terça-feira, 30 de junho de 2015

Aula de Arte –Ensino Fundamental. Tema: Cultura e identidade do índio brasileiro




Planificação
VIDEO - QUEM É O INDIO RESUMO
Módulo 8 – Cultura Popular, identidade do índio brasileiro
Sumário: Pretende-se nesta aula estimular o pensamento acerca da representação visual do índio na cultura popular brasileira. Para isso, faremos um debate para contextualizarmos o assunto; o visionamento do vídeo “Índios no Brasil” (TV Escola); a criação visual prática e a crítica do processo por meio da autoavaliação e da heteroavaliação.
Objetivos: Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País; Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Conteúdos: As Artes Visuais como produção cultural e histórica; produção do aluno em Artes Visuais; apreciação significativa em Artes Visuais. Temas transversais: Meio-ambiente e Pluralidade Cultural
Desenvolvimento da aula:
1) Apresentação do tema, com breve conversa sobre o índio e sua identidade na cultura contemporânea. (5 min)
2) Visionamento do vídeo “Índios no Brasil”, disponível na página da TV Escola. (10 min) (Documentário índios no Brasil)
3) Trabalho prático de colagem. Criação a partir de imagens do índio no cinema, na TV, nos jornais e no campo das artes visuais (imagens colhidas previamente na internet). À prática é acompanhada conversa, agora para avaliarmos o que vimos no vídeo e seu reflexo no nosso fazer criativo. (30 min)
4) Avaliação. Os trabalhos são expostos na sala e a ficha de avaliação é levada para o preenchimento individual. (5 min)
Recursos didáticos: Sala de artes visuais com projetor multimídia; Imagens impressas; Tesoura e cola; Papel sulfite.
Avaliação:
Critérios: Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais; estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.
Ideia de trabalho:
Imagem
Os alunos devem usar sua imaginação para a colagem. Eu criei este mapa do Brasil, mas poderia ser um satélite, um mosaico de imagens, uma cena entre os personagens, etc.

Parte inferior do formulário



"Batman": porque a arte deve ser preservada
Publicado por 
Objetivo(s) 
Sensibilização do olhar para a arte.
Conteúdo(s) 
O que é uma obra de arte e formas de avaliá-la.
Ano(s) 
Material necessário 
Cena em que o Coringa entra dançando com seus comparsas no museu de arte até a cena em que ele evita a destruição do quadro (Figure with Meat) por seus comparsas (59m35s a 1h07m26s).
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Introdução
Cada um dos filmes da série sobre o homem-morcego tem uma característica bem marcante - e com a versão de Tim Burton não poderia ser diferente. Denominada apenas Batman, a obra de 1989 é lembrada pela interpretação de Jack Nicholson no papel do Coringa. O filme mostra o vilão decidido a aterrorizar Gotham City, destruindo até mesmo o museu da cidade. Só um quadro fica a salvo, por ordem dele. “Utilizo este filme para sensibilizar os alunos e debater o que é uma obra de arte e por que ela merece ser preservada”, diz Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.
Exiba o trecho até o ponto em que o Coringa impede que o capanga destrua uma tela, dizendo: “Não, deste eu gosto!” Pergunte se alguém conhece o quadro que o vilão não quer ver destruído. Se não, diga que é Figure with Meat, do irlandês Francis Bacon (1909-1992). Peça que os alunos pesquisem sobre seu autor e a tela em sites como abr.io/francis). O objetivo é que eles reflitam sobre a importância da preservação da arte e discutam por que o Coringa protegeu uma obra e destruiu outras. Discuta com eles sobre o que é, para cada um deles, uma obra de arte e a importância de preservá-la.
Avaliação 
Observe o envolvimento dos alunos nas atividades propostas e a qualidade da pesquisa realizada. Avalie também o nível da reflexão sobre o que é uma obra a necessidade de protegê-la.

Nenhum comentário: