Direcionado ao Pedagogo que exerce a função técnica e tem por objetivo expor: projetos, textos, artigos, resenhas e informações do MEC.,
terça-feira, 9 de setembro de 2025
MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO: COMO PROCESSO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO
O monitoramento e a avaliação da aprendizagem são processos sistemáticos que permitem ao Coordenador Técnico-Pedagógico acompanhar a rede municipal de ensino, ou seja, observar o percurso dos estudantes e a efetividade das práticas pedagógicas. No trabalho da Equipe Técnica, monitorar significa acompanhar de forma contínua o desenvolvimento do estudante, identificando avanços, dificuldades e necessidades específicas. Esse processo ocorre por meio da observação, do registro e da análise de aspectos como frequência, participação, rendimento e engajamento, possibilitando identificar precocemente dificuldades e ajustar as práticas pedagógicas de forma preventiva e processual.
Com isso, o Coordenador Técnico orienta o Coordenador Pedagógico, que, por sua vez, pode apoiar os professores no “chão da escola” para a tomada de decisões que qualifiquem a prática pedagógica.
Já a avaliação é o instrumento aplicado que gera dados coletados para compreender a qualidade da aprendizagem, verificar se os objetivos educacionais estão a ser alcançados e orientar ajustes no planejamento pedagógico.
Esses conceitos se relacionam diretamente com as avaliações externas, como o Saeb, o SABE, Escola das Adolescências (CAED) e CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que funcionam como um termômetro da aprendizagem em larga escala. Tais avaliações permitem comparar os resultados locais com padrões nacionais e estaduais, identificar desigualdades entre escolas, territórios e perfis de estudantes, além de orientar políticas públicas e formações docentes com base em evidências. Dessa forma, o monitoramento interno e as avaliações externas se complementam: enquanto o primeiro tem caráter imediato e processual, o segundo oferece uma visão mais ampla, com indicadores que permitem analisar os resultados de longo prazo.
Para viabilizar essa análise, a rede conta com ferramentas e estratégias específicas, como as plataformas digitais (SABE, CNCA e CAED), que permitem ao Coordenador Técnico acompanhar de forma detalhada a aprendizagem em nível municipal, escolar, de turma e de aluno. Esses sistemas geram resultados que podem ser convertidos em planilhas e gráficos, utilizados em reuniões pedagógicas para análise de dados, elaboração de planos de intervenção e acompanhamento de metas, considerando avaliações aplicadas no início, meio e fim do período letivo. Esse processo de monitoramento possibilita também compreender o fluxo escolar — aprovação, reprovação e abandono —, articulando aprendizagem e permanência dos estudantes.
Assim, as rotinas estabelecidas têm contribuído para uma maior consciência pedagógica sobre os pontos fortes e fragilidades do ensino, permitindo identificar intervenções necessárias para apoiar alunos com dificuldades, realizar o planejamento de ações coletivas em vez de esforços isolados e alinhar a rede escolar às metas educacionais locais e nacionais.
Desde 2018, no município de Nova Soure, passou-se a realizar reuniões individuais por escola, nas quais os resultados das provas externas são discutidos. Participam desses encontros a Secretária Municipal de Educação, a Equipe da Coordenação Técnica Pedagógica, bem como os diretores e coordenadores escolares.
É importante destacar que, inicialmente, eram aplicadas provas elaboradas pela própria equipe técnica da SEMEC. Essas avaliações aconteciam em dois ciclos (no início e no final de cada ano letivo). Os resultados eram acompanhados de forma manual, aluno por aluno, e, quando disponíveis, eram complementados pelos dados do SAEB.
Nos anos seguintes, novas formas de acompanhamento foram implementadas, tornando o processo mais consistente e abrangente, por meio de avaliações como o CAED, o SABE e o CNCA. Essas ferramentas, disponibilizadas em plataformas digitais, permitem visualizar os resultados em diferentes níveis: desde o panorama geral do município até informações específicas por escola, turma ou estudante.
Essa evolução possibilitou um direcionamento mais preciso das orientações pedagógicas, formações e os avanços nos resultados têm ocorrido de maneira gradual, refletindo o caráter processual da melhoria na qualidade da educação.
Assinar:
Postagens (Atom)
MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO: COMO PROCESSO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO O monitoramento e a avaliação da aprendizagem são processos...
-
Com certeza todos os alunos esperam algo envolvente e dinâmico na primeira aula. Já pensou no que você vai fazer? Existe inúmeras maneir...
-
DINÂMICAS DE GRUPO As atividades relacionadas abaixo têm como objetivo favorecer o sentimento de grupo, proporcionando uma acolhida posi...
-
PLANO QUINZENAL Cara professora, o objetivo deste material é possibilitar acesso a ideias que possa auxiliar no processo de alfabet...