Postagens

Mostrando postagens de junho 12, 2011

A trindade Pedagógica

Imagem
Conheça a trindade pedagógica: diretor, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. O trabalho conjunto entre diretor, coordenador pedagógico e supervisor de ensino garante o bom andamento da escola e a aprendizagem Fernando José de Almeida (gestao@atleitor.com.br) "A ideia de fortalecer a chamada trindade pedagógica vem em boa hora. Antigamente, o diretor, sozinho, fazia tudo." O uso do número três, em muitas situações, parece apontar para a perfeição. No âmbito judaico-cristão, existe a Santíssima Trindade, formada pelas figuras mais importantes de uma crença seguida por milhões de pessoas. Em Matemática, mais especificamente na geometria, aprendemos que por três pontos que não estejam em linha reta sempre passa um plano. Uma mesa com três pés, por exemplo, não fica bamba. Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino. Os dois primeiros geralmente estão todos os d...

Trio gestor: quem faz o que

Imagem
Conheça as responsabilidades de cada função do trio gestor Diretor - Responde legalmente, judicialmente e pedagogicamente pela escola - Assegura, acompanha e controla os materiais e os recursos financeiros da escola - Articula o relacionamento com a comunidade interna e externa escola - Colabora nas decisões da rede e concretiza as políticas públicas na escola - Lidera a elaboração e revisão do projeto político-pedagógico - Garante as condições para o cumprimento do projeto - Assegura e acompanha os momentos de planejamento e estudo da equipe - Cuida do desenvolvimento dos profissionais - Levanta, analisa e acompanha o desempenho dos alunos - Desenvolve projetos institucionais em parceria com o coordenadores e equipe - Articula a equipe para o planejamento e a realização das reuniões de pais - Elabora o cronograma e realiza reuniões regulares com os diferentes segmentos da escola - Orienta a organização do espaço e assegura a exposição das produções dos alun...

OLIMPIADA ESCOLAR DE NOVA SOURE

Imagem
Só sabe que existe uma equipe, quando o resultado é um SUCESSO. Parabéns, a todos gestores, coordenadores,educadores, funcionários de todas as secretarias que contribuiram para um projeto se tornar realidade. Dados do Projeto: Idealização - Barimar Nascimento e Dorge Pimentel Elaboração do Projeto: Kelly Chrystine Guedes Levy e Robélia Aragão da Costa Responsável pela execução: Secretaria de Administração e Secretaria de Educação Execução: Rede municipal , estadual e particular Patrocinio: Prefeitura Municipal de Nova Soure Parceiros da execução: Secretaria de Administração Secretaria de Educação e Cultura Coordenação de Esportes Coordenação de Comunicação Departamento de planejamento pedagógico da educação básica e especial Departamento de merenda Departamento de transporte Secretaria de Ação Social Secretaria de Saúde Secretaria de Agricultura Sozinho nada podemos, mas quando nos unimos os resultados são imensos.

Questões para a construção do projeto de pesquisa.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DG DISCIPLINA: PRÁTICA DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA I DOCENTE: DISCENTE: Questões para a construção do projeto de pesquisa. 1- O que você identificou que era interessante estudar? (em no máximo três linhas). 2- Por que você acha interessante estudar isso? (em no máximo 5 linhas). 3- Localize o problema que você quer estudar (em qual cidade, estado, município, local da cidade ou do município). 4- Qual a área de abrangência do seu estudo? (além da localização específica, o que você quer estudar atinge outras áreas) 5- Se esse problema poderia ter sido estudado em outro lugar por que, então, você escolheu este? 6- Qual o período que você quer estudar? (na atualidade? durante uma faixa de tempo específica?). 7- Por que esse período? 8- Considerando o que você respondeu até agora, qual seria o título da sua pesquisa? 9- Por que sua pesquisa é interessante para: a) a so...

RESUMO

O que é um resumo? Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso. Em geral um bom resumo deve ser: Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível. O resumo tem vár...