terça-feira, 16 de outubro de 2012

Reconciliando Diferenças entre Humanidade e Natureza

Autor : Vicente L Lopes

Ecologia Integral é uma investigação holística sobre a natureza das relações entre seres humanos e meio ambiente. O termo "integral" sugere que a ecologia é relevante em todos os aspectos do conhecimento humano e ação (toda atividade humana deveria ser "ecologizada") e que a ecologia deve fazer uso do espectro inteiro de investigação humana, incluindo as experiências objetivas, subjetivas e intersubjetivas.

A Ecologia Integral se origina de um compromisso com uma forma de naturalismo que vê a mente contínua com a natureza, o cultural surgindo do natural, e o ser humano como parte essencial dos processos naturais. Embora parcialmente inspirada pela ciência ecológica e a teoria de sistemas, a Ecologia Integral utiliza conhecimentos derivados de tradições filosóficas muito mais amplas, incluindo os conhecimentos indígenas e formas "não-ocidentais" de saber.

A Ecologia Integral rejeita a visão de mundo dominante na sociedade capitalista moderna, a qual se baseia no pensamento mecanicista, na racionalidade instrumental e no crescimento econômico que tornam os seres humanos isolados uns dos outros e da teia de vida. Em vez disso, a Ecologia Integral vê o ser humano e o cosmos que habitamos e co-criamos como uma unidade orgânica total, auto-gerada, auto-sustentada, no qual tudo está entrelaçado, interdependente e em fluxo.

Portanto, o objetivo da Ecologia Integral é prover um mapa mais amplo e profundo do mundo que abrace o espectro inteiro da vida (humanos e não-humanos), superando a dualidade entre natureza e psique induzida pelo paradigma Cartesiano. Para a Ecologia Integral, a psique não pode ser entendida como uma dimensão separada do mundo natural que nos envolve, nem a natureza pode ser entendida como uma conglomeração independente de objetos e processos separados da subjetividade humana.

Central ao método da Ecologia Integral é a preocupação com a mudança de padrões de comportamento humano que se tornaram um perigo iminente para à sobrevivência da humanidade no planeta Terra, e o cultivo de novas formas de experiência e ação, mais alinhadas com o mundo natural e a ordem cósmica, dentro da qual residimos.

Os fundamentos filosóficos e metodológicos da Ecologia Integral podem ser encontrados na filosofia holística de Alfred North Whitehead, Maurice Merleau-Ponty e David Bohm; nos princípios de integridade ecológica de Arne Naess, Laura Westra e David Suzuki; na teoria dos sistemas vivos de Fritjof Capra, Margaret Wheatley e Crawford Holling; e nos métodos de aprendizagem participativa de Paulo Freire, Peter Reason e Fikret Berkes.

Professor (PhD), Texas State University, San Marcos

Personal URL : http://www.bio.txstate.edu/~vlopes/lopes.html

Gaian Institute : http://www.gaianinstitute.org

Integral Ecology : http://integral-ecology.net

Nenhum comentário: