sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Resenha: INVICTUS

INVICTUS (Invictus, EUA, 2009)
Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge , Patrick Mofokeng, Matt Stern
Compositores: Kyle Eastwood, Michael Stevens
Roteirista: Anthony Peckham
Diretor: Clint Eastwood
Qual a receita para ser um diretor de sucesso?
Primeiramente, atingir um público que a ele será fiel e também conquistar a cada dia novos espectadores. 
Clint Eastwood foi ator e há um bom tempo vem desempenhando o papel de diretor – sem errar a mão. Consegue tratar de temas delicados como eutanásia  e justiça com as próprias mãos com a mesma classe que consegue transformar uma história real em um belo e despretensioso filme.
A nova obra de Eastwood – Invictus, que estreia no Brasil neste dia 29 de janeiro - narra a história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, François Pienaar (MATT DAMON), para trazer união ao seu país. Apesar de uma história verdadeira, esse pano de fundo (rúgbi) que parece ficção talvez seja a melhor forma de apresentar ao público uma história de conquista e união.
O filme mostra como as diferenças entre brancos e negros, que sempre foram fortes no continente africano, tiveram de ser superadas para que o crescimento de um povo pudesse ser concretizado. E Eastwood, com sua experiência inegável, trata do assunto com muita classe e competência, o que fica fácil quando se tem no elenco figuras como Freeman e Damon. 
A fotografia do filme é simples e sua trilha não chega a ser empolgante. Mas, se o filme perde nesses aspectos, ganha no figurino e na edição. Tenho que confessar que, embora o filme não seja sobre rúgbi, acabei tirando algumas dúvidas que eu tinha no esporte e, mesmo assim, acompanhei a idéia central do diretor. É um filme que trata de união e conta uma história muito bonita de superação e empenho! Portanto, se você gosta de histórias humanas, não perca este mais novo filme de Eastwood.

ASSISTA TEMPLE GRANDIN

Gostaria de indicar para você que trabalha com Educação Especial ou tem interesse nesta área o filme Temple Grandin, lançado em 2010, dirigido por Mick Jackson e tem em seu elenco atores brilhantes como Claire Danes, Catherine O'Hara, Julia Ormond, David Strathairn, entre outros.

De acordo com a sinopse do filme, o drama trata da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes) que tinha sua maneira particular de ver o mundo, se distanciando dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado.
1. Seja ético.


A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

2. Estude sempre e muito.

A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor.

Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato a quem participa das suas conquistas.

O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe.Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

5. Eleve suas expectativas.

Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

6. Curta muito a sua companhia.

Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!

7. Tenhas metas claras.

A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreira de sucesso. Ter objetivo evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro.

8. Cuide bem do seu corpo.

Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.

9. Declare o seu amor.

Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os relacionamentos profissionais.

Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

11. Seja simples.

Retire de sua vida tudo o que lhe dê trabalho e preocupação desnecessários.Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.

12. Mulher, não imite o modelo masculino.

Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.

13. Tenha um orientador.

Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.

14. Jogue fora o vicio da preocupação.

Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

15. O amor é um jogo cooperativo.

Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.

16. Tenha amigos vencedores.

Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores.

Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral.

17. Diga adeus a quem não merece.

Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um cônjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.

18. Resolva.

A pessoa do próximo milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. Saiba tomar decisões, mesmo às antipáticas. Você otimizara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.

19. Aceite o ritmo do amor.

Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.

20. Celebre as vitórias.

Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas.Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe.
Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

22. Arrisque!O amor não é para covardes.

Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. É o único risco que corre será o de engordar.

23. Tenha uma vida espiritual.

Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.

                                                                                                                                    Roberto Shinyashik