terça-feira, 14 de maio de 2019


Elaborando questões vinculadas aos objetivos de aprendizagem

Antes de iniciar o processo de elaboração das questões de avaliações de aprendizagem, você, professor, deverá responder às seguintes perguntas:
  1. O que meu aluno deve ter aprendido antes de realizar a prova?
É preciso focar na aquisição de habilidades operatórias, como: selecionar, analisar, avaliar, etc. O foco excessivo na retenção e/ou memorização de conteúdos pode levar o professor a elaborar questões meramente conteudistas. Deve-se avaliar primariamente às habilidades cognitivas desenvolvidas ao longo do módulo/disciplina, assim o conteúdo passa a ser a matéria-prima utilizada pelo aluno para demonstrar essas habilidades na realização da avaliação. Lembre-se, o estudante de medicina precisa desenvolver habilidades cognitivas que os tornem capazes de raciocinar clinicamente diante dos casos mais difíceis.
  1. Qual o objetivo dessa prova?
As questões da prova devem estar intimamente vinculadas aos objetivos de aprendizagem específicos. Exemplos de objetivos: identificar os órgãos responsáveis pela mecânica respiratória; reconhecer as enzimas utilizadas como marcadores do infarto agudo do miocárdio; listar os hormônios produzidos pela glândula tireoide; avaliar a conduta clínica em casos de dengue hemorrágica.
Cada prova deve conter um escopo de objetivos de aprendizagem específicos (habilidades operatórias) articulados com os conteúdos programáticos e competências exigidas para o futuro profissional médico.
  1. Qual é o grau de interdisciplinaridade da avaliação?
Procure saber se o tema abordado nas questões apresentam pontos de contato com outras disciplinas/módulos/áreas de conhecimento. Contextualize as questões levando em consideração a interdisciplinaridade.
  1. Como determinar os diferentes níveis de dificuldade das questões?
O grau de dificuldade da avaliação deve respeitar os objetivos de aprendizagem, utilizando a Taxonomia da Aprendizagem Bloom (Revisada por Anderson em 2001) como critério norteador. Utilize nossos Manuais de Elaboração de Itens como referência.
  1. Devo escolher questões objetivas ou discursivas?
O modelo de questão depende do objetivo de aprendizagem. Assim, se objetivo envolve a habilidade de criar, logo a questão deve ser discursiva, o contrário ocorre se o objetivo envolver a habilidade de selecionar, que exige uma questão de múltipla escolha. Alguns objetivos de aprendizagem podem ser solicitados por questões de múltipla escolha ou discursivas, ficando à critério do professor.
  1. Como determinar com clareza os critérios de correção das questões discursivas?
Determine quais objetivos de aprendizagem serão avaliados e indique como o estudante deve demonstrar o domínio desses conhecimentos e/ou habilidades. Lembre-se de atribuir uma nota (valor) para cada resposta correta correspondente ao objetivo de aprendizagem solicitado na questão.
  1. Suas questões estão de acordo com os critérios de validação adotados por sua instituição?
É muito importante verificar se suas questões estão de acordo com os critérios de validação de itens analisados na Plataforma Qstione. O “check list” está no Manual de Elaboração de Itens II, consulte e fique atento aos critérios de validação, caso contrário, suas questões podem retornar para sua correção, com o parecer dos validadores.

Dicas para elaborar o enunciado das questões

O enunciado é uma composição textual que expressa as intenções do autor da questão, dessa forma a sua estruturação deve ser orientada pelo objetivo de aprendizagem a ser alcançado pelo estudante.
O texto do enunciado deve ser elaborado de maneira clara e objetiva, determinando as tarefas solicitadas ao estudante. Deve incluir todas as informações textuais necessárias, bem como figuras, dados e outros tipos de mídia. A falta ou excesso de dados ou informações pode dificultar a compreensão do problema, ou ainda, confundir o estudante com uma questão sem resposta.
As questões devem focar mais as habilidades operatórias (analisar, selecionar, recordar, etc.). Evite avaliar o aluno unicamente pelo critério de memorização com perguntas iniciadas com: o que? Quando? Quem? Cite. Cuidado com questões que possam dificultar a correção das provas escritas, pelo próprio professor, com enunciações sem delimitação, como: Cite alguns… Dê exemplos…
Muitas vezes as questões são abrangentes a ponto de o professor aceitar quaisquer respostas possíveis, simplesmente porque ele não contextualizou antes de propor um questionamento. Questões assim, geralmente são iniciadas com: Você acha que… É possível… A utilização de alguns termos como: Resumidamente… Em poucas linhas… Sucintamente…, podem gerar a ausência da delimitação da abrangência, complicando a enunciação e dificultando a correção.
Formulações inadequadas podem compor enunciados vagos, imprecisos e sem definição, como: Discorra sobre… Dê sua opinião sobre… É preciso que o leitor (estudante) seja direcionado para a habilidade exigida de acordo com o nível de conhecimento sobre aquele assunto.
Ao elaborar o enunciado o educador deve ser colocar no lugar do aluno e verificar até que ponto o que está sendo solicitado na questão está sendo compreensível. Desse modo, elaborando questões de múltiplas escolhas, o aluno precisa ter a certeza de que há apenas uma resposta correta. Por isso, as formulações devem ser claras e precisas com todas as informações necessárias para que não haja dúvidas.
O enunciado deve expressar de forma objetiva que habilidade está sendo solicitada ao aluno, permitindo a antecipação da natureza das alternativas, levando o estudante a compreensão imediata do objetivo da questão, independente da leitura das alternativas de resposta. Caso a questão seja do tipo interpretativa, o mais indicado é que o enunciado esteja antes do texto para que a leitura seja direcionada ao que se pede na questão.
Atualmente, evita-se empregar palavras ou expressões negativas nas avaliações. Todas as questões devem ser elaboradas de maneira positiva, ou seja, sem empregar termos como exceto, não, incorreto e errado. Devem-se incluir informações funcionais. Em alguns tipos de questões, faz-se necessário a adição de instruções, como: Analise o gráfico abaixo… Leia o texto antes de responder as perguntas… Leve em consideração as afirmativas abaixo…
Estruturação do enunciado
Estruturação das alternativas de resposta das questões de múltipla escolha
As opções de resposta devem ser compostas por uma opção correta e quatro opções incorretas (distratores). Todas as opções de resposta devem ser convidativas para resolução do problema, isto é, os distratores devem fornecer respostas plausíveis e correlacionadas com o contexto e situação-problema da questão. Todas as opções devem estar em harmonia com o Comando da questão. A resposta correta deve estar diretamente vinculada ao comando da questão e não deve dar margem a dúvidas.
Evite utilizar subterfúgios linguísticos que possam confundir o estudante, misturar assuntos nas opções, criar informações para desviar o foco estudante e utilizar palavras que forneçam pistas para resposta.
Leia os Manuais de itens fornecidos pela IES para obter mais dicas e informações.
Perguntas norteadoras do enunciado das questões
Item
Item é o nome dado para as questões que compõem a avaliação em larga escala, com uma diferença das propostas em sala de aula, pois o item avalia apenas uma habilidade, aborda uma única dimensão do conhecimento.
Os itens são elaborados para obter do aluno uma única resposta a cerca da habilidade avaliada. A partir da análise das respostas dos alunos aos itens, pode-se calcular sua proficiência para aquela habilidade.
O item é constituído por enunciado, suporte, comando e alternativas de respostas, que podem ser distratores ou o gabarito.
O enunciado é responsável por impulsionar os estudantes a solucionar os problemas apresentados.
O suporte equivale a uma imagem, um gráfico, uma tabela, um texto ou outro recurso que apresente uma situação-problema ou um questionamento com informações necessárias à resolução do item.
O comando corresponde à orientação dada ao estudante para a resolução do item. Esse deve ser preciso e estar nitidamente atrelado à habilidade que se pretende avaliar, explicando com clareza a tarefa a ser executada.
As alternativas de resposta são apresentadas numa lista de quatro ou cinco opções, sendo apenas uma correta – o gabarito.
São denominadas distratores as alternativas de resposta que não estão corretas, mas que devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis dos estudantes. Assim,  o distrator pode revelar uma competência que não foi adquirida pelo estudante e mostrar o caminho que o professor deve seguir para sanar essa dificuldade.

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