terça-feira, 16 de outubro de 2012

PRESERVAR O PLANETA

PRESERVAR O PLANETA ( ESTE MATERIAL FOI RETIRADO DA INTERNET)
“O homem não teceu a teia da vida. Ele é apenas um de seus fios.
O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo”
Chefe Seattle

Conhecer para preservar

Para explorar e compreender o ambiente em que vivemos, nada melhor que uma caminhada ecológica, onde se pode observar de perto “a vida acontecendo”. Indicada para pessoas de todas as idades a atividade tem o propósito de proporcionar aos participantes um contato direto e uma profunda reflexão a respeito das características do meio em que vivem.

 COMO SE FAZ

 1ª Etapa — Reflexão


Proponha ao grupo uma discussão sobre os termos “ecologia” e “meio ambiente”, com base nos conceitos abaixo.
Procure valorizar a necessidade de conhecer a natureza para poder ter atitudes coerentes com a preservação e a conservação do planeta.
Ecologia — deriva do grego em que (eco) oikos = casa e (logia) logos = estudo. Termo introduzido pelo biólogo alemão
Ernest Haeckel, em 1866, para designar “o estudo das relações entre os seres vivos e não vivos e o mundo externo circunvizinho”.
Meio Ambiente — interações entre seres vivos e não vivos diante de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que afetam a harmonia entre o ser humano e todo o ambiente que o cerca. A lei federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, que trata da
Política Nacional do Meio Ambiente, define: “Meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Segundo O Guia da Ecologia — para Entender e Viver Melhor a Relação Homem-Natureza (Secretaria de Estado do Meio Ambiente/SP, organizador: Fábio Feldmann), meio ambiente é “o conjunto de todas as condições e influências externas circundantes que interagem com um organismo, uma população ou uma comunidade”.

2ª Etapa — Exploração

Os participantes formam equipes de dez pessoas. Cada turma deve fazer uma pesquisa, em torno da escola, a respeito de um tema ligado ao ambiente. O ideal seria cada grupo escolher um representante para a coordenação da atividade. O monitor estabelece os limites da caminhada, levando em consideração as características do bairro e da comunidade.

Planejamento no grupo — Cada grupo define a forma como se dará o levantamento dos dados. Para obter as informações, o grupo pode fazer observações, tirar fotografias, realizar entrevistas, aplicar questionários (preparados com antecedência), coletar amostras (lembrar que as amostras devem ser colhidas apenas do chão!) etc. Depois o grupo deve decidir o trajeto a ser seguido.

Apresentação do trabalho — O grupo pode escolher a forma de apresentação que desejar: exposição oral, de cartazes, encenação de peça etc.


TEMAS PARA OS GRUPOS, pesquisa baseada na obra

Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, de Genebaldo Freire Dias.

• Existe flora urbana?
Há registros de que existem plantas na Terra há mais de 450 milhões de anos. Acredita-se que cerca de 250 mil espécies estejam espalhadas pelo mundo. Muitas delas, nas cidades. São árvores frutíferas e ornamentais, arbustos, e uma infinidade de outras plantas que crescem em ruas, praças e parques.

AÇÃO — contar todas as árvores encontradas durante a caminhada. A classificação dessas plantas pode ser feita do jeito que o grupo preferir: pequenas e grandes, frutíferas e não frutíferas, folhas miúdas e folhas largas etc. As pessoas também podem eleger a árvore “mais bonita”, tirar uma foto ou fazer um desenho dela para mostrar aos outros.

• Existe fauna urbana?

Das formigas aos cavalos, uma infinidade de animais circulam a nosso redor. Eles habitam nossas casas, as ruas, as escolas. Cada um com uma forma de vida particular e dependendo de outros animais para sobreviver e se reproduzir. Nesta atividade, é importante lembrar que o ser humano também é um animal (mamífero). A diferença é que, por causa da nossa inteligência, adquirimos cultura — que se traduz em artes, ciências, ética, religiões etc. No mais, as nossas necessidades são as mesmas dos demais animais: alimento, abrigo, reprodução e repouso.

AÇÃO — fazer uma listagem com todos os animais que puder encontrar durante a caminhada. As pessoas podem escolher um animal em especial, sobre o qual farão uma pesquisa de características (onde vive, o que come, quais seus inimigos naturais etc.).

• Como anda a poluição sonora na comunidade?

Estudos demonstram que, a cada dia, o homem da cidade perde um pouco de audição devido ao excesso de ruídos

AÇÃO — fazer um levantamento dos sons captados durante a caminhada. Vale tudo: desde os motores dos automóveis até o canto dos pássaros, a conversa das pessoas, o vento. O importante é identificar a maior diversidade de sons possível. Depois disso, o grupo prepara uma lista de fontes de poluição sonora, na escola e na comunidade, e faz um mapa da região, localizando essas fontes de poluição.
• Como está a água na comunidade?
A cada dia que passa, a situação de falta de água no mundo fica mais preocupante. Apenas 2% da água disponível no planeta é potável, e hoje já existem mais de 4 milhões de pessoas no mundo que sofrem por falta de água.
AÇÃO — retratar a situação da água na comunidade. Para começar, o grupo identifica a fonte de abastecimento da região.

Depois deve elaborar um questionário para saber, dos moradores, de que forma eles utilizam a água. Outra atividade desse grupo pode ser o levantamento da situação da água na escola: quantas torneiras existem na escola? Existem vazamentos? Qual o consumo de água mensal? Por fim, o grupo pode identificar córregos, rios, riachos e poças d´agua da região, respondendo às seguintes perguntas: essas águas estão poluídas? Se sim, quem são os responsáveis? Quais são as doenças causadas pelo consumo de água poluída?

 3ª Etapa — Imaginação


Ao voltar da caminhada, proponha aos grupos uma reflexão sobre o planeta, com base no texto:
Meu Deus, está viva!
(exclamação do astronauta Edgar Mitchell ao avistar a Terra do espaço)

 “A consciência de que a Terra é um sistema vivo, noção que desempenhou um importante papel em nosso passado cultural, foi revivida dramaticamente quando, pela primeira vez na história da humanidade, os astronautas puderam observar a Terra a partir do espaço. A vista do planeta em toda a sua radiante beleza – um balão azul e branco suspenso na profunda escuridão do espaço comoveu-os profundamente e, como muitos declararam, foi uma experiência mística que modificou para sempre sua relação com a Terra. As esplêndidas fotografias do globo terrestre que esses astronautas trouxeram de suas viagens transformaram se num potente novo símbolo do movimento ecológico, e bem poderia ser o resultado mais importante de todo o programa espacial.” ( F. Capra )

Primeiramente, sem ler o texto, peça para cada um olhar atentamente uma foto do planeta Terra. Então inicia-se uma conversa sobre os sentimentos que essa imagem proporciona para cada participante. Depois, o texto é lido em conjunto e pergunta se algo mudou em relação aos sentimentos gerados pela foto.

Peça a todos para se imaginarem tirando a foto. Imaginarem que a lente da máquina expandiu. O que cada um vê além do planeta Terra? Peça que cada um desenhe o que viu e converse em grupo. Depois, com a imagem do universo na cabeça, tente responder as seguintes perguntas:

• Qual é a sua relação com o planeta Terra? 
• Você consegue sentir que é parte desta bola gigantesca?
• Como você imagina a Terra? Ela é um ser vivo? Aliás, o que é vida?
• Pense sobre você e a Terra. Onde você está? Tente construir mentalmente a sua casa, o seu bairro, a sua família, os seus amigos, a sua cidade, o seu país, o seu continente, e desenhe essa imagem.

Lembre a todos que somos parte de um corpo único. O que fazemos à Terra, fazemos a nós mesmos, à nossa casa, ao nosso bairro, à nossa cidade. Sugira que cada um coloque uma foto da Terra na carteira ou na bolsa e sempre que precisar fazer uma escolha — da mais simples à mais importante — olhe para a foto e lembre que está ali dentro.

 C O N C L U S Ã O

Os grupos apresentam os resultados de suas atividades para todos. Pode-se fazer um documento que se torne um valioso instrumento para identificar os pontos mais críticos da vida da comunidade. E a partir do qual sejam discutidas propostas de solução dos problemas. Esta atividade, conhecida na área de Educação como Estudo do Meio, é apenas um começo. A atitude de preservação do ambiente depende de muita força de vontade. Por isso, os participantes podem terminar o encontro estabelecendo ações e tarefas — campanhas de mobilização da população, buscar ajuda de autoridades.
 
 

Nenhum comentário: