente estabelecidas;
* Proporcionar o auto conhecimento;
* Relacionar o que o aluno já sabe com o novo;
* Analisar situações novas; em seguida, levantar a síntese para a resolução de problemas;
* Ler textos de informação ou de instrução, de análise social, de tendência lúdica ( prazerosa);
* Desenvolver o processo da escrita a partir de texto, funcionando como ponto de partida. de reflexão – para análise de sons, de letras, de palavras, de frases – até se chegar aos parágrafos e ao texto como um todo;
* Evitar exercícios descontextualizados e repetitivos.
3.Abrangências:
* Textos diversificados com temáticas que privilegiem o cotidiano dos alunos: sua cultura, seus costumes, suas tradições;
*Exploração de gêneros textuais diversos;
*Exercícios contextualizados;
*Exercícios a partir de textos em prosa e em poesia, com o auxílio de figuras, de desenhos, de mapas, de fotos, etc.
4.Observações Gerais:
* Os textos com a abordagem dos sons das letras têm a seguinte função: apresentar a letra no aspecto visual e sonoro na tentativa de que o aluno associe o que vê ao que ele pronuncia.
* Os textos com a abordagem da interpretação objetivam levar o aluno a associar letra, som e significado(s).
A proposta de freire parte do estudo da realidade que é a fala do educando, e a organização do dado que é a fala do educador. Nesse processo surgem os temas geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdo específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida.
Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o “conteúdo” a ser trabalhado.
Quem vem à sala de aula da educação de jovens e adultos está aceitando ser alfabetizado e tem em torno dele todo um universo vocabular a ser explorado, e é esta pesquisa que queremos que você faça com os alunos, buscando extrair deles os vocábulos que estão no universo linguístico ao qual pertencem. As palavras que eles forem falando deverão ser escritas na lousa e em cartazes ( fixar na parede) ou em pequenos cartões, e deve-lhes ser solicitado que escolham 16 palavras entre as dezenas ou centenas de palavras que surgirem. Escolha com eles 16 palavras para serem exploradas nas fichas que poderão ser formuladas no caderno ou em folhas de ofício, para que nessas fichas possam ser estudadas as sílabas dessas palavras sem assoletramento, mas com o pronunciamento delas, o que já será um início de identificação dos sons das letras, segundo carlos brandão, “um universo de fala da cultura da gente do lugar, que deve ser investigado, pesquisado, levantado e descoberto.”
Por isso professor(a), pesquise mesmo pra valer. Pergunte muito sobre situações que possam ser respondidas pelos seus alunos para que se formem na lousa vários campos semânticos de palavras. Palavras estas que servirão de subsídios para o trabalho de alfabetização, de modo que o aluno estará construindo seu mundo e se alfabetizando com a ajuda do professor, que é um mediador. Pergunte a eles sobre a vida, sobre o trabalho. Peça que contem acontecimentos. Indague sobre assuntos diversos que os levem a compreender o mundo, sem que você direcione as opiniões, tomando o cuidado para que eles falem sempre, que tudo parta deles, “trata-se de uma pesquisa simples que tem como objetivo imediato à obtenção dos vocábulos mais usados pela população a se alfabetizar”.
Percebeu como essa pesquisa pode ser feita com os alunos? As palavras servirão para descobrirmos os temas geradores das aulas, ou seja, os assuntos a serem discutidos em sala de aula. As 16 palavras escolhidas no final de muito debate (conversa) servirão de palavras geradoras de atividades escritas. As ideias são as palavras, as frases, ou mesmo desenhos feitos por eles em folhas ou em cartolinas e escritas e/ou desenhadas na lousa ou coladas. Devem ser lidas para a turma.
PONTO GERADOR-MEDIADOR: PESQUISAR EM BUSCA DE PALAVRAS GERADORAS DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO.
CONCENTRAÇÃO DA AULA: ORALIDADE PARA DESINIBIÇÃO E LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR DO EDUCANDO.


TEMA: IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
1.    IDENTIFICAR O SEU PRÓPRIO NOME;
2.    RECONHECER A NECESSIDADE DO NOME PARA IDENTIFICAR: PESSOAS, ANIMAIS, PLANTAS, OBJETOS, ETC.
3.    RECONHECER LETRAS E SILABAS DE SEU NOME;
4.    ESCREVER SEU NOME;
5.    DIFERENCIAR LETRAS, NÚMEROS E SÍMBOLOS.
6.    IDENTIFICAR AS LETRAS DO ALFABETO;
7.    ESTABELECER A RELAÇÃO SONORA/ESCRITA;
8.    DIFERENCIAR LETRAS E DESENHOS;
9.    DIFERENCIAR LETRAS E NÚMEROS;
10.  DIFERENCIAR LETRAS, UMAS DAS OUTRAS;
11.  REFLETIR SOBRE A QUANTIDADE DE LETRAS USADAS PARA ESCREVER CADA NOME;
12.  REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA ESCRITA DOS NOMES: PARA MARCAR TRABALHOS, IDENTIFICAR MATERIAIS, REGISTRAR A PRESENÇA NA SALA DE AULA (FUNÇÃO DE MEMÓRIA DA ESCRITA) ETC;
13.  SISTEMATIZAR A ORIENTAÇÃO DA ESCRITA: DA ESQUERDA PARA A DIREITA;
14.  ENTENDER QUE SE ESCREVE PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS PRÁTICOS;
15.  CONHECER O NOME DAS LETRAS;
16.  TER CONTATO COM AMPLO REPERTÓRIO DE LETRAS (A DIVERSIDADE E A QUANTIDADE DE NOMES NUMA MESMA SALA);
17.  DESENVOLVER AS HABILIDADES GRAFO-MOTORAS



METODOLOGIA
1ª DIA – MEU NOME
1.    COLOQUE AS CARTEIRAS EM CIRCULO
2.    DISTRIBUA UM CRACHÁ;
3.    O ALFABETIZADOR REQUISITA DO ALFABETIZANDO O NOME COMPLETO E O NOME DE COMO ELE É CONHECIDO E ESCREVE NO QUADRO;
4.    O ALFABETIZADOR ESCREVE NA PARTE DA FRENTE DO CRACHÁ O NOME DE COMO O ALFABETIZANDO É CONHECIDO E NO SEU VERSO O NOME COMPLETO;
5.    REQUISITE DO EDUCANDO AS SEGUINTES TAREFAS
a.    PROCURE ALGUM COLEGA COM UM NOME QUE COMEÇA PELA LETRA DO SEU;
b.    FAÇA GRUPOS QUE TENHA O MESMO NÚMERO DE LETRA;
c.    FAÇA A AGORA GRUPINHOS QUE TERMINE IGUAL
d.    ORGANIZE UMA FILA QUE COMEÇA COM OS NOMES MENORES E ACABE COM O MAIOR.
e.    SOLICITE O RETORNO ÀS CARTEIRAS.
f.     RECOLHA OS CRACHÁS
g.    APÓS PEÇA QUE OLHEM O QUADRO E COPIE NO CADERNO

ATIVIDADE











































 


ATENÇÃO O ALFABETIZADOR NECESSITA ADAPTAR A SUA REALIDADE, POIS, PODE TER ALFABETIZANDO QUE TENHA O NOME COM MENOS LETRAS.
OU
Para qualquer modalidade de ensino é de suma importância que o professor conheça seus alunos, o que fazem, do que gostam, onde moram, o que sabem o que querem aprender etc...Pois desta forma estará buscando conhecer a história de vida de seu aluno permitindo ter um conhecimento prévio de sua turma. Experiências passadas de fracasso e exclusão normalmente produzem nos jovens e adultos uma autoimagem negativa. Conhecê-los fará com que o educador ajude os educandos a reconstruir sua imagem da escola, das aprendizagens escolares e de si próprios. A atividade abaixo pode ser trabalhada no início do ano letivo ou na necessidade de cada educador com sua turma.


VOCÊ É UM SER ESPECIAL


Vamos cantar!


FOI DEUS QUEM FEZ VOCÊ (fragmento)


Foi Deus quem fez o céu

O rancho das estrelas

Fez também o seresteiro para conversar com elas

Fez a lua que prateia minha estrada de sorriso

E a serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso


Foi Deus quem fez você

Foi Deus quem fez o amor

Fez nascer a eternidade num momento de carinho

Fez até o anonimato dos afetos escondidos

E a saudade dos amores que já foram construídos

Foi Deus...
Luiz Ramalho

DESENVOLVENDO A ORALIDADE

Falando sobre o texto:
  • Vocês já conheciam essa música?
  • Dê sua opinião sobre o trecho da música Foi Deus quem fez você.
  • Você concorda com esta afirmação: Deus fez todas as coisas e em especial você.
  • Como você se sente sendo uma obra prima de Deus?

PRESTE ATENÇÃO!

Você como obra prima de Deus, segundo a música, ao nascer recebeu um nome. Qual é o seu nome?
Nesta atividade alguns alunos em inicio de alfabetização não saberão escrever seus nomes, mas o professor deve pedir que escrevam como souberem ou desenhem, é uma forma de conhecer a interação do aluno com a escrita. Na verdade o objetivo é conhecer seu aluno sua história de vida.
  • A partir daí pode-se iniciar um trabalho com a leitura e escrita das palavras importantes do seu contexto de vida. A criatividade do educador vai fluir com sua necessidade.
TRABALHAR – FORMAS DE COMUNICAÇÃO
LIVRO: É BOM APRENDER PAG .: 8,9,10 E 11

2ª DIA MEU NOME
1. COM ALFABETO MÓVEL SEM OLHAR O CRACHÁ SOLICITE QUE OS ALFABETIZANDOS FORMEM O NOME DELE E COLEM NUMA FOLHA EM BRANCO;
2.   APÓS, ENTREGUE OS CRACHÁS DO DIA ANTERIOR E PEÇA QUE ELES COMPAREM O QUE COLARAM E COMO É SEU NOME, A SEGUIR PEÇA QUE ESCREVA NO SEU CADERNO O NOME.
3.   EM SEGUIDA PEÇA QUE SE SENTEM DE DOIS EM DOIS E QUE CONTE UM PARA OUTRO:
a.    O QUE GOSTAM.
b.    O QUE DETESTAM
c.    O QUE FAZEM DURANTE O DIA.
d.    SE TEM: FILHOS, MARIDO E MULHER.
e.    O QUE GOSTARIAM DE APRENDER ETC.
4.  COLOQUE O NOME DE TODOS OS ALUNOS NO QUADRO OU NO PAPEL METRO(UM EM BAIXO DO OUTRO) E DEIXE ESPAÇO A FRENTE E SOLICITE DE CADA UM A PALAVRA QUE COMPLETE A FRASE E QUE PAREÇA COM ELE.

a.    ANA É INTELIGENTE.
b.    JOÃO É CRIATIVO.
c.    LUDMILA É TRABALHADORA

5.   APÓS PEÇA AO COLEGA QUE INTERAGIU PARA DIZER SE CONCORDA OU NÃO COM O ADJETIVO QUE FOI COMPLETADO, EM SEGUIDA CADA UM VAI COPIARNO CADERNO A SUA FRASE.
6.   PEGUE O LIVRO ALFABETIZA BRASILE LEIA O TEXTO DA PÁGINA 8 E ORALMENTE FAÇA OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
a.    VOCÊ É UM MEMBRO DA FAMÍLIA MUNDIAL?PORQUE?
b.    QUAL A SUA PRINCIPAL RESPONSABILIDADE?
c.    VOCÊ JÁ PENSOU NO QUE ESTÁ FAZENDO NO MUNDO E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA SEUS NETOS?
d.    NA ATIVIDADE DO LIVRO COM A AJUDA DO ALFABETIZADOR PREENCHA OS DADOS PESSOAIS.


Escola: _______________________________________________________
Professora: __________________________________________________
Aluno: _______________________________________________________

ATIVIDADE

LEIA OS SÍMBOLOS QUE APARECEM NO QUADRO ABAIXO E CIRCULE APENAS AS LETRAS. ( IMAGENS DE SÍMBOLOS E TEXTOS)



 








H



CONTE QUANTAS LETRAS VOCÊ CIRCULOU E ANOTE O NÚMERO NO QUADRINHO.


LEIA EM VOZ ALTA, A PALAVRA QUE NOMEIA O MEIO DE COMUNICAÇÃO ABAIXO.(COLOCAR IMAGENS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO)



a)    QUAL OU QUAIS TIPOS DE APARELHO VOCÊ JÁ UTILIZOU? CIRCULE-O(OS).


b)    QUANTAS LETRAS TEM ESSA PALAVRA?

C) COPIE CADA LETRA EM UM QUADRINHO

























 



TELEFONE
 
D) CIRCULE A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA:






















3ª DIA MEU NOME

1.    ESCREVA NO QUADRO CADA ADJETIVO DADO PELOS EDUCANDOS NO DIA ANTERIOR;
2.    A MEDIDA QUE CADA UM VAI CHEGANDO SOLICITE COLOCAR SEU NOME OU A LETRA INICIAL DO NOME NO SEU ADJETIVO.
REGISTRE AS SEQUINTES INFORMAÇÕES PARA A PROXIMA REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO
a.    QUANTOS ENCONTRARAM SUA CARACTERÍSTICA _______________
b.    PRECISARAM OLHAR NO CADERNO PARA IDENTIFICAR ___________
c.    PRECISARAM FAZER VÁRIAS TENTATIVAS _______________
d.    NÃO SE LEMBRAVA MAIS DA CARACTERÍSTICA QUE TINHAM DADO A SÍ PRÓPRIO E TIVERAM IMENSA DIFICULDADE EM ENCONTRAR A CARACTERÍSTICA ________
3.    PERGUNTE AOS EDUCANDOS PORQUE ELES TEM AQUELE NOME?
4.    PERGUNTE QUAL A PALAVRA QUE GOSTARIAM DE APRENDER A ESCREVER;
5.    PROFESSOR REGISTRE NO QUADRO E PEÇA PARA CADA UM ESCREVER NO CADERNO AS PALAVRAS QUE ELES GOSTARIAM DE APRENDER. ( TRAZER PARA A PROXIMA REUNIÃO ESTAS PALAVRAS
6.    FAÇA UM MAPA DO BRASIL PARA ESTA AULA
a.    COM A CARTEIRA DE IDENTIDADE, VEJA ONDE CADA UM NASCEU;
b.    PEÇA AO ALFABETIZANDO QUE ESCREVA SEU NOME NO CRACHÁ PEQUENO.
c.    A SEGUIR COLOQUE O NOME NO ESTADO E INFORME ORALMENTE
d.    APÓS CONTE QUANTOS ALUNOS NASCEU EM CADA ESTADO E INFORME NA PARTE INFERIOR DO MAPA
7.    LEIA O TEXTO: NOME DAS COISAS
8.    AGORA FAÇA UM CRACHÁ E RECORTE AS SILABAS ( ATIVIDADE PÁG 33 DO LIVRO ALFABETIZANDO)
4º DIA – BINGO DE NOMES
CADA ALUNO IRÁ RECEBER TIRA QUADRICULADA DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME
O ALFABETIZADOR DEVERÁ FAZER UMA CAIXA BONITA PARA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO, UTILIZAR O CRACHÁ PARA BRINCAR BINGO, DE FORMA QUE CADA ALUNO RECEBE UMA TIRA QUADRICULADA DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME, REGISTRA O MESMO COM UMA LETRA EM CADA QUADRADO. NA HORA DO BINGO AO SER SORTEADA SUA LETRA, ESTE QUADRADO DEVERÁ SER PINTADO OU MARCAR CAROÇO DE FEIJÃO OU MILHO, GANHA QUEM PRIMEIRO PREENCHER.
1.    LIVRO: ALFABETIZA BRASIL, PÁG 12,13,14, 15,16 E 17.
TEXTO: GENTE TEM SOBRENOME
5º DIA – IDENTIFICANDO NÚMEROS

2.    TRAGA PARA A SALA DE AULA RECORTES DE NOTICIAS DE REVISTAS OU JORNAIS QUE CONTENHAM ALGUMA INFORMAÇÃO QUE ENVOLVA NÚMEROS;
3.    FORME QUATRO GRUPOS DE, NO MÁXIMO, QUATRO ALFABETIZANDOS E DISTRIBUA UM RECORTE PARA CADA EQUIPE;
4.    PEÇA QUE MARQUEM NOS TEXTOS SÍMBOLOS OU EXPRESSÕES QUE ACHAM QUE REPRESENTAM NÚMEROS;
5.    EM SEGUIDA PEÇA A CADA UM DIGA O QUE NÚMEROS(DA NOTICIA RECEBIDA) ESTÃO INFORMANDO;
6.    REGISTRE NO QUADRO AS INFORMAÇÕES DE TODOS OS GRUPOS. EM SEGUIDA, LEIA EM VOZ ALTA PARA TODA A SALA E QUESTIONE: O QUE OS NÚMEROS ESTÃO INFORMANDO? QUAIS DAS INFORMAÇÕES REGISTRADAS SÃO DO INTERESSE DE CADA UM? POR QUÊ?
7.    LIVRO:ALFABETIZA BRASIL, PÁG 9,10 E 11
TEXTO: NOME DAS COISAS
6º DIA – TRABALHANDO COM MÚSICA
1.    OUÇA A MÚSICA COM OS ALFABETIZANDOS , APÓS LEIA A LETRA DA MÚSICA EM VOZ ALTA 
COMIDA

BEBIDA É AGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE COMIDA, DIVERSÃO E ARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER BEBIDA, DIVERSÃO, BALÉ
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER A VIDA COMO A VIDA QUER

BEBIDA É AGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?

A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER COMER E QUER FAZER AMOR
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER PRAZER PRA ALIVIAR A DOR
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER DINHEIRO E FELICIDADE
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER INTEIRO E NÃO PELA METADE
PEÇA QUE RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES ORALMENTE:
a)    VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?
b)    VOCÊ TEM FOME DE QUE?
c)    É POSSÍVEL VOCÊ PERCEBER ALGUMA CRITICA NA LETRA DA MÚSICA? ONDE?
d)    É POSSÍVEL PERCEBER PROPOSTAS? QUAIS?
e)    QUAL O TEMA DESENVOLVIDO NESTA MÚSICA?

2.    MOSTRE AO EDUCANDO QUE PARA SE TER PALAVRAS NECESSITA DE CONSOANTES E VOGAIS, LEVE O ALFABETO NO PAPEL METRO (ATENÇÃO PARA A LETRA NÃO FAÇA PEQUENA , POIS, PODERÁ TER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL).
3.    PEÇA PARA OS EDUCANDOS CIRCULAREM AS VOGAIS CONSTANTES NO TEXTO.
4.    COLOQUE NO QUADRO O NOME DE TODOS OS EDUCANDOS E PEÇA QUE IDENTIFIQUEM O NOME DOS COLEGAS QUE COMEÇAM COM VOGAIS.
5.    AGORA MOSTRE AOS ALFABETIZANDOS QUE A LETRA DA MUSICA É FEITA DE FRASES E ELA INICIA COM LETRA MAIÚSCULA.
6.    MOSTRE QUE O NOME DELES DEVEM SEMPRE INICIAR COM LETRA MAIÚSCULA, POIS, É NOME DE PESSOAS. ( SEMPRE QUE TRABALHAR COM NOMES DE PESSOAS, CIDADES FAÇA ESTE LEMBRETE)
ATIVIDADE
1.    EM SUA SALA DE AULA , HÁ NOMES DE COLEGAS QUE SÃO INICIADOS POR VOGAIS? SE HOUVER, ESCREVA-OS NOS LUGARES INDICADOS.
A_______________________________________________________________
E_______________________________________________________________
I_______________________________________________________________
O_______________________________________________________________
U_______________________________________________________________
7º DIA - VOGAIS
PROPOSTA DE ATIVIDADES – LIVRO É BOM APRENDER
PÁG – 34,35, 36 E 37
ATIVIDADE

ACHAR O SEU CRACHÁ QUE ESTARÁ EMBARALHADO NO MEIO DA RODA E COLOCAR NO QUADRO DE PREGAS DE LETRAS DE ACORDO COM A INICIAL DO NOME, OS CRACHÁS RESTANTES DEVERÃO SER CONTADOS, POIS SÃO OS ALUNOS AUSENTES.
BATATA – QUENTE, ONDE TODOS EM RODA OUVEM UMA MÚSICA, ENQUANTO VAI PASSANDO UM OBJETO QUALQUER, AO PARAR A MÚSICA QUEM ESTIVER COM O OBJETO DEVERÁ DIZER O SEU NOME, PEGAR O SEU CRACHÁ NO MEIO DA RODA, IDENTIFICANDO-O DENTRE OS DEMAIS E GUARDÁ-LO NO QUADRO DE PREGAS, NA RESPECTIVA INICIAL;
TODOS EM RODA, EM PÉ, RECEBEM UM CRACHÁ QUALQUER, AO SINAL DA PROFESSORA CADA UM DEVERÁ IR EM BUSCA DE QUEM ESTÁ COM O SEU CRACHÁ, AO ENCONTRAR TROQUE DE CRACHÁ E COLOQUE-O NO QUADRO DE PREGAS;
ESCOLHER NO MEIO DA RODA UM CRACHÁ DE UM AMIGO E ENTREGÁ-LO AO SEU DONO QUE DEVERÁ GUARDÁ-LO NO QUADRO DE PREGAS.
CADA UM AO CHEGAR, DEVERÁ LOCALIZAR O SEU CRACHÁ NA MESA, ESCREVER SEU NOME NA LOUSA E GUARDAR O CRACHÁ NO QUADRO DE PREGAS, CONTAREMOS QUANTAS CRIANÇAS VIERAM E QUANTAS FALTARAM.
CADA UM DEVERÁ PEGAR O SEU CRACHÁ QUE ESTARÁ NO MEIO DA RODA, ENTÃO CADA UM CONTARÁ A QUANTIDADE DE LETRAS QUE TEM O SEU NOME E DEVERÁ ENCONTRAR AMIGOS QUE TEM A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS, OS CRACHÁS SERÃO GUARDADOS NA ORDEM CRESCENTE DA QUANTIDADE DE LETRAS, ISTO É, DO NOME MENOR PARA O MAIOR;
CADA UM PEGA O SEU CRACHÁ NO QUADRO DE PREGAS E ANDAM ALEATORIAMENTE PELA SALA. AO SINAL DA PROFESSORA, DEVERÃO FAZER UMA COBRA COLOCANDO OS CRACHÁS EM ORDEM ALFABÉTICA OBSERVANDO A LETRA INICIAL, FALAR ONDE MAIS USAMOS ESTA ORDEM (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DA ESCOLA, ETC.);
UTILIZAR CRACHÁS PARA FAZER UMA LISTA FIXA DE NOMES, DENTRO DA SALA, EM ORDEM ALFABÉTICA, ONDE CADA UM COLARÁ O SEU NOME;
8º DIA – VIDA
1.            SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CANTINHODESUGESTOESPARAEJA.BLOGSPOT.COM/2010/.../METODO-PAULO-FREIRE.H...
OBS: A PALAVRA ABAIXO FEZ PARTE DO UNIVERSO VOCABULAR DOS MEUS ALUNOS, VOCÊS TERÃO OUTRAS REALIDADE, ESTA É APENAS UM EXEMPLO.

A PALAVRA SELECIONADA FOI VIDA.

1.
CONVERSE COM SEU PROFESSOR SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA
VI DA

2. PESQUISE EM REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS DA PALAVRA VIDA E COLE ABAIXO:


V

I

D

A



3.AGORA DESENHE OU COLE UMA FOTO QUE POSSA REPRESENTAR O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA PARA VOCÊ:



DEPOIS DESTA DINÂMICA O PROFESSOR PODE EXPLORAR AS ATIVIDADES DE ALFABETIZAR TRABALHANDO AS SÍLABAS DA PALAVRA V I D A:



POR EXEMPLO, A PALAVRA VIDA.

ESTA PALAVRA DEVE SER PRONUNCIADA PELO PROFESSOR, QUE BUSCARÁ MOSTRAR AOS ALUNOS QUE ELA PODE SER DIVIDIDA EM PEDAÇOS. A PALAVRA EM QUESTÃO SERÁ PRONUNCIADA PELA TURMA EM CORO E INDIVIDUALMENTE. O PROFESSOR ENTÃO DEVE PRONUNCIAR AS FAMÍLIAS SILÁBICAS QUE PODEM SER OBTIDAS (VA,VE,VI,VO,VU) E (DA,DE,DI,DO,DU), SEM O ALUNO OLHAR PARA FORMA ESCRITA. AGORA, DEVE ESCREVÊ-LAS NA LOUSA, CONFORME MOSTRA NO QUADRO. DEVE BUSCAR COM OS ALUNOS A DIFERENÇA EM CADA SÍLABA, QUE SÃO AS VOGAIS, APRESENTANDO-AS EM FORMA DE COLUNA. ESCRITA NA LOUSA, O (A) PROFESSOR(A) LERÁ UMA A UMA COM OS ALUNOS. SOLICITARÁ QUE ELES ESCREVAM NO CADERNO.

IMPORTANTE: SE O ALUNO FOR RECONHECENDO AS SEMELHANÇAS SONORAS ENTRE A PALAVRA GERADORA OU EM OUTRA PALAVRA, VOCÊ PODE IR APRESENTANDO CADA NOVA SITUAÇÃO PARA A TURMA, SABENDO QUE SE TRATA DE UM AVANÇO DO ALUNO E POR ISSO, FAÇA ELOGIOS.

AS PALAVRAS GERADORA DEVERÃO SER DESDOBRADAS EM SEUS FONEMAS E SÍLABA – EM PEDAÇOS.EX: “OLHA AÍ GENTE, UMA CASA NÃO TEM AS SUAS PARTES: QUARTO, COZINHA,SALA...? TUDO NO MUNDO NÃO TEM SEUS PEDAÇOS?POIS É UMA PALAVRA TAMBÉM TEM. TÃO VENDO?”CARLOS BRANDÃO

EX:

AO JUNTARMOS A LETRA V E D COM AS VOGAIS A-E-I-O-U, TEREMOS NOVAS SÍLABAS. VEJA:
V -VA – VE – VI – VO – VU
I

D - DA –DE –DI – DO – DU
A

2. A PALAVRA VIDA SERÁ NOSSO TEMA. ESSA PALAVRA COMEÇA COM A LETRA _______



PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE COMECEM COM AS SÍLABAS ABAIXO E COLE NO QUADRO:

VA –


VE –



VI –



VO –


VU -

PROFESSOR (A), AQUI VOCÊ PODERÁ CRIAR INÚMERAS ATIVIDADES COM LETRAS E SÍLABAS, NÃO ESQUECENDO QUE DEPOIS PRECISA TRABALHAR COM A SÍLABA DA. O OBJETIVO É ESCOLHER UMA PALAVRA DO UNIVERSO VOCABULAR DO ALUNO E EXPLORAR SEU SIGNIFICADO PARA OS MESMOS.

8º DIA – NÚMEROS QUE CODIFICAM
MOSTRAR O CARTÃO SEM LER, MAS DANDO UMA CARACTERÍSTICA DO DONO. OS ALUNOS DEVEM IDENTIFICAR QUEM É
PEÇA AOS ALFABETIZANDOS QUE FALEM SOBRE NÚMEROS QUE PRECISAM UTILIZAR NO SEU DIA A DIA. EX: NUMERO DE TELEFONE, PLACA DE CARRO, NUMERO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE, NUMERO DA RUA ONDE FICA A CASA, ESCOLHA A SITUAÇÃO QUE MAIS FOI CITADA E COLOQUE ESSES NUMEROS EM UMA SEQUENCIA PLANEJANDO UM PAINEL.
LIVRO É BOM APRENDER PAG 187 A 192
RETOMANDO
A VIDA
DA
DE
DI
DO
DU
ATIVIDADE -  É BOM APRENDER PÁG 55 E 56
PEDIR AOS ALFABETIZANDOS PARA LEVAR NA PRÓXIMA AULA A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

9º DIA – TRABALHANDO COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO

DEIXAR OS CARTÕES SOBRE UMA MESA E PEDIR QUE, UM POR UM, PEGUE UM CARTÃO QUE NÃO SEJA O SEU E ENTREGUE AO DONO
LIVRO ALFABETIZAR – PAG 35
1.DIAGNÓSTICO A SER REALIZADO DE FORMA ORAL
a)            UMA PESSOA PARA SER RECONHECIDA PELA NAÇÃO PRECISA ESTÁ REGISTRADA NO CARTÓRIO. VOCÊ SABE QUE DOCUMENTO É ESTE?
b)            CASO A PESSOA NÃO TENHA O QUE PODE OCORRER COM ELA?
c)            SER CIDADÃO BRASILEIRO É TER
d)            VOCÊ SABE QUAIS INFORMAÇÕES QUE TEM NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
e)            VOCÊ JÁ NECESSITOU UTILIZAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO? PARA QUE?
ATIVIDADE
LIVRO ALFABETIZAR -36, 37 E 38
ADIVINHE O NOME É UMA BRINCADEIRA DESAFIADORA EM QUE O PROFESSOR PRONUNCIA OS NOMES DOS ALFABETIZANDOS COM AS SÍLABAS OU LETRAS TROCADAS E O GRUPO DEVERÁ DESCOBRIR DE QUEM É O NOME. EX.: LARCOS = CARLOS;
PEDIR AOS ALFABETIZANDO PARA LEVAR NA PRÓXIMA AULA A CARTEIRA DE IDENTIDADE
10º DIA – CARTEIRA DE IDENTIDADE
DESCOBRIR A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO
COLOCAR NO QUADRO O NOME DE UM ALUNO FALTANDO DUAS LETRAS, AO DESCOBRIREM O DONO DO NOME IDENTIFICA E GUARDA O SEU CRACHÁ QUE ESTARÁ EM UMA MESA JUNTO AOS DEMAIS CRACHÁS
LIVRO – ALFABETIZA BRASIL PAG: 39,40 E 41


11º DIA AS LETRAS DO ALFABETO
DE VINTE E SEIS LETRAS
 
1.    CONHEÇA AS LETRAS DE NOSSO ALFABETO
a.    AGORA CIRCULE NO QUADRO ACIMA AS LETRAS QUE APARECEM SEU NOME
b.    TRANSCREVA PARA SEU CADERNO AS LETRAS QUE VOCÊ CIRCULOU.

2.    LETRAS DO ALFABETO: LETRAS DO ALFABETO EM EVA OU OUTRO MATERIAL. DIVIDA A CLASSE EM GRUPO, SORTEIE ALGUMAS LETRAS PARA CADA GRUPO QUE DEVERÁ FALAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PALAVRAS QUE COMECEM COM AQUELA LETRA. O PROFESSOR ESCREVE TODAS ELAS EM UM CARTAZ E FIXA NA PAREDE PARA QUE POSSAM CONSULTAR QUANDO NECESSÁRIO JÁ QUE FAZEM PARTE DO VOCABULÁRIO ATIVO DA CLASSE.(TRAZER AS PALAVRAS NA PRÓXIMA REUNIÃO)
12º DIA ABACO
É BOM APRENDER PAG 193,194,195

13º DIA
1.    DIVIDIR A CLASSE EM GRUPOS E PEDIR QUE CADA UM PEGUE SEU CARTÃO. VENCE O GRUPO ONDE TODOS PEGARAM SEUS CARTÕES(CRACHÁS) MAIS RAPIDAMENTE;

14º DIA
DITADO: ENTREGUE UMA LISTA COM TODOS OS NOMES DOS ALUNOS. DITE UM NOME DA LISTA. CADA ALUNO DEVERÁ ENCONTRÁ-LO NA SUA LISTA. EM SEGUIDA, PEÇA A UM ALUNO QUE ESCREVA AQUELE NOME NA LOUSA, OS DEMAIS DEVEM CONFERIR SE CIRCULARAM O NOME CERTO. PARA QUE ESSA ATIVIDADE SEJA POSSÍVEL A TODOS É IMPORTANTE FORNECER ALGUMAS AJUDAS. DIGA A QUANTIDADE DE LETRAS, A LETRA INICIAL E FINAL, POR EXEMPLO


APÓS A LEITURA REALIZE OS QUESTIONAMENTOS.
1.       VOCÊS MUDARAM MUITO DESDE A INFANCIA?
2.       REALIZARAM TODOS OS SEUS SONHOS? QUE SONHO VOCÊS GOSTARIAM DE REALIZAR?
3.       EXPLIQUE A SEGUINTE FRASE : “ME PAREÇO COM OS OUTROS, MAS SOU DIFERENTE”.


ATIVIDADE











































2.       PRESTE ATENÇÃO NOS NOMES ABAIXO:


Retângulo de cantos arredondados: ALBERTO                   PAULO                     BERNARDO                ANA               IGOR
EDUARDO                 OLÍVIA                     GUSTAVO                     URIEL          CAMILA
 




a.       ESCREVA OS NOMES QUE COMEÇAM COM VOGAL:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b.      ESCREVA OS NOMES QUE COMEÇAM COM CONSOANTE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



1.       BINGO - CADA ALUNO RECEBE DUAS TIRAS QUADRICULADAS DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME E DE UM COLEGA, REGISTRA O MESMO COM UMA LETRA EM CADA QUADRADO. NA HORA DO BINGO AO SER SORTEADA SUA LETRA, ESTE QUADRADO DEVERÁ SER PINTADO/ OU COLOCAR CAROÇO DE FEIJÃO;
2.       QUE NOME É ESSE? É UMA BRINCADEIRA ONDE A PROFESSORA OU UM ALUNO DIZ: “TE DOU UM C, TE DOU UM A, TE DOU UM I, TE DOU UM O, O QUE FORMOU?” A TURMA DEVERÁ RESPONDER: CAIO. ESTE RAPIDAMENTE PEGA SEU CRACHÁ E GUARDA NO BOLSÃO DE LETRAS, PODENDO SER O PRÓXIMO A CANTAR AS LETRAS DO PRÓXIMO NOME;

Caixa de texto: OUTRAS ATIVIDADES
Ø	Espalhar os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o seu;
Ø	Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos HOMENS  dos nomes das MULHERES;
Ø	Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;
Ø	Separar os crachás que terminem com a mesma letra;
Ø	Usar os crachás para fazer a chamada diária;
Ø	Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;
Ø	Colocar os nomes em ordem alfabética;
Ø	Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;
Ø	Observar se há repetição de letras;
Ø	Escrever novas palavras com as letras do nome;
Ø	Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas; 
Ø	À partir do nome escrito numa folha de papel
 








BIBLIOGRAFIA

ALFABETIZAÇÃO - TRABALHANDO COM CRACHÁS











REFERÊNCIAS


Atividades De Alfabetização – EJA       
http://www.freewords.com.br/atividades-de-alfabetizacao-eja/

GONÇALVES, Jane Terezinha Santos.  Alfabetiza Brasil. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Módulo Editora, 2009.

SOUZA, Cassia Garcia; MENEGHELLO, Marinez & PASSOS Angela. É bom aprender Letramento e alfabetização linguística e matemática: Educação de Jovens e Adultos – EJA, volume único1. Ed. São Paulo: FTD, 2009.

Cantinho de sugestão para EJA
http://cantinhodesugestoesparaeja.blogspot.com.br/2010/03/metodo-paulo-freire.html