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Mostrando postagens de dezembro 1, 2024

Pensando: Seleção e estruturação de conteúdos

Pensando: Seleção e estruturação de conteúdos José Domingos Oliveira Kelly Chrystine Guedes Levy 1. Seleção e estruturação de conteúdos “A verdadeira jornada de descoberta não consiste em ver novas paisagens, mas em vê-las com novos olhos” (Marcel Proust) A concepção curricular é constituída por um conjunto de decisões articuladas, de modo que as opções adotadas nas fases anteriores condicionarão as adotadas nas seguintes. Em todo o caso, embora as fases se sigam e avancem, como conjunto integrado permite e exige o retrocesso para recuperar sentido, rever essas previsões iniciais e qualificá-las ou modificá-las se necessário. Ao longo do desenvolvimento de todo o projeto, deve prevalecer um espírito aberto e sistémico, que nos permite arranjar constantemente as peças do conjunto. Neste módulo vamos trabalhar os tipos de decisões que o professor deve tomar no tratamento curricular dos conteúdos e são várias as questões que teremos que contemplar: • Qual é o problema que se debate hoj...

Refletindo a partir de algumas perguntas - "Currículo"

1) O que é o currículo? Como está organizado? Quais as vantagens? O currículo é uma estrutura planejada de conteúdos e experiências de aprendizado que organiza o processo educativo em cada etapa escolar, estabelecendo objetivos e competências a serem desenvolvidos pelos estudantes. Com base em diretrizes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele busca garantir uma formação equitativa e padronizada, promovendo o desenvolvimento integral do aluno e adaptando-se às necessidades regionais. Mais do que uma lista de conteúdos, o currículo integra conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais no ensino. Ele determina o que, como e quando ensinar, orientando as práticas pedagógicas e assegurando a formação integral. No entanto, o currículo reflete também relações de poder, atuando como um espaço de disputa entre os interesses e valores sociais. Como destacam Hornburg e Silva (2007), que explica: “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/prof...