terça-feira, 16 de outubro de 2012

Contribuições da teoria de David Ausubel para a educação

JORGEANE VALENÇA DA COSTA
MARÍLIA DOS SANTOS SOUZA DA SILVA
RENATA CARVALHO SOUZA
SOLANGE DA SILVA
TALITA DE OLIVEIRA LEAL LIMA BARBOSA



Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem.
Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy.


 

 





David Ausubel foi um grande psicólogo da educação estadunidense, Após sua formação acadêmica, em território canadense resolve dedicar-se áeducação no intuito de buscaras melhorias necessárias ao verdadeiroaprendizado. Totalmente contra a aprendizagem que tenha uma ³estrutura cognitiva´, de modo a identificar a aprendizagem que como um processo de armazenamentode informações que, ao agrupar- se no âmbito mental do individuo, seja manipulada e utilizada adequadamente no futuro, através da organização dos conteúdos aprendidos significativamente.

Segundo Ausubel a educação é um processo sistemático e interativo de troca de informações entre pessoas de uma dada comunidade, com o propósito específico de ajuda-las a elaborar conhecimentos e significados incorporando-os a sua estrutura cultural coletiva. A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta a dos behavioristas. Para ele aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

A teoria de David Ausubel é baseada na visão cognitivista e segundo a mesma, a aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo. Para Ausubel a aprendizagem é significativa no processo de ensino que necessita fazer algum sentido para o educando e nessa fase a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. Essa teoria de ensino que tem como tripé: a realidade local, a estrutura cognitiva de cada aluno e a identificação dos conceitos amplos e fundamentais das diversas áreas do conhecimento.

Para David especialista em Psicologia Educacional o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária. Para que essa aprendizagem ocorra o autor assinala duas condições essenciais: a disposição do educando para aprender; o material didático desenvolvido que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno. Somente dessa forma é que se dará a verdadeira compreensão de conceitos e proposições, o que implica na posse de significados claros e consiste em buscar soluções de problemas diversos através de testes de compreensão, utilizando recursos diferentes onde os mesmos são usados no material instrucional para que se possa constatar, de fato, que se o aluno desenvolveu ou não as habilidades necessárias à aquisição da aprendizagem significativa.

O objetivo maior do ensino é que todas as idéias sejam aprendidas de forma significativa. Isso porque é somente deste jeito que estas novas idéias serão armazenadas por bastante tempo e de maneira estável.

O educador praticante da sua área de conhecimento é uma ferramenta do saber do aluno. A preocupação do mesmo em contribuir para que haja uma interação entre o conteúdo a ser aprendido e aquilo que o educando já sabe, especificamente com algum aspecto essencial de sua estrutura cognitiva como, por exemplo, uma imagem ou um conceito que pode ajudar o aluno a desenvolver a habilidade de estabelecer relações e, dessa forma, a perspectiva de totalidade.

Conforme o pensamento de Ausubel, o mais relevante é a disposição do aluno para a aprendizagem significativa. Mesmo que o material (ou aula) seja potencialmente significativo para o estudante, ele pode optar por simplesmente decorá-lo. Vários fatores podem levar o estudante a este tipo de postura, desde o fato de estar acostumado com aulas e avaliações que exigem respostas idênticas a um gabarito pouco flexível e alheio às suas características individuais (como maturidade matemática e estilo de redação), até o fato de não ter tempo, estímulo ou material adequado para uma aprendizagem significativa.

Segundo ele, com relação aos conteúdos a serem trabalhados, é importante selecionar as idéias básicas para não sobrecarregar o aluno de informações desnecessárias, dificultando a aquisição de uma estrutura cognitiva adequada. Devem-se trabalhar preferencialmente os conceitos ditos mais inclusivos, ou seja, as conceitos mais amplos aos quais os conceitos mais restritos.

Já a função da avaliação é a de determinar o grau em que os objetivos educacionais relevantes estão sendo alcançados. Desta forma, uma vez determinados os pontos mais relevantes da disciplina, é que será trabalhada com os alunos, a avaliação assumiria o caráter de verificar se sua internalização se deu a contento.

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