terça-feira, 6 de março de 2012

ATA DE REUNIÃO

É um documento que registra resumidamente as ocorrências , deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias.

Para evitar qualquer modificação posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso não seja possível:

- sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;

- sem abreviaturas;

- números escritos por extenso;

- sem rasuras nem emendas;

- sem uso de corretivo

- com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;

- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco...”

Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.

Veja a seguir um modelo de ata:

1. Título da Reunião:

2. Cidade, dd de mmm de aaaa das hh:mm as hh:mm:

3. Local:

4. Introdução: Descrição do título do evento, local, data, hora, participantes

5. Participantes: Nome completo/Instituição

6. Agenda: Agenda/pauta da reunião: temas tratados e respectivos responsáveis

7. Desenvolvimento: Descrição dos principais temas discutidos na reunião

8. Conclusões: Descrição das conclusões e decisões provenientes da reunião

9. Recomendações: Descrição das recomendações provenientes da reunião

10. Distribuição: Pessoas a quem a ata deve ser enviada

                                                         http://www.colegioweb.com.br/portugues/atas-de-reuniao.html