A profissão de coordenador pedagógico surgiu para substituir o "supervisor" escolar, pois até a década de 80/90, o supervisor era visto como um fiscalizador, um inspetor das rotinas escolas às normas oficiais e não alguem que contribuia com o processo educativo. Assim, mudou o nome, mas as atribuições continuam as mesmas:
a) desenvolver um trabalho harmônico dentro da escola;
b) Conversar diretamente com os professores sobre o desempenho discente;
c)Acompanhar e avaliar o professor em relação ao que faz e como faz o seu próprio trabalho;
d) Assessorar o trabalho do professor (transmitindo sugestões de atividades);
e) Descentralizar as decisões a respeito da ação docente;
f)Criar situações para a solução dos problemas que surjam no grupo de professores;
g) Procurar subsídios que facilitem a ação docente;
h) Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experiências;
i)Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo;
j)Incentivar os professores a avançar em seus estudos;
k)Organizar as condições de trabalho do professor como material de ensino;
Por esse prisma, o coordenador não é mais aquele sujeito que possui um “superpoder” de assessorar, acompanhar, controlar e avaliar o trabalho docente realizado nas instituições de ensino, mas aquele que constrói com os professores o seu trabalho diário. Seu papel envolve uma atuação grupal, pois atende tantos professores, alunos como todos os setores de uma escola. por ser grupal, seu trabalho exige o exercício constante do pensar, do descobrir e do saber o modo de avançar nas ações.
P.S: Para exercer o cargo de coordenador, preferencialmente teve ter o curso de pedagogia ou licenciatura plena em outra area com especialização na area de coordenação ou supervisão escolar.
Sinara Duarte
Direcionado ao Pedagogo que exerce a função técnica e tem por objetivo expor: projetos, textos, artigos, resenhas e informações do MEC.,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pensando: Seleção e estruturação de conteúdos
Pensando: Seleção e estruturação de conteúdos José Domingos Oliveira Kelly Chrystine Guedes Levy 1. Seleção e estruturação de conteúdos “...
-
Com certeza todos os alunos esperam algo envolvente e dinâmico na primeira aula. Já pensou no que você vai fazer? Existe inúmeras maneir...
-
DINÂMICAS DE GRUPO As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida posi...
-
PLANO QUINZENAL Cara professora, o objetivo deste material é possibilitar acesso a ideias que possa auxiliar no processo de alfabet...
Nenhum comentário:
Postar um comentário