Aula de Arte –Ensino Fundamental. Tema: Cultura e identidade do índio brasileiro
Planificação
VIDEO - QUEM
É O INDIO RESUMO
Módulo 8
– Cultura Popular, identidade do índio brasileiro
Sumário: Pretende-se nesta aula estimular o pensamento
acerca da representação visual do índio na cultura popular brasileira.
Para isso, faremos um debate para contextualizarmos o assunto; o visionamento
do vídeo “Índios no Brasil” (TV Escola); a criação visual prática e a crítica
do processo por meio da autoavaliação e da heteroavaliação.
Objetivos: Conhecer características fundamentais do Brasil
nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir
progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de
pertinência ao País; Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio
sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e
nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais;
Conteúdos: As Artes Visuais como produção cultural e
histórica; produção do aluno em Artes Visuais; apreciação significativa em
Artes Visuais. Temas transversais: Meio-ambiente e Pluralidade Cultural
Desenvolvimento da aula:
1) Apresentação do tema, com breve conversa sobre o
índio e sua identidade na cultura contemporânea. (5 min)
2) Visionamento do vídeo “Índios no Brasil”, disponível na página da TV Escola. (10 min) (Documentário índios no Brasil)
3) Trabalho prático de colagem. Criação a partir de imagens do índio no cinema, na TV, nos jornais e no campo das artes visuais (imagens colhidas previamente na internet). À prática é acompanhada conversa, agora para avaliarmos o que vimos no vídeo e seu reflexo no nosso fazer criativo. (30 min)
4) Avaliação. Os trabalhos são expostos na sala e a ficha de avaliação é levada para o preenchimento individual. (5 min)
2) Visionamento do vídeo “Índios no Brasil”, disponível na página da TV Escola. (10 min) (Documentário índios no Brasil)
3) Trabalho prático de colagem. Criação a partir de imagens do índio no cinema, na TV, nos jornais e no campo das artes visuais (imagens colhidas previamente na internet). À prática é acompanhada conversa, agora para avaliarmos o que vimos no vídeo e seu reflexo no nosso fazer criativo. (30 min)
4) Avaliação. Os trabalhos são expostos na sala e a ficha de avaliação é levada para o preenchimento individual. (5 min)
Recursos didáticos: Sala de artes visuais com
projetor multimídia; Imagens impressas; Tesoura e cola; Papel sulfite.
Avaliação:
Critérios: Criar formas artísticas por meio de poéticas
pessoais; estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu
grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.
Ideia de
trabalho:
Os alunos
devem usar sua imaginação para a colagem. Eu criei este mapa do Brasil, mas
poderia ser um satélite, um mosaico de imagens, uma cena entre os personagens,
etc.
"Batman": porque a arte deve ser
preservada
Publicado
por
Objetivo(s)
Sensibilização
do olhar para a arte.
Conteúdo(s)
O que é
uma obra de arte e formas de avaliá-la.
Ano(s)
6º
7º
8º
9º
Material
necessário
Cena em
que o Coringa entra dançando com seus comparsas no museu de arte até a cena em
que ele evita a destruição do quadro (Figure with Meat) por seus
comparsas (59m35s a 1h07m26s).
Desenvolvimento
1ª
etapa
Introdução
Cada um dos filmes da série sobre o homem-morcego tem uma característica bem marcante - e com a versão de Tim Burton não poderia ser diferente. Denominada apenas Batman, a obra de 1989 é lembrada pela interpretação de Jack Nicholson no papel do Coringa. O filme mostra o vilão decidido a aterrorizar Gotham City, destruindo até mesmo o museu da cidade. Só um quadro fica a salvo, por ordem dele. “Utilizo este filme para sensibilizar os alunos e debater o que é uma obra de arte e por que ela merece ser preservada”, diz Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.
Cada um dos filmes da série sobre o homem-morcego tem uma característica bem marcante - e com a versão de Tim Burton não poderia ser diferente. Denominada apenas Batman, a obra de 1989 é lembrada pela interpretação de Jack Nicholson no papel do Coringa. O filme mostra o vilão decidido a aterrorizar Gotham City, destruindo até mesmo o museu da cidade. Só um quadro fica a salvo, por ordem dele. “Utilizo este filme para sensibilizar os alunos e debater o que é uma obra de arte e por que ela merece ser preservada”, diz Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.
Exiba o
trecho até o ponto em que o Coringa impede que o capanga destrua uma tela,
dizendo: “Não, deste eu gosto!” Pergunte se alguém conhece o quadro que o vilão
não quer ver destruído. Se não, diga que é Figure with Meat, do
irlandês Francis Bacon (1909-1992). Peça que os alunos pesquisem sobre seu
autor e a tela em sites como abr.io/francis). O objetivo é que eles reflitam
sobre a importância da preservação da arte e discutam por que o Coringa
protegeu uma obra e destruiu outras. Discuta com eles sobre o que é, para cada
um deles, uma obra de arte e a importância de preservá-la.
Avaliação
Observe o
envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a qualidade da pesquisa
realizada. Avalie também o nível da reflexão sobre o que é uma obra a
necessidade de protegê-la.
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