segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Qual é o papel do Coordenador pedagógico em uma escola?

A profissão de coordenador pedagógico surgiu para substituir o "supervisor" escolar, pois até a década de 80/90, o supervisor era visto como um fiscalizador, um inspetor das rotinas escolas às normas oficiais e não alguem que contribuia com o processo educativo. Assim, mudou o nome, mas as atribuições continuam as mesmas:

a) desenvolver um trabalho harmônico dentro da escola;

b) Conversar diretamente com os professores sobre o desempenho discente;

c)Acompanhar e avaliar o professor em relação ao que faz e como faz o seu próprio trabalho;

d) Assessorar o trabalho do professor (transmitindo sugestões de atividades);

e) Descentralizar as decisões a respeito da ação docente;

f)Criar situações para a solução dos problemas que surjam no grupo de professores;

g) Procurar subsídios que facilitem a ação docente;

h) Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experiências;

i)Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo;

j)Incentivar os professores a avançar em seus estudos;

k)Organizar as condições de trabalho do professor como material de ensino;

Por esse prisma, o coordenador não é mais aquele sujeito que possui um “superpoder” de assessorar, acompanhar, controlar e avaliar o trabalho docente realizado nas instituições de ensino, mas aquele que constrói com os professores o seu trabalho diário. Seu papel envolve uma atuação grupal, pois atende tantos professores, alunos como todos os setores de uma escola. por ser grupal, seu trabalho exige o exercício constante do pensar, do descobrir e do saber o modo de avançar nas ações.

P.S: Para exercer o cargo de coordenador, preferencialmente teve ter o curso de pedagogia ou licenciatura plena em outra area com especialização na area de coordenação ou supervisão escolar.

Sinara Duarte

Sugestões para preenchimento do relatório

Observações

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;

• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;

• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;

• Deve-se proceder relação com o registro anterior;

• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

Desenvolvimento cognitivo
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve

ÁREA SÓCIO-AFETIVA

Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?

Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?

Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?

Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.

Controle esfincteriano resolvido?

Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?

Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?

EDMA FERREIRA

http://partilhandoideiasideais.blogspot.com.br/2010/12/sugestoes-para-preenchimento-do.html