Elaborando questões vinculadas aos objetivos de aprendizagem Posted 8 de dezembro de 2017 Fabrício Garcia Antes de iniciar o processo de elaboração das questões de avaliações de aprendizagem, você, professor, deverá responder às seguintes perguntas: O que meu aluno deve ter aprendido antes de realizar a prova? É preciso focar na aquisição de habilidades operatórias, como: selecionar, analisar, avaliar, etc. O foco excessivo na retenção e/ou memorização de conteúdos pode levar o professor a elaborar questões meramente conteudistas. Deve-se avaliar primariamente às habilidades cognitivas desenvolvidas ao longo do módulo/disciplina, assim o conteúdo passa a ser a matéria-prima utilizada pelo aluno para demonstrar essas habilidades na realização da avaliação. Lembre-se, o estudante de medicina precisa desenvolver habilidades cognitivas que os tornem capazes de raciocinar clinicamente diante dos casos mais difíceis. Qual o objetivo dessa prova? As questões da...
Postagens
Mostrando postagens de maio 12, 2019
Como fazer uma prova nota 10
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
EDUCAÇÃO - 29/12/2011 15h23 - Atualizado em 06/01/2012 11h38 Como fazer uma prova nota 10 As pesquisas mostram que o professor que ensina bem nem sempre prepara boas provas. Como as escolas estão mudando essa realidade – e o que os alunos ganham com isso NATÁLIA SPINACÉ. COM CAMILA GUIMARÃES E LUCIANA VICÁRIA | | MUDANÇA A professora Roberta Ramos numa das salas do Colégio São Luís. Ela mudou completamente a maneira de preparar as avaliações (Foto: Filipe Redondo/ÉPOCA) Antes de chegar ao Colégio São Luís, em São Paulo, a professora Roberta Ramos não perdia mais que meia hora para preparar uma prova de português. As perguntas eram diretas e exigiam do aluno pouco mais que o esforço de decorar a matéria. Ela mesma admite isso. Seis anos atrás, ao ingressar na equipe de professores da escola, uma das particulares mais tradicionais da cidade, Roberta passou por um treinamento específico para a...