Descrevendo os Procedimentos de Planejamento de Aula
Descrevendo os Procedimentos de Planejamento de Aula
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A elaboração
dos procedimentos do plano de aula remete ao conjunto de ações ordenadas ao
qual o educador norteará sua aula em prática. Neste item nota-se a importância
de uma sequência lógica e que valorize o tempo da aula, pois são as fases da
aprendizagem.
Este item deve conter uma breve descrição das
etapas da aula que oriente o educador para sua aula em uma linguagem clara e
objetiva, e de fácil entendimento. Uma dica importante é descrever a aula de
forma que outra pessoa, caso seja necessário, a execute, com base nos
procedimentos descritos.
Os procedimentos relacionados auxiliam o professor
a lembrar das ideias formuladas, uma vez que os planos de aula, geralmente, são
realizados com antecedência.
Sendo assim, deve-se tomar atenção para a escrita das ideias no futuro, uma vez que as atividades ainda serão realizadas e aos procedimentos da aula que deverão estar relacionados aos conteúdos e objetivos que o educador almeja.
Sendo assim, deve-se tomar atenção para a escrita das ideias no futuro, uma vez que as atividades ainda serão realizadas e aos procedimentos da aula que deverão estar relacionados aos conteúdos e objetivos que o educador almeja.
Após a elaboração dos procedimentos faz-se
necessário identificar quais os recursos que serão utilizados para a execução
da aula.
Procedimentos
No início da aula será proposto um pequeno diálogo com os alunos para a verificação do conhecimento prévio do tema com as perguntas:
_ Quem consulta o dicionário com frequência?
_ Por que alguém utilizaria um dicionário?
_ Qual a utilidade de um dicionário?
Após este diálogo faremos a leitura do texto: O
dicionário genial.
Após a leitura e em grupos procuraremos alguns
verbetes no dicionário como, por exemplo, as palavras alface e cola que se
encontram no texto. A atividade será complementada com a relação de palavras
com duplo sentido que identificarem no texto.
Realizaremos as anotações coletivas dos conceitos aprendidos em sala e como atividade extraclasse será proposta uma produção de texto com o tema: as palavras e suas origens.
Realizaremos as anotações coletivas dos conceitos aprendidos em sala e como atividade extraclasse será proposta uma produção de texto com o tema: as palavras e suas origens.
À construção dos procedimentos das aulas estão atrelados todos os recursos que serão utilizados para que se consiga atingir os objetivos propostos.
Itens importantes a ser considerados para a elaboração dos procedimentos das aulas:
• Escreva o texto no Futuro do Presente do Indicativo, Exemplos: nós escreveremos, apresentarei o texto, etc.
• Liste as ideias de forma organizada, sequencial e
com clareza.
• Elabore as atividades de acordo com o tempo da
aula. Tente prever quanto tempo levará para a execução de cada atividade.
• A aula é elaborado para o educando. O objetivo do
plano de aula visa a aprendizagem do aluno.
• A elaboração dos procedimentos descreve o uso dos
recursos e atividades avaliativas da aula.
• Os procedimentos devem ajustar-se ao conteúdo da
aula.
• Os procedimentos devem ser adequados aos
objetivos propostos.
• Certifique-se que sua aula inclui formas de verificação para que o aluno demonstre o que aprendeu.
• Certifique-se que sua aula inclui formas de verificação para que o aluno demonstre o que aprendeu.
• Inclua conceitos, ideias fundamentais e exemplos que facilitem a compreensão do conteúdo.
• Acrescente as questões, exercícios, pesquisas, textos, imagens que façam parte do conteúdo.
Levando-se em conta estes itens pode-se iniciar a construção do espaço educativo, que poderá ser a sala de aula, o pátio, o laboratório. A partir dos procedimentos estruturados pelo educador este espaço educativo se transforma e poderá tornar-se um ambiente de superação e até de desafios pedagógicos que transforma a aprendizagem em significativa para o educando. A partir dos procedimentos das aulas, pode-se ter a real construção do conhecimento e o desenvolvimento das competências na formação do aluno-cidadão.
A prática docente, pedagógica, ativa, o espaço educativo,
a sala de aula é o laboratório dos que ensinam e dos que aprendem.
“A primeira constatação que faço é a de que toda
prática educativa implica sempre a existência de sujeitos, aquele ou aquela que
ensina e aprende e aquele ou aquela que, em situação de aprendiz, ensina
também, a existência do objeto a ser ensinado e aprendido – a ser re-conhecido
e conhecido – o conteúdo, afinal.” (Freire, 1992)
Paulo Freire destaca a importância da valorização do saber dos alunos, de suas experiências vividas e que na relação da prática educativa não só o educador, mas o educando, ensina.
Paulo Freire destaca a importância da valorização do saber dos alunos, de suas experiências vividas e que na relação da prática educativa não só o educador, mas o educando, ensina.
Assim, considera-se a trajetória de vida dos educandos na elaboração dos procedimentos das aulas, que se tornam assim flexíveis.
Nesta reflexão também contribui Silva (2003) quando
destaca que ao considerar as trajetórias de vida dos educandos nos
procedimentos das aulas, flexibilizamos os objetivos, os conteúdos, a avaliação
e as formas de ensinar, em resumo, recria-se o currículo.
“...para a concretização dessa flexibilidade são
importantes os seguinte questionamentos: quem são os meus aprendentes? Que
sabem os alunos em relação ao que quero ensinar? Que experiências tiveram? O
que são capazes de aprender? Quais são os seus interesses? Quais são os seus
estilos de aprendizagem? (...) Esses questionamentos vão possibilitando uma
maior aproximação e diálogo da organização pedagógica do trabalho docente com
as várias trilhas de aprendizagens e com a estrutura curricular.” (Silva, 2003)
É importante ressaltar que os procedimentos são
estabelecidos relacionando-os aos recursos didáticos.
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