quinta-feira, 16 de junho de 2011

A trindade Pedagógica

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Conheça a trindade pedagógica: diretor, coordenador pedagógico e supervisor de ensino.

O trabalho conjunto entre diretor, coordenador pedagógico e supervisor de ensino garante o bom andamento da escola e a aprendizagem

Fernando José de Almeida (gestao@atleitor.com.br)

"A ideia de fortalecer a chamada trindade pedagógica vem em boa hora. Antigamente, o diretor, sozinho, fazia tudo."


O uso do número três, em muitas situações, parece apontar para a perfeição. No âmbito judaico-cristão, existe a Santíssima Trindade, formada pelas figuras mais importantes de uma crença seguida por milhões de pessoas. Em Matemática, mais especificamente na geometria, aprendemos que por três pontos que não estejam em linha reta sempre passa um plano. Uma mesa com três pés, por exemplo, não fica bamba. Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino.



Os dois primeiros geralmente estão todos os dias na escola, em contato direto com professores, alunos e funcionários. São eles que detectam, com o olhar atento sobre a movimentação dentro e fora dos muros, nos corredores e nas salas de aula, as necessidades de aprendizagem das crianças e dos jovens, a demanda por formação docente e as condições da infraestrutura. O terceiro personagem dessa tríade é o educador da Secretaria de Educação responsável por auxiliar diretores e coordenadores a melhor exercer suas tarefas. Em muitas redes, ele é denominado supervisor de ensino e entre suas funções está fazer com que as políticas públicas sejam implementadas nas escolas. Por um lado, ele informa a Secretaria das necessidades dos gestores escolares em seu dia a dia. Ao mesmo tempo, garante a implantação dos programas oficiais, fazendo com que a rede tenha unidade e coerência e se torne de fato um sistema de ensino. A reportagem de capa da edição de fevereiro/março de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR fala da importância do trio gestor, esclarecendo o papel de cada uma das figuras que o compõem e mostrando como três redes de ensino, de diferentes tamanhos e com diferentes realidades, se estruturam para garantir o trabalho conjunto desses educadores.



A ideia de fortalecer a chamada trindade pedagógica é recente e vem em boa hora. Antigamente, o diretor, sozinho, fazia tudo: cuidava da parte administrativa, atendia pais, verificava os cadernos de apontamentos dos professores, sabia da vida de cada aluno e conhecia pessoalmente as famílias. Cuidava também da limpeza e da manutenção do prédio e comparecia à Secretaria de Educação para prestar contas e fazer solicitações. A escola cresceu, em tamanho e responsabilidade e, com 600, 700, mil alunos, passou a ser impossível uma só pessoa cuidar de todas as áreas. Aos poucos, as redes disponibilizaram novos colaboradores para ajudar o diretor (como o coordenador pedagógico, o orientador educacional e outros). Contudo, não é difícil encontrá-los trabalhando de forma desarticulada, cada um cumprindo suas tarefas sem se preocupar com a interação entre as diversas áreas.



Atualmente, a necessidade de um trabalho integrado de todos os gestores e dos demais atores do processo educacional - e que faça a rede caminhar na mesma direção - tem sido apontada em pesquisas como um dos principais fatores que impactam a aprendizagem dos alunos. É nessa nova realidade que o supervisor de ensino se une ao diretor e ao coordenador pedagógico. Sua principal tarefa é cuidar da formação dos gestores, oferecendo informações e reflexões para que bem exerçam suas funções e informando a Secretaria sobre a necessidade de políticas públicas capazes de atender às demandas de cada escola.



Nessa trindade pedagógica, cada personagem tem uma função e uma obrigação. Porém, acima de tudo, é preciso que esses três educadores - como três pontos que não estão dispostos em linha reta - formem um único plano, equilibrado e seguro, para garantir a estrutura pedagógica da rede e a aprendizagem de todos os alunos.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conheca-trindade-pedagogica-diretor-coordenador-pedagogico-supervisor-ensino-gestao-escolar-trabalho-529026.shtml

Trio gestor: quem faz o que

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Conheça as responsabilidades de cada função do trio gestor

Diretor

- Responde legalmente, judicialmente e pedagogicamente pela escola

- Assegura, acompanha e controla os materiais e os recursos financeiros da escola

- Articula o relacionamento com a comunidade interna e externa escola

- Colabora nas decisões da rede e concretiza as políticas públicas na escola

- Lidera a elaboração e revisão do projeto político-pedagógico

- Garante as condições para o cumprimento do projeto

- Assegura e acompanha os momentos de planejamento e estudo da equipe

- Cuida do desenvolvimento dos profissionais

- Levanta, analisa e acompanha o desempenho dos alunos

- Desenvolve projetos institucionais em parceria com o coordenadores e equipe

- Articula a equipe para o planejamento e a realização das reuniões de pais

- Elabora o cronograma e realiza reuniões regulares com os diferentes segmentos da escola

- Orienta a organização do espaço e assegura a exposição das produções dos alun
- Garante o acesso ao acervo da escola

Coordenador pedagogico

- Coordena os momentos de formação em serviço dos professores

- Participa junto com os professores do planejamento das atividades e acompanha sua realização

- Observa aulas dos professores para ajudá-los no desenvolvimento das atividades

- Realiza com os professores nas reuniões de pais

- Colabora na elaboração do projeto político-pedagógico

- Cuida para que o projeto seja cumprido no dia a dia

- Acompanha e analisa junto com os professores o desempenho dos alunos

- Realiza, organiza e mantém os registros do trabalho pedagógico

- Realiza reuniões regulares com o diretor para analisar as condições e o processo de ensino e da aprendizagem

- Organiza junto aos professores a exposição das produções dos alunos

- Analisa e divulga o acervo da escola

Supervisor

- Sistematiza as diretrizes curriculares da rede

- Coordena e acompanha a formação de coordenadores e diretores

- Acompanha, organiza e mantém registros da formação continuada na rede

- Realiza e levanta estudos e pesquisas

- Articula a troca de experiências entre os profissionais das escolas

- Acompanha e articula a execução dos projetos político-pedagógicos das escolas com o Pano Educacional da Secretaria

- Acompanha e auxilia o trabalho dos gestores e coordenadores

- Avalia o desempenho dos alunos e indicadores de aprendizagem das escolas

- Participa de comissões sindicantes

- Acompanha o cumprimento dos dias letivos


Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/trio-gestor-quem-faz-531894.shtml

OLIMPIADA ESCOLAR DE NOVA SOURE


Só sabe que existe uma equipe, quando o resultado é um SUCESSO. Parabéns, a todos gestores, coordenadores,educadores, funcionários de todas as secretarias que contribuiram para um projeto se tornar realidade.
Dados do Projeto:
Idealização - Barimar Nascimento e Dorge Pimentel
Elaboração do Projeto: Kelly Chrystine Guedes Levy e Robélia Aragão da Costa
Responsável pela execução: Secretaria de Administração e Secretaria de Educação
Execução: Rede municipal , estadual e particular
Patrocinio: Prefeitura Municipal de Nova Soure
Parceiros da execução:
Secretaria de Administração
Secretaria de Educação e Cultura
Coordenação de Esportes
Coordenação de Comunicação
Departamento de planejamento pedagógico da educação básica e especial
Departamento de merenda
Departamento de transporte
Secretaria de Ação Social
Secretaria de Saúde
Secretaria de Agricultura
Sozinho nada podemos, mas quando nos unimos os resultados são imensos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões para a construção do projeto de pesquisa.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB


DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DG

DISCIPLINA: PRÁTICA DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA I

DOCENTE:

DISCENTE:

Questões para a construção do projeto de pesquisa.

1- O que você identificou que era interessante estudar? (em no máximo três linhas).

2- Por que você acha interessante estudar isso? (em no máximo 5 linhas).

3- Localize o problema que você quer estudar (em qual cidade, estado, município, local da cidade ou do município).

4- Qual a área de abrangência do seu estudo? (além da localização específica, o que você quer estudar atinge outras áreas)

5- Se esse problema poderia ter sido estudado em outro lugar por que, então, você escolheu este?

6- Qual o período que você quer estudar? (na atualidade? durante uma faixa de tempo específica?).

7- Por que esse período?

8- Considerando o que você respondeu até agora, qual seria o título da sua pesquisa?

9- Por que sua pesquisa é interessante para:

a) a sociedade
b) a universidade
c) a ciência geográfica de maneira específica
d) a ciência de maneira geral

10- Para poder dar as respostas a esse problema você deve entender como ele se "comporta", então quais seriam os subtemas a serem estudados (não são os passos são os subtemas)
11- Você conhece algum livro ou texto que trate do problema que você quer investigar? Quais?
12 - Você poderia, lendo esses livros, identificar as partes nas quais eles tratam de definições ou explicações sobre o problema e sobre seus subtemas?
13- Destaque em um papel separado, ou num arquivo de computador essas definições e explicações, mas não esqueça de colocar junto o autor e o local de onde foi retirado (normas da ABNT) e classifica-las por proximidade temática.
14- Escolha dentre as teorias aquela que vc acredita poderá lhe ajudar, de forma mais decisiva, na sua investigação. Essa teoria servirá para você pensar sobre o problema, mas se vc tiver uma teoria sobre, então ela deverá ser descrita agora.
15- O que você pretende fazer para investigar esse problema e seus subtemas?

a) Existem pessoas envolvidas na produção do problema?

b) Quantas?

c) Você pretende estudar todas elas (toda a população ou universo da pesquisa)?

d) Todas as pessoas envolvidas têm a mesma característica ou têm funções diferentes?

e) Se vai usar somente uma parte então quantas vão ser estudadas e por que exatamente estas?

16- Quais instrumentos você pretende usar para investigar o problema e seus temas?

a) Entrevistas? Por que?

b) Questionários? Por que?

c) Iconografia (imagens de maneira geral)? Por que? Onde você vai encontrar?

d) Dados já prontos em tabelas: quais? onde vai encontra-los?

e) Existem mapas sobre algum dos subtemas?

17- Se não for entrevistar ou aplicar questionário em toda a população alvo então como você vai fazer para decidir quem deverá responder o questionário e quem vai responder as entrevistas? Por que?
18- Quais serão os procedimentos estatísticos a serem utilizados para a análise e tratamento dos dados coletados através dos questionários e das tabelas? Por que?
19- Você vai fazer algum levantamento histórico refente ao problema? Por que? Sobre qual período e por que esse período?
20- Você vai apresentar os resultados dos levantamentos de dados de que forma?

a) Tabelas, por que?

b) Gáficos, por que?

b1) de quais tipos?

c) Quadros, por que?

d) Mapas, por que?

d1) de quais tipos?

e) fluxogramas e ou organogramas, por que?
21- Dividindo o tempo que você tem para fazer sua pesquisa, como você distribuiria essas atividades em um quadro de tarefas culminando com a escrita da monografia e apresentação à comunidade acadêmica em um período de, no máximo um ano?
22- Se sua monografia já estivesse pronta, quais poderia ser os capítulos e subcapítulos?
23- Quais os livros, textos, páginas da internet e outras fontes de informações, que você utilizou para responder a todas essas questões? (Coloque-as no formato da ABNT)

Disponibilizado: no CURSO DE MIDIAS NA EDUCAÇÃO - ETAPA : AVANÇADO PELO TUTOR: ANTONIO WELLIGTON MELO DE SOUZA

RESUMO

O que é um resumo?

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários

Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto

Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.

O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de Resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.

Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo. A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa (link para “leitura do texto científico”) de leitura, na classificação sugerida por Antônio Severino.

Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:

1. qual o tema tratado pelo autor?

2. qual o problema que ele coloca?

3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?

4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?

A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar:

- nos parágrafos iniciais, uma introdução à obra resenhada, apresentando

- o assunto/ tema

- o problema elaborado pelo autor

- e a posição do autor diante deste problema

- no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando:

- as idéias centrais do texto

- os argumentos e idéias secundárias

- por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja:

- uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores

- uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.

É bom lembrar que estes passos não são uma norma rígida. Esta é a estrutura usual de resenhas, mas como a resenha é um texto escrito para publicação em revistas especializadas, cada revista cria suas próprias regras. Questões como onde escrever o nome do resenhista (se abaixo do título, no final, a quantos centímetros da margem), quantos parágrafos utilizar, o número mínimo e máximo de linhas, a utilização de tópicos e subtítulos, etc., tudo isso é definido pela revista que for publicar a resenha. Por isso, sempre que um professor pedir para você fazer uma “resenha” (um resumo crítico, já que não será publicado) você deve pedir que ele lhe dê este parâmetros. Se o professor não se pronunciar, sinta-se livre para decidir como apresentar a resenha, desde que respeitando a estrutura geral apresentada aqui e as normas de bom senso para redação de trabalhos.

Exemplo de resumos:

1 -O objetivo do presente trabalho é abordar a História da Computação considerando a evolução das tecnologias de fabricação do hardware e a evolução dos sistemas operacionais até os dias atuais, o que resultou na automação dos processos aritméticos e conduziu à tecnologia dos computadores. Esta monografia apresenta as gerações de computadores e como os sistemas operacionais foram adquirindo um papel significativo na evolução dessas máquinas, procurando dar mais ênfase aos computadores IBM 360, Macintosh e IBM PC na área de hardware, e aos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.



2- Com pequenas variações (dei algumas opções em vermelho):

Este documento (ou Esta monografia) apresenta um breve estudo sobre a História da Computação. Serão abordados (mostrados) dois temas principais: a evolução das tecnologias do hardware , bem como a evolução dos sistemas operacionais até os dias atuais. Serão apresentadas (veremos, descreveremos) aqui as diversas gerações de computadores, e como os sistemas operacionais foram adquirindo um papel significativo na evolução dessas máquinas. Maior ênfase será dada aos computadores IBM 360, Macintosh e IBM PC na área de hardware, e aos sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS.

3 - Outro resumo para outro tema (inspirado no trabalho de Pedro Montenegro):

Esta monografia é o resultado de um estudo sobre a “Casa Digital”, também denominada de casa inteligente. Veremos inicialmente as características mais comuns dessas casas, e suas principais funcionalidades. Em seguida, serão discutidos os principais sistemas de controle de casa digital disponíveis no mercado, avaliando-se as vantagens de cada sistema apresentado. Por fim, serão discutidas as perspectivas futuras para este tipo de aplicação.

Fornecido palo curso: Midias na Educação - Avançado - Tutor: Antonio Welligton