terça-feira, 16 de outubro de 2012

Contribuições de Bruner para a aprendizagem

BRUNER. Cognitivista (Teoria da aprendizagem por descoberta)



Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação da Faculdade Kurios, na disciplina: Psicologia da Aprendizagem.
Professora orientadora: Kelly Chrystine Guedes Levy.







EDUCAÇÃO: é a atividade complexa de adequar uma cultura às necessidades de seus membros e de adequar seus membros e suas formas de saber às necessidades de uma cultura.

APRENDIZAGEM: é o processo de “reordenar ou transformar os dados de modo que permitam ir além deles, em direção a uma nova compreensão ou insight.”

ENSINO: é uma atividade que deve principalmente concentrar-se em como otimizar a aprendizagem, facilitar a transferência ou a recuperação de informações. Envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. Deve estar voltado para a compreensão.

ALUNO: ele revisa, modifica, enriquece e constrói seus conhecimentos. Reelabora constantemente suas próprias representações, enquanto utiliza e transfere o que aprendeu a outras situações.

CONTEÚDOS: tem que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante. O conteúdo principal não é dado, mas deve ser “descoberto” pelo aluno antes que ele possa ser incorporado significamente na sua estrutura cognitiva.

PROFESSOR: é o mediador entre o conhecimento e as compreensões dos alunos, além disso, é um facilitador da aprendizagem já que fornece as ferramentas para os aprendizes e também os guia para resolver seus erros.

METODOLOGIA: processo da descoberta, através da exploração de alternativas. Encoraja os alunos a colocar questões, formular hipóteses e realizar experiências. Os aprendentes interagem com o mundo através da exploração e manipulação de objetos, do debate de questões controversas ou através de experiências.

O mais importante é a participação ativa do aprendente no próprio processo de aprendizagem.

AVALIAÇÃO: mais ampla do que alguns testes de conhecimentos adquiridos; os estudantes devem participar no processo de avaliação. Avaliação continua por meio de observação do professor e interação com os estudantes (como eles estão descobrindo as coisas).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Wikipédia(2012). Jerome Bruner. Acessado em 03 de julho de 2012. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Jerome_Bruner#Cognitive_psychology.

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