Com certeza todos os alunos esperam algo envolvente e dinâmico na primeira aula. Já pensou no que você vai fazer? Existe inúmeras maneiras de começar uma boa aula inaugural. Resolvi colocar aqui apenas 10 sugestões, que poderão dar um toque especial ao seu primeiro dia. Provoque impacto. surpreenda seus alunos. Eles vão se amarrar em você. Lembre-se, tudo é mudável e pode ser adaptado a realidade da sua turma( idade) e escola( urbana, rural) O que vale mesmo é a sua criatividade e como irá conduzir este momento. Boa Sorte e Boa Aula . 1- Nomes nos crachás. Prepare antecipadamente crachás ( na quantidade de alunos da turma) distribua-os e peça que os alunos escrevam seus nomes nos mesmos. Recolha, misture-os e redistribua novamente. A dinâmica começa com um aluno colocando o crachá em alguém que ele suponha ter esse nome. No final, os alunos levantarão e confirmarão o nome colocado. Uma boa dica : Pedir para o aluno falar o significado ou motivo do seu nome. 2- Frase no cart...
DINÂMICAS DE GRUPO As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida positiva para todos, além de proporcionar momentos de reflexão sobre a importância de um espaço harmônico e seguro para todos e da valorização de regras construídas em grupo para a promoção da PAZ. 1. O GAROTINHO (O ALUNO) CHAMADO AMOR Fazer gestos, cada vez que na história aparecer as seguintes palavras: PAZ – Aperto de mão AMOR – Um abraço GARRA – Trocar de lugar (ou bater bem forte os pés no chão) SORRISO – Gargalhada BEM-VINDOS – Bate palmas Era uma vez um garotinho (aluno) chamado AMOR. AMOR sonhava sempre com a PAZ. Certo dia, descobriu que a vida só tinha sentido quando ele descobrisse a PAZ, e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ. Chegando à escola onde estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios, e foi nesse momento que o AMOR começou a perceber que o SORRISO dos ...
PLANO QUINZENAL Cara professora, o objetivo deste material é possibilitar acesso a ideias que possa auxiliar no processo de alfabetização ou consolidar a ação da leitura e escrita na fase inicial, aqui não é um receituário e você professor com sua experiência poderá modificar conforme a realidade. O processo de alfabetização da EJA hoje, busca romper com velhas metodologias infantilizadas de alfabetização, que não trazia para o aluno nenhuma identificação com sua faixa etária e muito menos com sua realidade. Vou sugerir um trabalho metodológico que tem como precursor o Professor Paulo Freire, a quem eu me inspiro para entender essa modalidade que já sofreu tantas exclusões. Não poderia deixar de referenciar as diretrizes pedagógicas dos PCN’s, que servirá de norteio para a execução do processo de alfabetização de nossos educandos: 1.Metas: Leitura, produção textual, prática oral e reflexão sobre a linguagem. 2.Objetivos: * Ler (leitura), escrever (desenvolvimento da ...
Comentários