terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões para a construção do projeto de pesquisa.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB


DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA - DG

DISCIPLINA: PRÁTICA DA PESQUISA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA I

DOCENTE:

DISCENTE:

Questões para a construção do projeto de pesquisa.

1- O que você identificou que era interessante estudar? (em no máximo três linhas).

2- Por que você acha interessante estudar isso? (em no máximo 5 linhas).

3- Localize o problema que você quer estudar (em qual cidade, estado, município, local da cidade ou do município).

4- Qual a área de abrangência do seu estudo? (além da localização específica, o que você quer estudar atinge outras áreas)

5- Se esse problema poderia ter sido estudado em outro lugar por que, então, você escolheu este?

6- Qual o período que você quer estudar? (na atualidade? durante uma faixa de tempo específica?).

7- Por que esse período?

8- Considerando o que você respondeu até agora, qual seria o título da sua pesquisa?

9- Por que sua pesquisa é interessante para:

a) a sociedade
b) a universidade
c) a ciência geográfica de maneira específica
d) a ciência de maneira geral

10- Para poder dar as respostas a esse problema você deve entender como ele se "comporta", então quais seriam os subtemas a serem estudados (não são os passos são os subtemas)
11- Você conhece algum livro ou texto que trate do problema que você quer investigar? Quais?
12 - Você poderia, lendo esses livros, identificar as partes nas quais eles tratam de definições ou explicações sobre o problema e sobre seus subtemas?
13- Destaque em um papel separado, ou num arquivo de computador essas definições e explicações, mas não esqueça de colocar junto o autor e o local de onde foi retirado (normas da ABNT) e classifica-las por proximidade temática.
14- Escolha dentre as teorias aquela que vc acredita poderá lhe ajudar, de forma mais decisiva, na sua investigação. Essa teoria servirá para você pensar sobre o problema, mas se vc tiver uma teoria sobre, então ela deverá ser descrita agora.
15- O que você pretende fazer para investigar esse problema e seus subtemas?

a) Existem pessoas envolvidas na produção do problema?

b) Quantas?

c) Você pretende estudar todas elas (toda a população ou universo da pesquisa)?

d) Todas as pessoas envolvidas têm a mesma característica ou têm funções diferentes?

e) Se vai usar somente uma parte então quantas vão ser estudadas e por que exatamente estas?

16- Quais instrumentos você pretende usar para investigar o problema e seus temas?

a) Entrevistas? Por que?

b) Questionários? Por que?

c) Iconografia (imagens de maneira geral)? Por que? Onde você vai encontrar?

d) Dados já prontos em tabelas: quais? onde vai encontra-los?

e) Existem mapas sobre algum dos subtemas?

17- Se não for entrevistar ou aplicar questionário em toda a população alvo então como você vai fazer para decidir quem deverá responder o questionário e quem vai responder as entrevistas? Por que?
18- Quais serão os procedimentos estatísticos a serem utilizados para a análise e tratamento dos dados coletados através dos questionários e das tabelas? Por que?
19- Você vai fazer algum levantamento histórico refente ao problema? Por que? Sobre qual período e por que esse período?
20- Você vai apresentar os resultados dos levantamentos de dados de que forma?

a) Tabelas, por que?

b) Gáficos, por que?

b1) de quais tipos?

c) Quadros, por que?

d) Mapas, por que?

d1) de quais tipos?

e) fluxogramas e ou organogramas, por que?
21- Dividindo o tempo que você tem para fazer sua pesquisa, como você distribuiria essas atividades em um quadro de tarefas culminando com a escrita da monografia e apresentação à comunidade acadêmica em um período de, no máximo um ano?
22- Se sua monografia já estivesse pronta, quais poderia ser os capítulos e subcapítulos?
23- Quais os livros, textos, páginas da internet e outras fontes de informações, que você utilizou para responder a todas essas questões? (Coloque-as no formato da ABNT)

Disponibilizado: no CURSO DE MIDIAS NA EDUCAÇÃO - ETAPA : AVANÇADO PELO TUTOR: ANTONIO WELLIGTON MELO DE SOUZA

Nenhum comentário: