terça-feira, 14 de maio de 2019

Dicas para preparar sua escola para a Prova Brasil


Dicas para preparar sua escola para a Prova Brasil
https://educador360.com/pedagogico/prova-brasil/
Entenda como funciona o sistema e prepare seus alunos para a Prova Brasil
Em novembro deste ano serão realizadas as duas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). a Prova Brasil. Essa prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro nos Ensinos Fundamental e Médio e seu resultado é utilizado para calcular o Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O sistema
É composto de duas avaliações:
  • Anresc – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, que todos conhecem como Prova Brasil: Avalia as escolas públicas nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
  • Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, popularmente conhecida apenas como Saeb: É aplicada nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas e privadas.
O Saeb e o Ideb foram criados para refletir a situação da Educação brasileira e responder à seguinte questão: Será que as crianças e adolescentes estão aprendendo o desejável em cada etapa escolar?
Apesar de a maioria dos resultados ainda ser baixa, eles têm evoluído. É a partir deles que é possível reavaliar as atuais políticas da educação no país e revisar parâmetros como os do Compromisso Todos Pela Educação, por exemplo. Para se ter uma ideia, a meta do Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6, o número correspondente ao de países desenvolvidos.
Como preparar
Neste artigo, nossa pretensão é recomendar boas práticas de preparação das escolas para as avaliações da Saeb, baseadas em orientações de especialistas e em dados concretos obtidos por meio de procedimentos de avaliação para o estabelecimento de prioridades nos objetivos educacionais. Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, ressalta que:
“É importante que as avaliações sejam utilizadas como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, pois a análise reflexiva dos seus resultados é um recurso eficiente para orientar os professores na melhoria da qualidade das suas aulas e, para as equipes gestoras, como ferramenta em potencial de intervenções pedagógicas adequadas às especificidades da sua realidade.”
As dicas de preparação para as provas também envolvem decisões e iniciativas de longo prazo. Como essas avaliações são baseadas no desenvolvimento de habilidades e raciocínios específicos, não há como melhorar significativamente o resultado dos testes apenas com ações pontuais.
Entenda as provas
Entender as provas plenamente é importante para orientar os estudantes sobre seus objetivos e sua implementação. Por isso, é essencial que os professores consultem as matrizes e pré-requisitos e entendam o contexto no qual ela está inserida. Em uma reportagem concebida à Revista Gestão Escolar, Maria do Pilar, a ex-secretária de Educação Básica do MEC, comentou a questão:
“Por vezes, as turmas pensam que o exame não vale nada e que ninguém verá os resultados. É preciso explicar os objetivos da avaliação e orientá-las para que respondam com seriedade.”
O portal do MEC disponibiliza uma apresentação a respeito da avaliação, as Matrizes de Referência do Sistema Nacional, modelos de questões com comentários, gabaritos de avaliações anteriores etc.
Familiarize os alunos com as exigências
Muitos alunos ainda não estão habituados com o sistema das provas. É importante fazer uma espécie de simulado das avaliações, com o mesmo modelo de questões e utilizando cartões resposta, por exemplo. Isso pode fazer toda a diferença no dia da prova!
A professora e coordenadora da Prova Brasil em Florianópolis, Marilde Fonseca, destacou, em uma entrevista ao portal QEdu, a importância de explicar aos alunos os termos pedidos nas provas como “assinale”, “circule”, “escolha” etc. Ela ressaltou:
“Às vezes eles até conseguiriam responder à questão, mas não o fazem porque não compreendem esses termos no enunciado.”
Essas práticas auxiliam na identificação das habilidades e competências que devem ser desenvolvidas por seus alunos e aproxima os processos pedagógicos do que é exigido nas metas nacionais.
Planeje-se a longo prazo
De maneira similar ao ENEM, a Prova Brasil cobra habilidades que não podem ser “treinadas” em 1 mês, mas podem ser desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. A solução é investir no planejamento de ações de longo prazo.
A maioria dos descritores exigidos na prova não são conteúdos técnicos. Na prática, muitos deles dizem respeito ao domínio de diferentes capacidades de interpretação, análise e comparação de fatos e inferência de informações. Gisele Gama, da Abaquar Consultores, ressaltou em entrevista à Revista Nova Escola:
“A Prova Brasil cobra capacidades que são apresentadas por meio de descritores que explicitam o que os estudantes precisam dominar.”
Por isso, é importante concentrar esforços no desenvolvimento destas capacidades durante todo o Ensino Básico. Elas devem estar previstas no planejamento pedagógico e seu desenvolvimento deve ser acompanhado pelos coordenadores pedagógicos durante as diferentes fases da Educação Básica.
Analise os resultados e utilize-os
Colete dados das provas anteriores e invista na análise destes dados para a correção de possíveis problemas no aprendizado. As análises geram uma visão diagnóstica do ensino da escola. Com base nesse diagnóstico, é possível desenvolver estratégias para aprimorar as práticas e, consequentemente, alavancar os próximos resultados.
A ex-secretária do MEC, Maria do Pilar, comentou a necessidade de explorar, de modo construtivo, esses resultados:
“Uma avaliação só faz sentido quando leva à reflexão e à transformação da prática pedagógica. É necessário gerar uma provocação para a equipe pensar a respeito do que está dando certo e do que ainda pode melhorar.”
Plataforma de Avaliação de Aprendizagens
O principal objetivo de um processo avaliativo é ser um instrumento mediador entre o atual (como está), o ideal (onde se quer chegar) e o real (o que fazer).
Pensando nisso, a Mind Lab desenvolveu a Plataforma de Avaliação de Aprendizagens, para fornecer uma “fotografia” das condições do alunado e uma simulação da Prova Brasil. Por meio dessa Plataforma, é possível realizar uma “Avaliação Integrada” em Matemática e Língua Portuguesa, além da coleta de informações sobre habilidades socioemocionais relacionadas à motivação, às estratégias de aprendizagem e à resolução colaborativa de problemas.
Na Plataforma, as avaliações têm a mesma estrutura da Prova Brasil e utilizam os mesmos descritores. Por isso, a leitura dos resultados permite inferir o provável desempenho dos alunos da rede na Prova Brasil, identificar fragilidades na aprendizagem dos diferentes eixos temáticos e estabelecer planos de ação para corrigi-las antes da Prova Brasil.
Para saber mais, entre em contato com o Gestor de Relacionamento Mind Lab da sua rede.
Garanta boas condições nos dias das provas
É fundamental evitar que eventos externos comprometam a atenção e o desempenho dos alunos. Neste aspecto, a professora Marilde Fonseca orienta que seria extremamente positivo realizar uma reunião com a equipe da escola antes da aplicação das provas, envolvendo desde os professores de educação física até a equipe da copa. Esse encontro deve cuidar do planejamento do evento, fazer com que todos estejam cientes e evitar imprevistos que possam atrapalhar a realização das avaliações. Lembre-se: nem todas as turmas realizarão a Prova Brasil e o intervalo de alguns grupos de alunos pode perturbar a tranquilidade no entorno das classes que a farão.
Também é importante certificar-se de que todos os alunos dos anos citados realizarão a prova, até mesmo os que possuem necessidades especiais. O diretor pode analisar cada caso para que essa regra se cumpra sem constrangimentos e com as devidas ferramentas para suprir as necessidades dos deficientes visuais e auditivos, por exemplo.
Esperamos que as dicas sejam úteis para sua equipe e desejamos uma boa prova aos alunos da sua rede!

Nenhum comentário: