terça-feira, 14 de maio de 2019

Roteiro de pontos apara perceber aspectos da escola visitada e efetuar um relatório consistente de estágio de licenciatura

USP
4300390 PRÁTICAS EM ENSINO DE FÍSICA
Profa. Valéria
Monitores: Danila, Luiz e Fernando

SUPORTE PARA PRODUÇÃO DAS ATIVIDADES N1 e N2

Introdução: este roteiro tem como objetivo orientá-lo a perceber alguns aspectos da escola visitada. Alguns desses aspectos somente serão perceptíveis ao longo de várias visitas à escola.  Já outros poderão ser notados nas primeiras visitas. Desta forma, nesse primeiro dia de visita à escola você tem dois objetivos. O primeiro é perceber alguns aspectos ligados à estrutura física da escola e ao perfil da(s) turma(s) que irá acompanhar. O segundo é conseguir verificar como está organizado o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) que será objeto da oficina que deverá realizar na semana de 17 a 21 de março (até lá você precisará ter coletado informação sobre o PPP na escola). Para te ajudar na observação, procure responder as questões no final do roteiro.

Documentação Escolar
Os documentos escolares cumprem um papel fundamental na organização de uma escola e podem revelar muito sobre sua identidade e história. Alguns desses documentos podem ser de fácil acesso, como a Grade de Aulas, o Diário de Classe e o Calendário Escolar. Já outros, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), Plano de Ensino de Física e Regimento Escolar, podem não ser disponibilizados com facilidade. Desta forma, procure o coordenador pedagógico da escola e peça para analisar o PPP da escola e o Calendário Escolar, explicando o motivo de seu pedido (a coordenação e/ou direção da escola já foi previamente informada sobre essa atividade).
1.    Quais são os objetivos declarados da escola no PPP? Visa formação técnica ou preparo específico para ingresso no ensino superior, por exemplos?
2.    Quem são os autores (quem participou da elaboração) do PPP?
3.    Quando o PPP foi revisto/atualizado pela última vez e qual a periodicidade dessa atualização?
4.    Como o PPP está organizado? (capítulos, seções, etc.). Quais aspectos sobre a organização escolar são discutidos no PPP?
5.    O PPP discute como é realizada a gestão da escola? Essa é centralizada? É compartilhada por membros de diferentes segmentos da escola?
6.    É possível perceber alguma fundamentação teórica-pedagógica predominante?
7.    É possível perceber influência de parâmetros curriculares nacionais?
8.    Existe distribuição equitativa das disciplinas em todas as áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Códigos e Linguagens) ou prevalência de disciplinas de alguma área para cada nível de ensino atendido pela escola (Fundamental II, Ensino Médio, EJA)?

Estrutura Física da Escola

A estrutura física de uma escola pode dizer muito sobre ela, revelando sua idade, sua organização, recursos disponíveis, o cuidado ou não que as pessoas têm por ela, sua política pedagógica, etc.
  1. Como é a estrutura do prédio? É antiga ou nova? Tem mais de um andar? Possui áreas externas à construção? É arborizada? É organizada, de forma a permitir fácil acesso e movimentação dos alunos e funcionários?
  2. Como é o pátio? É amplo o suficiente para acomodar os alunos? É bem ventilado, iluminado e limpo? É confortável para os alunos?
  3. A escola possui cantina? Se sim como ela é? Possui lugares suficientes para os alunos se acomodarem? É bem ventilado, iluminado e limpo?
  4. Como é área de práticas esportivas da escola? São cobertas as quadras e demais áreas? Possui lugares próximos para os alunos beberem água?
  5. A escola possui biblioteca e laboratórios? Como são esses espaços? São usados com frequência?
  6. A escola possui lugares que você julga serem de risco para os alunos? Há extintores de incêndio? O prédio permite a evacuação rápida dos alunos e funcionários?
  7. Há espaços que facilitam a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física? Como são as salas de aula? São amplas? Acomodam quantos alunos? Esse número é suficiente? São limpas, iluminadas e ventiladas? As carteiras são organizadas de que forma? Há trabalhos de alunos colados na parede da classe, ou em outras dependências da escola?

Perfil da Turma

As turmas com as quais trabalhamos como professores, de forma geral, são heterogêneas, singulares, apresentam características que não se repetem e, por isso, cada uma exige uma prática pedagógica diferente, a qual seja condizente não só com o projeto político-pedagógico da escola, mas também com as especificidades da turma.
1.  Quantos alunos essa turma possui? Pergunte ao professor o número médio de alunos que costumam frequentar as aulas. Qual a idade média desses alunos?
2.  Esses alunos trabalham ou exercem outras atividades além das escolares? Possuem tempo disponível para estudar?
3.  Esses alunos moram perto da escola? Que tipo de transporte costumam usar para ir à escola? Quanto tempo gastam para chegar à escola?
4.  Há alunos com necessidades especiais?
5.  Como é a relação entre os alunos? São unidos? Há grupos e o que os caracterizam? Costumam discutir e brigar? São cooperativos?
6.  Como é a relação entre os alunos e professor? Os alunos prestam atenção no que o professor fala? Os alunos demonstram respeito e confiança no professor? O professor demonstra respeito, carinho, afeto e amizade pelos alunos? Como o professor lida com a indisciplina e os conflitos na sala de aula?

Nenhum comentário: