sexta-feira, 8 de julho de 2011

ROTEIRO SIMPLIFICADO DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO



a.  Apresentação:
Inicia-se com a capa onde deverá constar o título e subtítulo (se houver) do projeto, o nome da entidade ou grupo responsável, local e data. Da primeira página deverá constar o nome dos responsáveis pelo projeto e suas respectivas funções.

b.  Objetivos:
Procede-se a uma enunciação clara e concisa do que se espera alcançar;
Os objetivos devem ter uma relação clara com o que está colocado nos problemas ou necessidades.

c.  Justificativa:
Procura responder à questão POR QUE através dos dados e informações disponíveis sobre a realidade onde se quer intervir. É a descrição do problema que originou o projeto.

d.  Atividades Previstas:
Descrição das ações a serem desenvolvidas;
Os meios a serem utilizados;
A definição das responsabilidades de cada um na execução do que foi planejado.

e.  Recursos:
Elencar todos os requisitos em termos de espaços físicos, materiais, dinheiro e pessoas necessários para viabilizar as ações previstas.

f.  Cronograma:
O cronograma dividirá a execução do projeto em fases ou etapas e estabelecerá o tempo previsto para sua realização.

g.  Avaliação do Projeto:
A avaliação do projeto poderá ocorrer em três momentos:
1.  Avaliação Diagnóstica (antes da execução).
É o momento em que se faz a coleta de dados e informações com a finalidade de se levantar a situação - problema e as condições existentes para o seu enfrentamento. Como: pessoas, conhecimentos, espaços físicos para trabalhar, equipamentos e dinheiro.
2.  Avaliação Formativa (durante a execução).
É o acompanhamento sistemático do desenvolvimento das ações, a detecção de atrasos e falhas e a sua correção no curso mesmo do processo de execução.
3.  Avaliação Somativa (após a execução).
Verifica se o projeto atingiu ou não os objetivos perseguidos. Detecta o mérito, a relevância e o impacto sobre a situação das ações desenvolvidas, destacando os pontos positivos e negativos, produzindo, assim, os elementos para se estabelecer um juízo de valor acerca do trabalho realizado.
Quando se trata de projetos de protagonismo juvenil, o acerto e o erro têm valor positivo, pois ambos podem ser usados para alimentar e retro-alimentar o processo de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento dos jovens, como pessoas e como cidadãos.

Antonio Carlos Gomes da Costa é educador e autor de diversos livros. Através de sua empresa, a Modus Faciendi (www.modusfaciendi.com.br), com sede em Belo Horizonte, MG, presta consultoria a diversas instituições do Terceiro Setor, entra as quais o Instituto Ayrton Senna, do qual é o principal consultor.


Como escrever um artigo para uma revista

Escrever um artigo para uma revista é algo que difere dos textos curtos que os jornais costumam publicar, pois a maioria das revistas oferece mais espaço para desenvolver e aprofundar o texto através de pesquisas. Apesar de você não estar escrevendo um artigo acadêmico, mas sim um texto que pretenda atrair um público menos específico, é muito importante que você tenha um bom conhecimento do assunto sobre o qual vai escrever. Isso se consegue somente através de bastante pesquisa, boas fontes, e muita conversa com pessoas que já conhecem o tema.
Além disso, como em qualquer texto jornalístico, é importante, já no início do texto, responder as questões básicas:
  1. Quem?
  2. O quê?
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Por que?
  6. Como?
Veja um exemplo:
O blog Lendo.org (quem) oferece a você textos de opinião e informativos sobre livros e literatura, além de conteúdo específico para estudantes universitários, principalmente aqueles que cursam uma licenciatura (o quê). Não importando em que altura de sua graduação você esteja (quando), ou a universidade do Brasil ou do mundo em que você estude (onde), aqui você vai encontrar textos que vão ajudá-lo a expandir sua visão de mundo através da literatura e a aproveitar melhor seus estudos através dos diversos guias para estudantes que o blog oferece (por que e como).
O restante do artigo da revista elabora e aprofunda esses elementos, frequentemente com bastantes detalhes. Se o artigo for de destaque, então o aprofundamento deverá ser ainda maior, fornecendo ao leitor mais dados que podem ser exibidos através de tabelas, gráficos, imagens e caixas de texto paralelas a matéria. Deve-se também adaptar o formato do texto conforme o público leitor da revista: em uma revista de viagens, os artigos devem falar de um lugar específico ou algum evento o qual os leitores possam gostar de participar (ou simplesmente tomar conhecimento). Em alguns tipos de artigos, entrevistas com especialistas ou pessoas relevantes quanto ao assunto também são de grande valor.
Abaixo, mais algumas dicas pontuais que você deve levar em conta na hora de escrever seu artigo.
  1. Leia a revista na qual você deseja publicar seu artigo de forma a se familiarizar com seu estilo, temas, formato e outros autores que nela escrevem.
  2. Descubra e leia a política da revista sobre receber artigos não solicitados.
  3. Pesquise muito e adquira um conhecimento sólido sobre o tópico sobre o qual você deseja escrever.
  4. Se for preciso (geralmente é), escreva uma carta de solicitação para os editores da revista. Nessa carta, você deve incluir:
    • Informações sobre outras publicações suas.
    • Informações sobre o que você deseja escrever e sobre como isso se ajusta ao formato da revista e a seu conteúdo — mostre familiaridade com a publicação.
    • Lista de fontes e conhecimentos especiais que você possua sobre o tópico.
    • A forma que você pretende abordar o assunto em seu artigo (cuidado para não se opor drasticamente às ideologias da revista em sua explanação)
  5. Continue pesquisando sobre o tema, mas não comece escrever até receber uma resposta do editor, que pode sugerir uma direção diferente, outras fontes ou até outro assunto.
  6. Quando receber o sinal verde do editor, escreva o artigo.
  7. Dependendo da revista, tome cuidado redobrado no uso de termos adequados para o que você deseja falar. Usar dicionários e tesauros é sempre importante.
  8. Use um editor de textos com correção ortográfica para evitar erros de digitação.
  9. Releia o artigo várias vezes para ter certeza de que não há problemas de gramática. Peça a amigos ou familiares para lerem também.
  10. Cuidado com os prazos e com o tamanho do texto. Siga à risca os guias fornecidos pelo editor, na revista, ou no site.
Espero que essas dicas possam ajudar você a escrever bons artigos e conquistar seu tão sonhado espaço no mercado editorial!
http://www.lendo.org/como-escrever-um-artigo/

Como fazer um artigo acadêmico

Ao longo do curso de Letras e de muitos outros cursos universitários, são solicitados textos de um formato bastante específico, nos quais o aluno deve elaborar e defender uma ideia sobre determinado assunto analisando diversas facetas envolvidas e pesquisando na literatura já existente sobre o tema.
É o temido artigo acadêmico.
Por ser um tipo de texto bastante diferente do que somos apresentados na escola, muitos acabam entrando em pânico na primeira vez que precisam escrevê-lo, o que tem levado a trabalhos finais pobres, de estrutura fragmentada, com sintaxe horripilante e com pouca ou nenhuma argumentação sólida.
Esse é um problema sério, pois é através desse tipo de publicação que as ciências evoluem. Foi com os artigos acadêmicos que surgiram pela primeira vez estudos e teorias geniais que deram origem a uma grande parte do mundo que conhecemos hoje.
Se você é um desses marinheiros de primeira viagem que não sabem como começar a elaborar um artigo, leia as dicas abaixo que vão guiá-lo na escrita de seu primeiro texto científico.

O seu primeiro artigo científico

A primeira coisa a reconhecer é que existem diversos estilos de escrita, usados para diferentes propósitos. Mesmo em um contexto isolado de escrita de uma carta, você será capaz de diferenciar um texto endereçado para sua avó de outro para algum colega de classe. É provável que no primeiro seja usado um estilo mais formal, com verbos e palavras amenas.
Artigos acadêmicos também precisam de atenção quanto ao estilo. Entender alguns conceitos básicos vai ajudá-lo no processo.
  1. Conheça as diferenças entre o estilo informal, jornalístico e acadêmico. Para isso, você precisa ler textos em que esses estilos apareçam. Resumidamente, a escrita acadêmica é impessoal, a jornalística pretende chamar a atenção do leitor, e a informal usa linguagem coloquial (gírias, abreviações, etc).
  2. Familiarize-se com o conceito de nominalização. Esse é um recurso usado com o propósito de eliminar palavras em excesso e tornar a escrita mais objetiva. Nominalizar é transformar um verbo em um nome para remeter a algo já dito anteriormente. Por exemplo: Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito.
  3. Aprenda a diferença entre voz passiva e voz ativa. A definição mais simples de voz passiva é: tornar o sujeito de uma sentença o objeto de uma ação. A voz ativa, por outro lado, tem um sujeito que pratica a ação sobre o objeto.
  4. Leia artigos acadêmicos sobre o assunto que você vai escrever e preste atenção quanto ao uso da voz passiva. Esse tipo de escrita é bastante usado no meio acadêmico, porém não deve haver exageros. Algumas áreas a usam menos que outras.
  5. Lembre-se de consultar as normas técnicas da ABNT para formatar seu artigo de forma adequada. Alguns professores dão tanta importância a isso quanto dão ao texto em si. Se você pretende publicar o texto em alguma revista especializada, lembre-se de consultar a folha de estilos da mesma.
  6. Preste especial atenção às citações, notas de rodapé e referências bibliográficas. Plágio é a pior coisa que pode acontecer em relação a um texto desse tipo. Não pense que citar alguém vai desmerecer seu texto, pelo contrário, citações servem para dar mais força aos seus argumentos. Aprenda como escrever argumentos fortes.
  7. Leia e releia quantas vezes for necessário para ELIMINAR erros de gramática. Eles são inaceitáveis em artigos acadêmicos.
  8. Cuidado com a pontuação, é ela que vai dar o tom ao seu texto e permitir que o leitor o entendenda. Leia meu guia definitivo de como usar a vírgula.

Estrutura do artigo acadêmico

Além das questões de estilo, um artigo também deve seguir uma estrutura pré-definida, que é a que segue:
  • Título, que deve estar estritamente relacionado ao conteúdo e permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o que trata o texto.
  • Resumo, que costuma ser de 4 a 6 linhas, destacando objetivos, métodos e conclusões. Em alguns casos, é preciso o resumo em inglês (Abstract) ou espanhol. Aprenda como fazer um resumo.
  • Palavras-chave, geralmente 3 palavras que definam a abrangência do tema tratado no texto. Em alguns casos, também é preciso a versão em inglês (Keywords) ou espanhol.
  • Corpo do artigo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão (mas não se usam títulos para isso)
  • Referências bibliográficas, em ordem alfabética e conforme as normas da ABNT.

Modelo de artigo acadêmico

Após essas dicas, você pode ter uma ideia de como é um artigo pronto pesquisando no Google Acadêmico sobre o tema que lhe interessa e lendo algum dos exemplos que aparecerem. Veja os artigos sobre literatura brasileira já publicados.


http://www.lendo.org/fazer-escrever-artigo-academico/

Como fazer um relatório

Como um trabalho muito solicitado em universidades, principalmente para alunos de estágio, o relatório é um tipo de texto que deve informar, de modo ordenado, todos os acontecimentos dentro de um determinado período de tempo. No texto a seguir você vai aprender como fazer um relatório.
Existem basicamente dois tipos de relatórios, o acadêmico e o profissional, os dois obedecem normas e possuem o mesmo objetivo final: relatar o desenvolvimento de um trabalho ou de uma pesquisa, informando e quantificando os seus resultados de forma clara e pormenorizada.
Como fazer um relatório
Todos os tipos de relatório devem ser produzidos tendo como base o resultado de uma atividade ou pesquisa. Portanto, é preciso material de apoio para o seu desenvolvimento, sendo importante que, enquanto estiver realizando a ação objeto do futuro relatório, pesquisa, trabalho, estágio, etc., vá fazendo anotações de todos os pontos relevantes que encontrar e que lhe chamarem a atenção. Essa dica vale para o relatório sobre um livro, o relatório de estágio, de uma pesquisa ou de uma atividade qualquer. Anotar os pontos relevantes, dúvidas, pormenores, personagens principais, curiosidades e outros pontos que puderem ser aproveitados na elaboração do documento final. As notas mais simples podem ser importantes ao fazer o relatório, e tudo que não for usado pode ser descartado, então anote tudo que achar relevante ou interessante.
Assim como qualquer outro trabalho acadêmico ou documento, o relatório precisa necessariamente ter objetivos bem definidos e deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve ser simples e vir seguido da identificação (nome, turma ou departamento).
Na introdução do relatório deve constar resumidamente todo o conteúdo do mesmo, junto com os objetivos, a abrangência da pesquisa ou trabalho que resultou o relatório e a metodologia utilizada. No desenvolvimento devem constar os dados, depoimentos e estatísticas que podem ser organizados em textos, utilizando também gráficos e tabelas para enriquecer e dar consistência ao seu trabalho.
O relatório, diferente dos demais trabalhos e documentos, não tem o objetivo de argumentar, mas sim de relatar dados ou informações coletadas ou observadas. A conclusão deve trazer o fecho de todos os dados apresentados.
A redação do relatório deve usar uma linguagem formal e técnica quando necessário, contudo deve ser clara e concisa. Prefira a ordem direta e evite erros gramaticais. Fazer um relatório implica comunicar fatos, resultados, sendo imprescindível que você atinja ao menos esses objetivos básicos.

http://www.lendo.org/como-fazer-um-relatorio/