Postagens

Mostrando postagens de maio 25, 2014

PLANO DE AULA: DIGA NÂO AO BULLYING!!!

    Aula retirada : htt://ivanetenunes.blogspot.com.br/2012/03/plano-de-aula-diga-nao-ao-bullying.html   Professor (a ) Ivanete Nunes de Oliveira Anos 6°ao 9° Duração: 3 aulas ( de uma hora cada ) OBJETIVOS: # Refletir sobre os valores; # Refletir sobre o Bullying ( tão presente hoje nas salas de aula ) # Despertar o senso crítico sobre o mal causado pelo preconceito # Despertar para a valorização de si e dos outros colegas. RECURSOS UTILIZADOS : _ Cópias do texto : EU E O ESPELHO _ História : O PATINHO FEIO e/ou o VÍDEO _ Levar para a sala um espelho _ DINÃMICA DO ESPELHO ESTRATÉGIAS # Motivar os alunos ( vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado ) # Utilização da DINÂMICA “”O ESPELHO “”Participantes: 10 a 20 pessoas Tempo estimado :   30 minutos Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo. Descrição: O coordena...

10 passos para o ensino da história indígena

Imagem
10 passos para o ensino da história indígena Entenda a lei 11 645 e veja o que a escola do seu filho tem feito dentro e fora das salas de aula para cumpri-la   13/04/0201 13:59 Texto Mariana Queen Importante valorizar a diversidade cultural no Brasil, onde os indígenas correspondem a aproximadamente 0,5% da população Se você ainda acha que o Brasil foi descoberto em 1500, precisa rever seus conceitos. A história e a cultura deste pedaço de terra à leste de Tordesilhas começou bem antes da chegada das naus portuguesas. E é esta consciência de que o Brasil é anterior a Pedro Álvares Cabral que a escola precisa discutir. É o que prevê a lei 11 645 , que obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008. A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currícul...

PROPOSTAS DE ATIVIDADES - COPA DO MUNDO - ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS

PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DE FORMA INTERDISCIPLINAR PORTUGUES 1. POEMA E FUTEBOL com sugestões de atividade para outras disciplinas (trabalho interdisciplinar) 2. JOGO DE BOLA - CECILIA MEIRELLES 3. O que cabe na lata do poeta? 4. A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; 5. Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis; 6.Música da Copa; 7. Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol. 8. Bola de Meia Bola de Gude (Milton Nascimento) 9. Literatura na escola - 9º ano: Crônicas de Luís Fernando Veríssimo 10. Música: É uma Partida de Futebol (Skank) 11. Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas , etc 12.Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com ...