quinta-feira, 29 de março de 2012

Tema da monografia. Como escolher?

No momento que for pensar na elaboração de sua monografia, começe respondendo os itens abaixo
O que você vai pesquisar?

Origina-se do seu cotidiano ou de um contexto educativo mais amplo?

Por que escolheu esse tema?

Qual a relação com a sua prática?

Qual o vínculo subjetivo, ou seja, qual a sua inquietação e envolvimento com o problema?

Qual a relevância social da sua pesquisa?

Tem relação com as TIC e a prática pedagógica?

Qual o tipo de pesquisa?

Será uma pesquisa teórica ou de campo?

Um pensar sobre Web 2.0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA


CURSO: MIDIAS NA EDUCAÇÃO- AVANÇADO 2

KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY



Produção Textual

Um pensar sobre Web 2.0



Na era contemporânea a tecnologia possibilitou a criação de novos pontos de aquisição do saber, o mesmo deixou de ser restritos a lugares, momentos e pessoas, abrangendo um quantitativo de seres humanos nunca antes visto. A velocidade de conhecimentos decodificados, a ampliação de armazenamentos de dados e o desenvolvimento da Web 2.0, fazem com que a sociedade se transforme diante da era do conhecimento

Este desenvolvimento da tecnologia possibilitou a minimização das disparidades sociais, em relação à cultura e ao conhecimento, alavancando um novo olhar sobre o saber, o que permitiu abrir uma nova discussão sobre a educação do ponto de visto metodológico e qualitativo.

A Web 2.0 é uma plataforma, que pode contribuir para um novo pensar no processo educacional brasileiro, porém não possui conceituação definida logo que:

as definições variam de forma a incluir determinadas características/conceitos de acordo com o entendimento de cada especialista. Esta indefinição também se deve ao fato de a Web 2.0 não ser um objeto, um produto, tampouco de uma marca, apesar de existir um ou mais pedidos de patente sob o termo, mas sim de um conceito relativamente novo.(ORLOWSKI.2007)



Esta plataforma permitiu um novo olhar do usuário, com maior interação e participação do mesmo, fazendo com que a interação ocorra e utilizando a inteligência coletiva, para: transformar, desenvolver, convergir, articular saberes, criar, desatar novos nós, diminuir espaços, tempo, proporcionando interação e informações quase que simultaneamente quando a mesma ocorre.

Esta plataforma utiliza wikis, aplicativos baseados na: folksonomia, redes sociais e tecnologia da Informação, o que permite a interação e a complemetação de dados e melhorias das tecnologias. Segundo Renato Rudiniki (2007) a Web 2.0;

funciona de forma com o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos softwares que rodam nela. Neles, os softwares são eternos betas, com objetivo de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo de acordo com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante.



O modle da Universidade do Sudoeste da Bahia é um exemplo da web 2.0, onde pessoas se encontram, trocam experiências, estudam, complemetam textos e interagem.

Com um vasto campo de desenvolvimento de competencias e habilidades a Web 2.0, pode ser ponto de partida para auxiliar a educação melhorar a qualidade, proporcionando uma nova metodologia com a inclusão de laboratorios de informatica nas escolas. O desafio,porém, está na qualificação do educador para que o mesmo possa relacionar a teoria de sua disciplina com elementos beneficos existentes na plataforma, que gera uma mudança de paradigma da forma do aprender e do ensinar, o que faz necessário redefinir o papel do educador e seu campo de atuação.

Portanto, web 2.0 é uma plataforma na qual beneficia a era do conhecimento e favorece um novo meio para auxiliar uma aprendizagem significativa. Não adianta ignorar a sua existencia mas, permitir que o mesmo se torne uma ferramenta do processo ensino-aprendizagem. Saber utiliza-lo é o que faz a diferença. Para que isto ocorra se faz necessário um educador pesquisador o qual esteja em continua formação continuada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GADOTTI,Moacir. Desafios para a era do conhecimento. Disponível: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/desafios_era_conhecimento.htmAcesso: 04/02/2011

LASTRES, Helena Maria Martins. Desafios e oportunidades da era do conhecimento. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v16n3/13562.pdf. Acesso: 06/02/2011

ORLOWSKI, Andrew. Web 2.0: It's ... like your brain on LSD! Página visitada em 2 de julho de 2007.in wikipédia

RUDNICKI, Renato. Web 2.0 e Algumas de Suas Aplicações.Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/web_2.0_e_algumas_de_suas_aplicacoes.php

Acesso: 06/02/2011

Os pontos nos is…

 É muito engraçado como hoje em dia todo mundo sempre fala de projetos, não é? Principalmente na educação, esta palavra tem sido constante. É um tal de Projeto Educacional, Projeto Político-Pedagógico, Projeto Didático, Projeto Temático e tantos outros. Bem, mas o que é um projeto? Qual a diferença entre projeto, programa e plano? Você sabe a diferença entre eles?

Acredito que esta diferença conceitual nos ajuda muito, pois, enquanto professores, é importante sabermos até mesmo para podermos ter a finalidade do nosso trabalho bem definida, para não aceitarmos desculpas de más condições de trabalho porque a melhoria delas não foi definida no plano, enfim, para termos a consciência de que ponto estamos partindo e onde devemos, queremos e podemos chegar.

Se você se der ao trabalho de procurar em dicionários, perceberá que as definições de cada um deles (planos, programas e projetos) se confundem.

Na verdade, existe uma diferença fundamental entre eles, que é a hierarquia. Você deve estar se perguntando: Como assim? Vamos lá!

Os planos são as diretrizes mais amplas, onde podemos encontrar os princípios e finalidades para a ação, deve trazer como orientação fundamental: a ideologia que embasará os programas e os projetos. Portanto, os planos estão na base da hierarquia, os outros dois (programas e projetos) deverão ser elaborados segundo suas premissas. Eles respondem aos possíveis porquês que serão levantados.

Já os programas estão numa segunda instância, eles são definidos para traçar o perfil do sujeito que se envolverá com o trabalho, comportamento, postura administrativa, diagnosticar a situação, elaborar as ações e medidas que deverão ser tomadas. Os programas afunilam os planos, eles se referem às áreas restritas de atuação. Aqui podemos identificar o quê será o objeto da ação.

Em si tratando de projetos, estes sim, referem-se ao como serão executadas as atividades relativas aos programas e planos. Ele trata especificamente de quem, como, quando, onde os sujeitos envolvidos vão atuar. Eles definem e orientam aqueles que vão botar a mão na massa, arregaçar as mangas, dar o suor.

Levando estes conceitos para a área educacional, podemos traduzir da seguinte forma: os planos constituem-se pela LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais e Planos Nacionais Estaduais Municipais de Educação, que são os orientadores das ações educativas, por estabelecerem as bases do trabalho.

No caso dos programas, são as diversas áreas de atuação da educação, sejam elas: básica (já dividida em tantas outras: infantil, fundamental e ensino médio), especial, de jovens e adultos, profissional, universitária, tecnológica, cultural e tantas outras. Por exemplo: os famosos Projetos Político-Pedagógico das escolas deveriam ser chamados, na verdade, de Programas Político-Pedagógico, por tratarem de algo restrito. Vale ressaltar a importância da definição da estrutura e organização de seu currículo (seja conteudista, baseado em questões desencadeadoras, temas transversais, ou mesmo projetos). Bem como os diversos Programas estabelecidos nas esferas públicas e privadas da educação.

Agora, como estes Programas vão ser executados, isto deverá estar definido no Projeto. Por exemplo: uma escola pode adotar, como forma de trabalho Projetos Temáticos, que caracteriza-se por trabalhar com seus alunos a partir de um tema previamente definido, suas ações serão direcionadas a partir deste tema; já outra escola, pode adotar o que chamamos de Projeto Didático, que caracteriza-se pela construção de um produto final no seu encerramento; e outra escola pode, ainda, adotar Projetos Temáticos e Didáticos, da seguinte forma, define-se um tema e, a partir dele, elaboram-se os produtos finais.

O mais importante nisso tudo é que haja uma coerência entre todos eles, não adianta o Plano pregar uma coisa e o Programa e
ou Projeto agir de outra, do mesmo jeito que Programa deve dialogar muito com o Projeto para se conseguir um resultado eficiente e eficaz. O que acontece bastante nas nossas escolas é que eles não conversam entre si, sabe por quê? Por que não temos estes conceitos formados e, nesta situação, os “sinônimos” atrapalham, pois confunde-se muito um com o outro e isso faz com que nosso maior desejo, que é ajudar a formação de uma sociedade mais justa através da educação, se perca, pois não temos estes conceitos e definições claros, confundimos, e, com isso, a nossa ação, muitas vezes, não reflete o que está definido.

É extremamente importante que participemos da elaboração desses Planos, Programas e Projetos, para que a nossa realidade seja realmente estudada, para que não fiquemos na falácia, para que realmente tenhamos uma educação quantitativa, mas, acima de tudo, qualitativa.

Vamos botar os pontos nos is!

Fabiana Barboza - pedagoga
O sucesso é ser feliz


1. Seja ético.

A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos.Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.
2. Estude sempre e muito.

A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor.

Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato a quem participa das suas conquistas.

O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe.Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

5. Eleve suas expectativas.
Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

6. Curta muito a sua companhia.
Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!
7. Tenhas metas claras.

A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreira de sucesso. Ter objetivo evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro.
8. Cuide bem do seu corpo.
Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.
9. Declare o seu amor.
Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os relacionamentos profissionais.
Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.
11. Seja simples.
Retire de sua vida tudo o que lhe dê trabalho e preocupação desnecessários.Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.

12. Mulher, não imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.

13. Tenha um orientador.
Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.
14. Jogue fora o vicio da preocupação.
Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

15. O amor é um jogo cooperativo.
Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.

16. Tenha amigos vencedores.
Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores.
Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral.

17. Diga adeus a quem não merece.
Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um cônjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.

18. Resolva.
A pessoa do próximo milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. Saiba tomar decisões, mesmo às antipáticas. Você otimizara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.


19. Aceite o ritmo do amor.
Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.
20. Celebre as vitórias.
Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas.Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe.
Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.
22. Arrisque!O amor não é para covardes.
Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. É o único risco que corre será o de engordar.
23. Tenha uma vida espiritual.
Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.

Roberto Shinyashik

Projeto Politico Pedagógico

Tecer o Projeto Político Pedagógico

exige acima de tudo a busca da

identidade de uma instituição, sua

intencionalidade e seus compromissos,

a busca de uma linguagem comum,

vontade de mudar.

Ana Célia Bahia