Postagens

Mostrando postagens de outubro 14, 2012

Reconciliando Diferenças entre Humanidade e Natureza

Autor : Vicente L Lopes Ecologia Integral é uma investigação holística sobre a natureza das relações entre seres humanos e meio ambiente. O termo "integral" sugere que a ecologia é relevante em todos os aspectos do conhecimento humano e ação (toda atividade humana deveria ser "ecologizada") e que a ecologia deve fazer uso do espectro inteiro de investigação humana, incluindo as experiências objetivas, subjetivas e intersubjetivas. A Ecologia Integral se origina de um compromisso com uma forma de naturalismo que vê a mente contínua com a natureza, o cultural surgindo do natural, e o ser humano como parte essencial dos processos naturais. Embora parcialmente inspirada pela ciência ecológica e a teoria de sistemas, a Ecologia Integral utiliza conhecimentos derivados de tradições filosóficas muito mais amplas, incluindo os conhecimentos indígenas e formas "não-ocidentais" de saber. A Ecologia Integral rejeita a visão de mundo dominante na sociedade...

HIGIENE E SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

                                                                                                                               Autor: Ronan Barbosa A higiene com o corpo físico é muito importante para termos saúde. Mas, por incrível que pareça, isso é só o começo!! Só o começo!? Mas, por quê? Porque nós não somos feitos só de corpo físico. Uai! Mas, como...

PRESERVAR O PLANETA

PRESERVAR O PLANETA ( ESTE MATERIAL FOI RETIRADO DA INTERNET) “O homem não teceu a teia da vida. Ele é apenas um de seus fios. O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo” Chefe Seattle Conhecer para preservar Para explorar e compreender o ambiente em que vivemos, nada melhor que uma caminhada ecológica, onde se pode observar de perto “a vida acontecendo”. Indicada para pessoas de todas as idades a atividade tem o propósito de proporcionar aos participantes um contato direto e uma profunda reflexão a respeito das características do meio em que vivem.  COMO SE FAZ  1ª Etapa — Reflexão Proponha ao grupo uma discussão sobre os termos “ecologia” e “meio ambiente”, com base nos conceitos abaixo. Procure valorizar a necessidade de conhecer a natureza para poder ter atitudes coerentes com a preservação e a conservação do planeta. Ecologia — deriva do grego em que (eco) oikos = casa e (logia) logos = estudo. Termo introduzido pelo biólogo alemão E...

Dinâmica para trabalhar com o tema: PAZ

DINÂMICAS DE GRUPO As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida positiva para todos, além de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de um espaço harmônico e seguro para todos e da valorização de regras construídas em grupo para a promoção da PAZ. 1. O GAROTINHO (O ALUNO) CHAMADO AMOR Fazer gestos, cada vez que na história aparecer as seguintes palavras: PAZ – Aperto de mão AMOR – Um abraço GARRA – Trocar de lugar (ou bater bem forte os pés no chão) SORRISO – Gargalhada BEM-VINDOS – Bate palmas Era uma vez um garotinho (aluno) chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia, descobriu que a vida só tinha sentido quando ele descobrisse a PAZ, e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ. Chegando à escola onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios, e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos ...

Paz e 7 de setembro de forma interdisciplinar

PORTUGUÊS  Análise de textos (manifesto pela paz, versão para crianças)  Reportagens, crônicas, produção de texto em grupo , duplas e individualmente  Reflexão sobre o filme 'Azur e Asnar' , interpretação oral e escrita do filme e debate sobre o tema centr  Reflexões sobre a música 'Era uma vez...' de Sandy e Júnior. HISTÓRIA  Serão realizadas atividades de debate sobre situações de conflito  Conversas e discussões sobre: .o que é Pátria; .o que aconteceu no dia 7 de setembro; .a figura de D.Pedro I; .os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino; .o grito da Independência; .a vida no Brasil antes e depois da Independência  Debate: O Brasil é independente? Qual a importância do dia 7 de Setembro  Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;  Confecção da Bandeira do Brasil com produtos recicláveis.  Confecção do Mural: "Vultos da História do Brasil"  Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles dev...

Músicas para se trabalhar com o tema: PAZ

Paz Psirico Não não não tem confusão por onde o psirico passa Deixa a paz no coração e a galera vem em massa E é um bololo vem de branco, vem negão Vamos cantar pra todo mundo ouvir refrão... E não não não tem confusão por onde o psirico passa E deixa a paz no coração e a galera vem em massa E é um bololo vem de branco meu irmão Vamos cantar pra todo mundo ouvir refrão...irmão Olha todo mundo pede paz O psirico pede paz E a galera é da paz Ô minha cidade pede paz E a pomba branca...(vuou, vuou, vuou)3x Eu disse não, não, não Violência não, não, não E a fome não, não, não, Preconceito não, não, não Somos irmãos... sim Olha todo mundo pede paz A minha cidade pede paz Nesse verão eu quero paz E todo mundo pede paz E não não não tem confusão por onde o psirico passa Deixa a paz no coração e a galera vem em massa E é um bololo vem de branco, vem negão Vamos cantar pra todo mundo ouvir refrão... Olha aqui e não não não tem confusão por onde o psirico p...

Contribuições de Lev Vygotsky para a educação

CAMILA CÂNCIO REIS GONÇALVES LENICE SOUZA LUZIA GOMES MELRITUTI MICHELLE Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem. Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy. O texto vem relatar sobre a visão de Lev Vygotsky com relação à educação, aprendizagem, ensino, alunos, conteúdos, professor, metodologia e avaliação para a formação dos educandos dentro de uma estrutura construtiva, na qual o sujeito é capaz de construir sua própria história e de interagir com o meio em que vive. A educação se define como o desenvolvimento artificial da criança proporcionando a mesma, instrumentos técnicos, interiores e operações intelectuais. Segundo Vygotsky (1989), ele reconhecia que a educação deveria adotar uma pedagogia que guiasse o desenvolvimento da criança em direção às funções em processo de amadurecimento, em vez de se limitar a trabalhar apenas baseando naquilo que a cria...

Contribuições de Bruner para a aprendizagem

BRUNER. Cognitivista (Teoria da aprendizagem por descoberta) Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem. Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy. EDUCAÇÃO: é a atividade complexa de adequar uma cultura às necessidades de seus membros e de adequar seus membros e suas formas de saber às necessidades de uma cultura. APRENDIZAGEM: é o processo de “reordenar ou transformar os dados de modo que permitam ir além deles, em direção a uma nova compreensão ou insight.” ENSINO: é uma atividade que deve principalmente concentrar-se em como otimizar a aprendizagem, facilitar a transferência ou a recuperação de informações. Envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. Deve estar voltado para a compreensão. ALUNO: ele revisa, modifica, enriquece e constrói seus conhecimentos. Reelabora constantemente suas próprias representações, enquanto uti...

Contribuições da teoria de David Ausubel para a educação

JORGEANE VALENÇA DA COSTA MARÍLIA DOS SANTOS SOUZA DA SILVA RENATA CARVALHO SOUZA SOLANGE DA SILVA TALITA DE OLIVEIRA LEAL LIMA BARBOSA Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem. Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy.     David Ausubel foi um grande psicólogo da educação estadunidense, Após sua formação acadêmica, em território canadense resolve dedicar-se áeducação no intuito de buscaras melhorias necessárias ao verdadeiroaprendizado. Totalmente contra a aprendizagem que tenha uma ³estrutura cognitiva´, de modo a identificar a aprendizagem que como um processo de armazenamentode informações que, ao agrupar- se no âmbito mental do individuo, seja manipulada e utilizada adequadamente no futuro, através da organização dos conteúdos aprendidos significativamente. Segundo Ausubel a educação é um processo sistemático e interativo de troca d...