PLANO QUINZENAL - EJA 1 E 2
PLANO QUINZENAL
Cara
professora, o objetivo deste material é possibilitar acesso a ideias que possa
auxiliar no processo de alfabetização ou consolidar a ação da leitura e escrita
na fase inicial, aqui não é um receituário e você professor com sua experiência
poderá modificar conforme a realidade.
O
processo de alfabetização da EJA hoje, busca romper com velhas metodologias
infantilizadas de alfabetização, que não trazia para o aluno nenhuma
identificação com sua faixa etária e muito menos com sua realidade. Vou sugerir
um trabalho metodológico que tem como precursor o Professor Paulo Freire, a
quem eu me inspiro para entender essa modalidade que já sofreu tantas
exclusões.
Não
poderia deixar de referenciar as diretrizes pedagógicas dos PCN’s, que servirá
de norteio para a execução do processo de alfabetização de nossos educandos:
1.Metas:
Leitura, produção textual, prática oral e reflexão sobre a linguagem.
2.Objetivos:
*
Ler (leitura), escrever (desenvolvimento da escrita) e falar (prática oral) de
acordo com as regras e com as necessidades socialmente estabelecidas;
*
Proporcionar o auto conhecimento;
*
Relacionar o que o aluno já sabe com o novo;
*
Analisar situações novas; em seguida, levantar a síntese para a resolução de
problemas;
*
Ler textos de informação ou de instrução, de análise social, de tendência
lúdica ( prazerosa);
*
Desenvolver o processo da escrita a partir de texto, funcionando como ponto de
partida. de reflexão – para análise de sons, de letras, de palavras, de frases
– até se chegar aos parágrafos e ao texto como um todo;
*
Evitar exercícios descontextualizados e repetitivos.
3.Abrangências:
*
Textos diversificados com temáticas que privilegiem o cotidiano dos alunos: sua
cultura, seus costumes, suas tradições;
*Exploração
de gêneros textuais diversos;
*Exercícios
contextualizados;
*Exercícios
a partir de textos em prosa e em poesia, com o auxílio de figuras, de desenhos,
de mapas, de fotos, etc.
4.Observações
Gerais:
*
Os textos com a abordagem dos sons das letras têm a seguinte função: apresentar
a letra no aspecto visual e sonoro na tentativa de que o aluno associe o que vê
ao que ele pronuncia.
*
Os textos com a abordagem da interpretação objetivam levar o aluno a associar
letra, som e significado(s).
A proposta de freire parte do estudo da realidade que é a fala
do educando, e a organização do dado que é a fala do educador. Nesse processo
surgem os temas geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos
educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica.
Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio,
ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O
importante não é transmitir conteúdo específicos, mas despertar uma nova forma
de relação com a experiência vivida.
Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno.
Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair
o “conteúdo” a ser trabalhado.
Quem vem à sala de aula da educação de
jovens e adultos está aceitando ser alfabetizado e tem em torno dele todo um
universo vocabular a ser explorado, e é esta pesquisa que queremos que você
faça com os alunos, buscando extrair deles os vocábulos que estão no universo
linguístico ao qual pertencem. As palavras que eles forem falando deverão ser
escritas na lousa e em cartazes ( fixar na parede) ou em pequenos cartões, e
deve-lhes ser solicitado que escolham 16 palavras entre as dezenas ou centenas
de palavras que surgirem. Escolha com eles 16 palavras para serem exploradas
nas fichas que poderão ser formuladas no caderno ou em folhas de ofício, para
que nessas fichas possam ser estudadas as sílabas dessas palavras sem
assoletramento, mas com o pronunciamento delas, o que já será um início de
identificação dos sons das letras, segundo carlos brandão, “um universo de fala
da cultura da gente do lugar, que deve ser investigado, pesquisado, levantado e
descoberto.”
Por isso professor(a), pesquise mesmo pra
valer. Pergunte muito sobre situações que possam ser respondidas pelos seus
alunos para que se formem na lousa vários campos semânticos de palavras.
Palavras estas que servirão de subsídios para o trabalho de alfabetização, de
modo que o aluno estará construindo seu mundo e se alfabetizando com a ajuda do
professor, que é um mediador. Pergunte a eles sobre a vida, sobre o trabalho.
Peça que contem acontecimentos. Indague sobre assuntos diversos que os levem a
compreender o mundo, sem que você direcione as opiniões, tomando o cuidado para
que eles falem sempre, que tudo parta deles, “trata-se de uma pesquisa simples que
tem como objetivo imediato à obtenção dos vocábulos mais usados pela população
a se alfabetizar”.
Percebeu como essa pesquisa pode ser feita
com os alunos? As palavras servirão para descobrirmos os temas geradores das
aulas, ou seja, os assuntos a serem discutidos em sala de aula. As 16 palavras
escolhidas no final de muito debate (conversa) servirão de palavras geradoras
de atividades escritas. As ideias são as palavras, as frases, ou mesmo desenhos
feitos por eles em folhas ou em cartolinas e escritas e/ou desenhadas na lousa
ou coladas. Devem ser lidas para a turma.
PONTO GERADOR-MEDIADOR: PESQUISAR EM BUSCA DE
PALAVRAS GERADORAS DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO.
CONCENTRAÇÃO DA AULA: ORALIDADE PARA
DESINIBIÇÃO E LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR DO EDUCANDO.
TEMA: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CULTURAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. IDENTIFICAR O SEU PRÓPRIO NOME;
2. RECONHECER A NECESSIDADE DO NOME PARA
IDENTIFICAR: PESSOAS, ANIMAIS, PLANTAS, OBJETOS, ETC.
3. RECONHECER LETRAS E SILABAS DE SEU
NOME;
4. ESCREVER SEU NOME;
5. DIFERENCIAR LETRAS, NÚMEROS E
SÍMBOLOS.
6. IDENTIFICAR AS LETRAS DO ALFABETO;
7. ESTABELECER A RELAÇÃO SONORA/ESCRITA;
8.
DIFERENCIAR LETRAS E DESENHOS;
9.
DIFERENCIAR LETRAS E NÚMEROS;
10. DIFERENCIAR
LETRAS, UMAS DAS OUTRAS;
11. REFLETIR
SOBRE A QUANTIDADE DE LETRAS USADAS PARA ESCREVER CADA NOME;
12. REFLETIR
SOBRE A FUNÇÃO DA ESCRITA DOS NOMES: PARA MARCAR TRABALHOS, IDENTIFICAR
MATERIAIS, REGISTRAR A PRESENÇA NA SALA DE AULA (FUNÇÃO DE MEMÓRIA DA ESCRITA)
ETC;
13. SISTEMATIZAR
A ORIENTAÇÃO DA ESCRITA: DA ESQUERDA PARA A DIREITA;
14. ENTENDER
QUE SE ESCREVE PARA RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS PRÁTICOS;
15. CONHECER
O NOME DAS LETRAS;
16. TER
CONTATO COM AMPLO REPERTÓRIO DE LETRAS (A DIVERSIDADE E A QUANTIDADE DE NOMES
NUMA MESMA SALA);
17. DESENVOLVER
AS HABILIDADES GRAFO-MOTORAS
METODOLOGIA
1ª DIA – MEU NOME
1. COLOQUE AS CARTEIRAS EM CIRCULO
2. DISTRIBUA UM CRACHÁ;
3. O ALFABETIZADOR REQUISITA DO
ALFABETIZANDO O NOME COMPLETO E O NOME DE COMO ELE É CONHECIDO E ESCREVE NO
QUADRO;
4. O ALFABETIZADOR ESCREVE NA PARTE DA
FRENTE DO CRACHÁ O NOME DE COMO O ALFABETIZANDO É CONHECIDO E NO SEU VERSO O
NOME COMPLETO;
5. REQUISITE DO EDUCANDO AS SEGUINTES
TAREFAS
a.
PROCURE
ALGUM COLEGA COM UM NOME QUE COMEÇA PELA LETRA DO SEU;
b.
FAÇA
GRUPOS QUE TENHA O MESMO NÚMERO DE LETRA;
c.
FAÇA
A AGORA GRUPINHOS QUE TERMINE IGUAL
d.
ORGANIZE
UMA FILA QUE COMEÇA COM OS NOMES MENORES E ACABE COM O MAIOR.
e.
SOLICITE
O RETORNO ÀS CARTEIRAS.
f.
RECOLHA
OS CRACHÁS
g.
APÓS
PEÇA QUE OLHEM O QUADRO E COPIE NO CADERNO
ATIVIDADE
ATENÇÃO O ALFABETIZADOR NECESSITA
ADAPTAR A SUA REALIDADE, POIS, PODE TER ALFABETIZANDO QUE TENHA O NOME COM
MENOS LETRAS.
OU
Para qualquer modalidade de ensino é de suma importância que o professor
conheça seus alunos, o que fazem, do que gostam, onde moram, o que sabem o que
querem aprender etc...Pois desta forma estará buscando conhecer a história de
vida de seu aluno permitindo ter um conhecimento prévio de sua turma.
Experiências passadas de fracasso e exclusão normalmente produzem nos jovens e
adultos uma autoimagem negativa. Conhecê-los fará com que o educador ajude os
educandos a reconstruir sua imagem da escola, das aprendizagens escolares e de
si próprios. A atividade abaixo pode ser trabalhada no início do ano letivo ou
na necessidade de cada educador com sua turma.
VOCÊ É UM
SER ESPECIAL
Vamos
cantar!
FOI DEUS
QUEM FEZ VOCÊ (fragmento)
Foi Deus
quem fez o céu
O rancho
das estrelas
Fez
também o seresteiro para conversar com elas
Fez a lua
que prateia minha estrada de sorriso
E a
serpente que expulsou mais de um milhão do paraíso
Foi Deus
quem fez você
Foi Deus
quem fez o amor
Fez
nascer a eternidade num momento de carinho
Fez até o
anonimato dos afetos escondidos
E a
saudade dos amores que já foram construídos
Foi
Deus...
Luiz
Ramalho
DESENVOLVENDO
A ORALIDADE
Falando
sobre o texto:
- Vocês já conheciam essa música?
- Dê sua opinião sobre o trecho da música Foi Deus quem fez você.
- Você concorda com esta afirmação: Deus fez todas as coisas e em especial você.
- Como você se sente sendo uma obra prima de Deus?
PRESTE ATENÇÃO!
Você como obra prima de Deus, segundo a música, ao
nascer recebeu um nome. Qual é o seu nome?
Nesta atividade alguns alunos em
inicio de alfabetização não saberão escrever seus nomes, mas o professor deve
pedir que escrevam como souberem ou desenhem, é uma forma de conhecer a
interação do aluno com a escrita. Na verdade o objetivo é conhecer seu aluno
sua história de vida.
- A partir daí pode-se iniciar um trabalho com a leitura e escrita das palavras importantes do seu contexto de vida. A criatividade do educador vai fluir com sua necessidade.
TRABALHAR – FORMAS DE
COMUNICAÇÃO
LIVRO: É BOM APRENDER
PAG .: 8,9,10 E 11
2ª DIA MEU NOME
1. COM ALFABETO MÓVEL SEM OLHAR O CRACHÁ
SOLICITE QUE OS ALFABETIZANDOS FORMEM O NOME DELE E COLEM NUMA FOLHA EM BRANCO;
2. APÓS, ENTREGUE OS CRACHÁS DO DIA ANTERIOR E PEÇA
QUE ELES COMPAREM O QUE COLARAM E COMO É SEU NOME, A SEGUIR PEÇA QUE ESCREVA NO
SEU CADERNO O NOME.
3. EM SEGUIDA PEÇA QUE SE SENTEM DE DOIS EM DOIS
E QUE CONTE UM PARA OUTRO:
a. O QUE GOSTAM.
b. O QUE DETESTAM
c. O QUE FAZEM DURANTE O DIA.
d. SE TEM: FILHOS, MARIDO E MULHER.
e. O QUE GOSTARIAM DE APRENDER ETC.
4. COLOQUE O NOME DE TODOS OS ALUNOS NO QUADRO OU
NO PAPEL METRO(UM EM BAIXO DO OUTRO) E DEIXE ESPAÇO A FRENTE E SOLICITE DE CADA
UM A PALAVRA QUE COMPLETE A FRASE E QUE PAREÇA COM ELE.
a. ANA É INTELIGENTE.
b. JOÃO É CRIATIVO.
c. LUDMILA É TRABALHADORA
5.
APÓS
PEÇA AO COLEGA QUE INTERAGIU PARA DIZER SE CONCORDA OU NÃO COM O ADJETIVO QUE
FOI COMPLETADO, EM SEGUIDA CADA UM VAI COPIARNO CADERNO A SUA FRASE.
6.
PEGUE
O LIVRO ALFABETIZA BRASILE LEIA O TEXTO DA PÁGINA 8 E ORALMENTE FAÇA OS
SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
a. VOCÊ É UM MEMBRO DA FAMÍLIA
MUNDIAL?PORQUE?
b. QUAL A SUA PRINCIPAL RESPONSABILIDADE?
c. VOCÊ JÁ PENSOU NO QUE ESTÁ FAZENDO NO
MUNDO E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA SEUS NETOS?
d. NA ATIVIDADE DO LIVRO COM A AJUDA DO
ALFABETIZADOR PREENCHA OS DADOS PESSOAIS.
Professora: __________________________________________________
Aluno: _______________________________________________________
ATIVIDADE
LEIA
OS SÍMBOLOS QUE APARECEM NO QUADRO ABAIXO E CIRCULE APENAS AS LETRAS. ( IMAGENS DE SÍMBOLOS E TEXTOS)
H
CONTE QUANTAS
LETRAS VOCÊ CIRCULOU E ANOTE O NÚMERO NO QUADRINHO.
LEIA EM VOZ ALTA, A PALAVRA QUE NOMEIA
O MEIO DE COMUNICAÇÃO ABAIXO.(COLOCAR IMAGENS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO)
a)
QUAL OU QUAIS TIPOS DE APARELHO VOCÊ JÁ UTILIZOU?
CIRCULE-O(OS).
b)
QUANTAS LETRAS TEM ESSA PALAVRA?
C) COPIE CADA LETRA EM UM QUADRINHO
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||
![]() |
|
3ª
DIA MEU NOME
1. ESCREVA NO QUADRO CADA ADJETIVO DADO
PELOS EDUCANDOS NO DIA ANTERIOR;
2. A MEDIDA QUE CADA UM VAI CHEGANDO
SOLICITE COLOCAR SEU NOME OU A LETRA INICIAL DO NOME NO SEU ADJETIVO.
REGISTRE AS SEQUINTES INFORMAÇÕES PARA
A PROXIMA REUNIÃO COM A COORDENAÇÃO
a.
QUANTOS
ENCONTRARAM SUA CARACTERÍSTICA _______________
b.
PRECISARAM
OLHAR NO CADERNO PARA IDENTIFICAR ___________
c.
PRECISARAM
FAZER VÁRIAS TENTATIVAS _______________
d.
NÃO
SE LEMBRAVA MAIS DA CARACTERÍSTICA QUE TINHAM DADO A SÍ PRÓPRIO E TIVERAM
IMENSA DIFICULDADE EM ENCONTRAR A CARACTERÍSTICA ________
3. PERGUNTE AOS EDUCANDOS PORQUE ELES TEM
AQUELE NOME?
4. PERGUNTE QUAL A PALAVRA QUE GOSTARIAM
DE APRENDER A ESCREVER;
5. PROFESSOR REGISTRE NO QUADRO E PEÇA
PARA CADA UM ESCREVER NO CADERNO AS PALAVRAS QUE ELES GOSTARIAM DE APRENDER. ( TRAZER PARA A PROXIMA REUNIÃO ESTAS PALAVRAS
6. FAÇA UM MAPA DO BRASIL PARA ESTA AULA
a.
COM
A CARTEIRA DE IDENTIDADE, VEJA ONDE CADA UM NASCEU;
b.
PEÇA
AO ALFABETIZANDO QUE ESCREVA SEU NOME NO CRACHÁ PEQUENO.
c.
A
SEGUIR COLOQUE O NOME NO ESTADO E INFORME ORALMENTE
d.
APÓS
CONTE QUANTOS ALUNOS NASCEU EM CADA ESTADO E INFORME NA PARTE INFERIOR DO MAPA
7.
LEIA
O TEXTO: NOME DAS COISAS
8.
AGORA
FAÇA UM CRACHÁ E RECORTE AS SILABAS ( ATIVIDADE PÁG 33 DO LIVRO ALFABETIZANDO)
4º DIA – BINGO DE NOMES
CADA ALUNO IRÁ RECEBER TIRA QUADRICULADA DE PAPEL DE ACORDO
COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME
O ALFABETIZADOR DEVERÁ FAZER UMA CAIXA BONITA
PARA COLOCAR AS LETRAS DO ALFABETO, UTILIZAR O CRACHÁ PARA BRINCAR BINGO, DE
FORMA QUE CADA ALUNO RECEBE UMA TIRA QUADRICULADA DE PAPEL DE ACORDO COM A
QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ TER O SEU NOME, REGISTRA O MESMO COM UMA LETRA EM
CADA QUADRADO. NA HORA DO BINGO AO SER SORTEADA SUA LETRA, ESTE QUADRADO DEVERÁ
SER PINTADO OU MARCAR CAROÇO DE FEIJÃO OU MILHO, GANHA QUEM PRIMEIRO PREENCHER.
1. LIVRO: ALFABETIZA BRASIL, PÁG
12,13,14, 15,16 E 17.
TEXTO: GENTE TEM SOBRENOME
5º DIA – IDENTIFICANDO NÚMEROS
2. TRAGA PARA A SALA DE AULA RECORTES DE
NOTICIAS DE REVISTAS OU JORNAIS QUE CONTENHAM ALGUMA INFORMAÇÃO QUE ENVOLVA
NÚMEROS;
3. FORME QUATRO GRUPOS DE, NO MÁXIMO,
QUATRO ALFABETIZANDOS E DISTRIBUA UM RECORTE PARA CADA EQUIPE;
4. PEÇA QUE MARQUEM NOS TEXTOS SÍMBOLOS
OU EXPRESSÕES QUE ACHAM QUE REPRESENTAM NÚMEROS;
5. EM SEGUIDA PEÇA A CADA UM DIGA O QUE
NÚMEROS(DA NOTICIA RECEBIDA) ESTÃO INFORMANDO;
6. REGISTRE NO QUADRO AS INFORMAÇÕES DE
TODOS OS GRUPOS. EM SEGUIDA, LEIA EM VOZ ALTA PARA TODA A SALA E QUESTIONE: O
QUE OS NÚMEROS ESTÃO INFORMANDO? QUAIS DAS INFORMAÇÕES REGISTRADAS SÃO DO
INTERESSE DE CADA UM? POR QUÊ?
7. LIVRO:ALFABETIZA BRASIL, PÁG 9,10 E 11
TEXTO: NOME DAS COISAS
6º DIA – TRABALHANDO COM MÚSICA
1. OUÇA A MÚSICA COM OS ALFABETIZANDOS ,
APÓS LEIA A LETRA DA MÚSICA EM VOZ ALTA
COMIDA
BEBIDA É AGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE COMIDA, DIVERSÃO E ARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER BEBIDA, DIVERSÃO, BALÉ
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER A VIDA COMO A VIDA QUER
BEBIDA É AGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER COMER E QUER FAZER AMOR
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER PRAZER PRA ALIVIAR A DOR
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER DINHEIRO E FELICIDADE
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER INTEIRO E NÃO PELA METADE
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE COMIDA, DIVERSÃO E ARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER SAÍDA PARA QUALQUER PARTE
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER BEBIDA, DIVERSÃO, BALÉ
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA,
A GENTE QUER A VIDA COMO A VIDA QUER
BEBIDA É AGUA
COMIDA É PASTO
VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
VOCÊ TEM FOME DE QUE?
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER COMER E QUER FAZER AMOR
A GENTE NÃO QUER SÓ COMER,
A GENTE QUER PRAZER PRA ALIVIAR A DOR
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER DINHEIRO E FELICIDADE
A GENTE NÃO QUER SÓ DINHEIRO,
A GENTE QUER INTEIRO E NÃO PELA METADE
PEÇA
QUE RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES ORALMENTE:
a) VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?
b) VOCÊ TEM FOME DE QUE?
c) É POSSÍVEL VOCÊ PERCEBER ALGUMA
CRITICA NA LETRA DA MÚSICA? ONDE?
d) É POSSÍVEL PERCEBER PROPOSTAS? QUAIS?
e) QUAL O TEMA DESENVOLVIDO NESTA MÚSICA?
2.
MOSTRE
AO EDUCANDO QUE PARA SE TER PALAVRAS NECESSITA DE CONSOANTES E VOGAIS, LEVE O
ALFABETO NO PAPEL METRO (ATENÇÃO PARA A LETRA NÃO FAÇA PEQUENA
, POIS, PODERÁ TER ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL).
3.
PEÇA
PARA OS EDUCANDOS CIRCULAREM AS VOGAIS CONSTANTES NO TEXTO.
4.
COLOQUE
NO QUADRO O NOME DE TODOS OS EDUCANDOS E PEÇA QUE IDENTIFIQUEM O NOME DOS
COLEGAS QUE COMEÇAM COM VOGAIS.
5.
AGORA
MOSTRE AOS ALFABETIZANDOS QUE A LETRA DA MUSICA É FEITA DE FRASES E ELA INICIA
COM LETRA MAIÚSCULA.
6.
MOSTRE
QUE O NOME DELES DEVEM SEMPRE INICIAR COM LETRA MAIÚSCULA, POIS, É NOME DE
PESSOAS. ( SEMPRE QUE TRABALHAR COM NOMES DE PESSOAS, CIDADES FAÇA ESTE
LEMBRETE)
ATIVIDADE
1.
EM
SUA SALA DE AULA , HÁ NOMES DE COLEGAS QUE SÃO INICIADOS POR VOGAIS? SE HOUVER,
ESCREVA-OS NOS LUGARES INDICADOS.
A_______________________________________________________________
E_______________________________________________________________
I_______________________________________________________________
O_______________________________________________________________
U_______________________________________________________________
7º DIA - VOGAIS
PROPOSTA
DE ATIVIDADES – LIVRO É BOM APRENDER
PÁG
– 34,35, 36 E 37
ATIVIDADE
ACHAR O SEU CRACHÁ QUE ESTARÁ EMBARALHADO NO
MEIO DA RODA E COLOCAR NO QUADRO DE PREGAS DE LETRAS DE ACORDO COM A INICIAL DO
NOME, OS CRACHÁS RESTANTES DEVERÃO SER CONTADOS, POIS SÃO OS ALUNOS AUSENTES.
BATATA – QUENTE, ONDE TODOS EM RODA OUVEM UMA
MÚSICA, ENQUANTO VAI PASSANDO UM OBJETO QUALQUER, AO PARAR A MÚSICA QUEM
ESTIVER COM O OBJETO DEVERÁ DIZER O SEU NOME, PEGAR O SEU CRACHÁ NO MEIO DA
RODA, IDENTIFICANDO-O DENTRE OS DEMAIS E GUARDÁ-LO NO QUADRO DE PREGAS, NA
RESPECTIVA INICIAL;
TODOS EM RODA, EM PÉ, RECEBEM UM CRACHÁ
QUALQUER, AO SINAL DA PROFESSORA CADA UM DEVERÁ IR EM BUSCA DE QUEM ESTÁ COM O
SEU CRACHÁ, AO ENCONTRAR TROQUE DE CRACHÁ E COLOQUE-O NO QUADRO DE PREGAS;
ESCOLHER NO MEIO DA RODA UM CRACHÁ DE UM
AMIGO E ENTREGÁ-LO AO SEU DONO QUE DEVERÁ GUARDÁ-LO NO QUADRO DE PREGAS.
CADA UM AO CHEGAR, DEVERÁ LOCALIZAR O SEU
CRACHÁ NA MESA, ESCREVER SEU NOME NA LOUSA E GUARDAR O CRACHÁ NO QUADRO DE
PREGAS, CONTAREMOS QUANTAS CRIANÇAS VIERAM E QUANTAS FALTARAM.
CADA UM DEVERÁ PEGAR O SEU CRACHÁ QUE ESTARÁ
NO MEIO DA RODA, ENTÃO CADA UM CONTARÁ A QUANTIDADE DE LETRAS QUE TEM O SEU NOME
E DEVERÁ ENCONTRAR AMIGOS QUE TEM A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS, OS CRACHÁS
SERÃO GUARDADOS NA ORDEM CRESCENTE DA QUANTIDADE DE LETRAS, ISTO É, DO NOME
MENOR PARA O MAIOR;
CADA UM PEGA O SEU CRACHÁ NO QUADRO DE PREGAS
E ANDAM ALEATORIAMENTE PELA SALA. AO SINAL DA PROFESSORA, DEVERÃO FAZER UMA
COBRA COLOCANDO OS CRACHÁS EM ORDEM ALFABÉTICA OBSERVANDO A LETRA INICIAL,
FALAR ONDE MAIS USAMOS ESTA ORDEM (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DA
ESCOLA, ETC.);
UTILIZAR CRACHÁS PARA FAZER UMA LISTA FIXA DE
NOMES, DENTRO DA SALA, EM ORDEM ALFABÉTICA, ONDE CADA UM COLARÁ O SEU NOME;
8º
DIA – VIDA
1.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: CANTINHODESUGESTOESPARAEJA.BLOGSPOT.COM/2010/.../METODO-PAULO-FREIRE.H...
OBS: A PALAVRA ABAIXO FEZ PARTE DO
UNIVERSO VOCABULAR DOS MEUS ALUNOS, VOCÊS TERÃO OUTRAS REALIDADE, ESTA É APENAS
UM EXEMPLO.
A PALAVRA SELECIONADA FOI VIDA.
1.CONVERSE COM SEU PROFESSOR SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA
A PALAVRA SELECIONADA FOI VIDA.
1.CONVERSE COM SEU PROFESSOR SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA
VI DA
2. PESQUISE EM REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS DA PALAVRA VIDA E COLE ABAIXO:
V
I
D
A
3.AGORA DESENHE OU COLE UMA FOTO QUE POSSA REPRESENTAR O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA PARA VOCÊ:
2. PESQUISE EM REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS DA PALAVRA VIDA E COLE ABAIXO:
V
I
D
A
3.AGORA DESENHE OU COLE UMA FOTO QUE POSSA REPRESENTAR O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA PARA VOCÊ:
DEPOIS DESTA DINÂMICA O PROFESSOR PODE EXPLORAR AS ATIVIDADES DE
ALFABETIZAR TRABALHANDO AS SÍLABAS DA PALAVRA V I D A:
POR EXEMPLO, A PALAVRA VIDA.
ESTA PALAVRA DEVE SER PRONUNCIADA PELO PROFESSOR, QUE BUSCARÁ MOSTRAR AOS ALUNOS QUE ELA PODE SER DIVIDIDA EM PEDAÇOS. A PALAVRA EM QUESTÃO SERÁ PRONUNCIADA PELA TURMA EM CORO E INDIVIDUALMENTE. O PROFESSOR ENTÃO DEVE PRONUNCIAR AS FAMÍLIAS SILÁBICAS QUE PODEM SER OBTIDAS (VA,VE,VI,VO,VU) E (DA,DE,DI,DO,DU), SEM O ALUNO OLHAR PARA FORMA ESCRITA. AGORA, DEVE ESCREVÊ-LAS NA LOUSA, CONFORME MOSTRA NO QUADRO. DEVE BUSCAR COM OS ALUNOS A DIFERENÇA EM CADA SÍLABA, QUE SÃO AS VOGAIS, APRESENTANDO-AS EM FORMA DE COLUNA. ESCRITA NA LOUSA, O (A) PROFESSOR(A) LERÁ UMA A UMA COM OS ALUNOS. SOLICITARÁ QUE ELES ESCREVAM NO CADERNO.
IMPORTANTE: SE O ALUNO FOR RECONHECENDO AS SEMELHANÇAS SONORAS ENTRE A PALAVRA GERADORA OU EM OUTRA PALAVRA, VOCÊ PODE IR APRESENTANDO CADA NOVA SITUAÇÃO PARA A TURMA, SABENDO QUE SE TRATA DE UM AVANÇO DO ALUNO E POR ISSO, FAÇA ELOGIOS.
AS PALAVRAS GERADORA DEVERÃO SER DESDOBRADAS EM SEUS FONEMAS E SÍLABA – EM PEDAÇOS.EX: “OLHA AÍ GENTE, UMA CASA NÃO TEM AS SUAS PARTES: QUARTO, COZINHA,SALA...? TUDO NO MUNDO NÃO TEM SEUS PEDAÇOS?POIS É UMA PALAVRA TAMBÉM TEM. TÃO VENDO?”CARLOS BRANDÃO
EX:
AO JUNTARMOS A LETRA V E D COM AS VOGAIS A-E-I-O-U, TEREMOS NOVAS SÍLABAS. VEJA:
V -VA – VE – VI – VO – VU
I
D - DA –DE –DI – DO – DU
D - DA –DE –DI – DO – DU
A
2. A PALAVRA VIDA SERÁ NOSSO TEMA. ESSA PALAVRA COMEÇA COM A LETRA _______
PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE COMECEM COM AS SÍLABAS ABAIXO E COLE NO QUADRO:
2. A PALAVRA VIDA SERÁ NOSSO TEMA. ESSA PALAVRA COMEÇA COM A LETRA _______
PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS PALAVRAS QUE COMECEM COM AS SÍLABAS ABAIXO E COLE NO QUADRO:
VA –
VE –
VI –
VO –
VU -
PROFESSOR (A), AQUI VOCÊ PODERÁ CRIAR INÚMERAS ATIVIDADES COM LETRAS E SÍLABAS, NÃO ESQUECENDO QUE DEPOIS PRECISA TRABALHAR COM A SÍLABA DA. O OBJETIVO É ESCOLHER UMA PALAVRA DO UNIVERSO VOCABULAR DO ALUNO E EXPLORAR SEU SIGNIFICADO PARA OS MESMOS.
8º DIA – NÚMEROS QUE CODIFICAM
MOSTRAR O CARTÃO SEM LER, MAS DANDO UMA
CARACTERÍSTICA DO DONO. OS ALUNOS DEVEM IDENTIFICAR QUEM É
PEÇA
AOS ALFABETIZANDOS QUE FALEM SOBRE NÚMEROS QUE PRECISAM UTILIZAR NO SEU DIA A
DIA. EX: NUMERO DE TELEFONE, PLACA DE CARRO, NUMERO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE,
NUMERO DA RUA ONDE FICA A CASA, ESCOLHA A SITUAÇÃO QUE MAIS FOI CITADA E
COLOQUE ESSES NUMEROS EM UMA SEQUENCIA PLANEJANDO UM PAINEL.
LIVRO
É BOM APRENDER PAG 187 A 192
RETOMANDO
A
VIDA
DA
DE
DI
DO
DU
ATIVIDADE
- É BOM APRENDER PÁG 55 E 56
PEDIR
AOS ALFABETIZANDOS PARA LEVAR NA PRÓXIMA AULA A CERTIDÃO DE NASCIMENTO
9º
DIA – TRABALHANDO COM CERTIDÃO DE NASCIMENTO
DEIXAR OS CARTÕES SOBRE UMA MESA E PEDIR QUE,
UM POR UM, PEGUE UM CARTÃO QUE NÃO SEJA O SEU E ENTREGUE AO DONO
LIVRO
ALFABETIZAR – PAG 35
1.DIAGNÓSTICO A SER REALIZADO DE FORMA
ORAL
a)
UMA
PESSOA PARA SER RECONHECIDA PELA NAÇÃO PRECISA ESTÁ REGISTRADA NO CARTÓRIO.
VOCÊ SABE QUE DOCUMENTO É ESTE?
b)
CASO
A PESSOA NÃO TENHA O QUE PODE OCORRER COM ELA?
c)
SER
CIDADÃO BRASILEIRO É TER
d)
VOCÊ
SABE QUAIS INFORMAÇÕES QUE TEM NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO?
e)
VOCÊ
JÁ NECESSITOU UTILIZAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO? PARA QUE?
ATIVIDADE
LIVRO
ALFABETIZAR -36, 37 E 38
ADIVINHE O NOME É UMA BRINCADEIRA DESAFIADORA
EM QUE O PROFESSOR PRONUNCIA OS NOMES DOS ALFABETIZANDOS COM AS SÍLABAS OU
LETRAS TROCADAS E O GRUPO DEVERÁ DESCOBRIR DE QUEM É O NOME. EX.: LARCOS =
CARLOS;
PEDIR
AOS ALFABETIZANDO PARA LEVAR NA PRÓXIMA AULA A CARTEIRA DE IDENTIDADE
10º
DIA – CARTEIRA DE IDENTIDADE
DESCOBRIR A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO
COLOCAR NO QUADRO O NOME DE UM ALUNO FALTANDO
DUAS LETRAS, AO DESCOBRIREM O DONO DO NOME IDENTIFICA E GUARDA O SEU CRACHÁ QUE
ESTARÁ EM UMA MESA JUNTO AOS DEMAIS CRACHÁS
LIVRO – ALFABETIZA BRASIL PAG: 39,40 E 41
11º DIA AS LETRAS DO ALFABETO
|
1.
CONHEÇA AS LETRAS DE NOSSO ALFABETO
a. AGORA
CIRCULE NO QUADRO ACIMA AS LETRAS QUE APARECEM SEU NOME
b. TRANSCREVA
PARA SEU CADERNO AS LETRAS QUE VOCÊ CIRCULOU.
2.
LETRAS DO ALFABETO: LETRAS DO ALFABETO EM EVA
OU OUTRO MATERIAL. DIVIDA A CLASSE EM GRUPO, SORTEIE ALGUMAS LETRAS PARA CADA
GRUPO QUE DEVERÁ FALAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PALAVRAS QUE COMECEM COM
AQUELA LETRA. O PROFESSOR ESCREVE TODAS ELAS EM UM CARTAZ E FIXA NA PAREDE PARA
QUE POSSAM CONSULTAR QUANDO NECESSÁRIO JÁ QUE FAZEM PARTE DO VOCABULÁRIO ATIVO
DA CLASSE.(TRAZER AS PALAVRAS NA PRÓXIMA REUNIÃO)
12º DIA ABACO
É BOM APRENDER PAG 193,194,195
13º DIA
1.
DIVIDIR A CLASSE EM GRUPOS E PEDIR QUE CADA
UM PEGUE SEU CARTÃO. VENCE O GRUPO ONDE TODOS PEGARAM SEUS CARTÕES(CRACHÁS)
MAIS RAPIDAMENTE;
14º DIA
DITADO: ENTREGUE UMA LISTA COM TODOS OS NOMES DOS
ALUNOS. DITE UM NOME DA LISTA. CADA ALUNO DEVERÁ ENCONTRÁ-LO NA SUA LISTA. EM
SEGUIDA, PEÇA A UM ALUNO QUE ESCREVA AQUELE NOME NA LOUSA, OS DEMAIS DEVEM
CONFERIR SE CIRCULARAM O NOME CERTO. PARA QUE ESSA ATIVIDADE SEJA POSSÍVEL A
TODOS É IMPORTANTE FORNECER ALGUMAS AJUDAS. DIGA A QUANTIDADE DE LETRAS, A
LETRA INICIAL E FINAL, POR EXEMPLO
APÓS A LEITURA REALIZE OS QUESTIONAMENTOS.
1.
VOCÊS MUDARAM MUITO DESDE A INFANCIA?
2.
REALIZARAM TODOS OS SEUS SONHOS? QUE SONHO VOCÊS
GOSTARIAM DE REALIZAR?
3.
EXPLIQUE A SEGUINTE FRASE : “ME PAREÇO COM OS
OUTROS, MAS SOU DIFERENTE”.
ATIVIDADE
2.
PRESTE ATENÇÃO NOS NOMES ABAIXO:
![]() |
a.
ESCREVA OS NOMES QUE COMEÇAM COM VOGAL:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b.
ESCREVA OS NOMES QUE COMEÇAM COM CONSOANTE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
1. BINGO - CADA ALUNO RECEBE
DUAS TIRAS QUADRICULADAS DE PAPEL DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LETRAS QUE DIZ
TER O SEU NOME E DE UM COLEGA, REGISTRA O MESMO COM UMA LETRA EM CADA QUADRADO.
NA HORA DO BINGO AO SER SORTEADA SUA LETRA, ESTE QUADRADO DEVERÁ SER PINTADO/
OU COLOCAR CAROÇO DE FEIJÃO;
2. QUE NOME É ESSE? É
UMA BRINCADEIRA ONDE A PROFESSORA OU UM ALUNO DIZ: “TE DOU UM C, TE DOU UM A,
TE DOU UM I, TE DOU UM O, O QUE FORMOU?” A TURMA DEVERÁ RESPONDER: CAIO. ESTE
RAPIDAMENTE PEGA SEU CRACHÁ E GUARDA NO BOLSÃO DE LETRAS, PODENDO SER O PRÓXIMO
A CANTAR AS LETRAS DO PRÓXIMO NOME;

BIBLIOGRAFIA
ALFABETIZAÇÃO
- TRABALHANDO COM CRACHÁS
REFERÊNCIAS
Atividades De Alfabetização – EJA
http://www.freewords.com.br/atividades-de-alfabetizacao-eja/
GONÇALVES, Jane Terezinha Santos. Alfabetiza Brasil. Educação de Jovens e
Adultos. Curitiba: Módulo Editora, 2009.
SOUZA,
Cassia Garcia; MENEGHELLO, Marinez & PASSOS Angela. É bom aprender
Letramento e alfabetização linguística e matemática: Educação de Jovens e
Adultos – EJA, volume único1. Ed. São Paulo: FTD, 2009.
Cantinho de
sugestão para EJA
http://cantinhodesugestoesparaeja.blogspot.com.br/2010/03/metodo-paulo-freire.html
Comentários