quinta-feira, 29 de maio de 2014

PLANO DE AULA: DIGA NÂO AO BULLYING!!!


 

 
Aula retirada : htt://ivanetenunes.blogspot.com.br/2012/03/plano-de-aula-diga-nao-ao-bullying.html
 
Professor (a ) Ivanete Nunes de Oliveira
Anos 6°ao 9°

Duração: 3 aulas ( de uma hora cada )

OBJETIVOS:

# Refletir sobre os valores;

# Refletir sobre o Bullying ( tão presente hoje nas salas de aula )

# Despertar o senso crítico sobre o mal causado pelo preconceito

# Despertar para a valorização de si e dos outros colegas.

RECURSOS UTILIZADOS :

_ Cópias do texto : EU E O ESPELHO

_ História : O PATINHO FEIO e/ou o VÍDEO

_ Levar para a sala um espelho

_ DINÃMICA DO ESPELHO

ESTRATÉGIAS

# Motivar os alunos ( vocês devem pensar em alguém que lhes seja de grande significado )

# Utilização da DINÂMICA “”O ESPELHO “”Participantes: 10 a 20 pessoas

Tempo estimado :  30 minutos

Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Descrição: O coordenador motiva o grupo:

"Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez).

Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.

EXPOSIÇÃO DO VÍDEO DO YOUTUBE: O PATINHO FEIO

Na história do patinho feio, o autor descreve um universo de agressividade, desdém, preconceito e intolerância, que um ser vive constantemente diminuído, por não conhecer sua essência, sua beleza própria e sua verdade interior. Por ser diferente dos outros de sua espécie o patinho é desacreditado, colocado ao ridículo, perde a autoconfiança e suas perspectivas de futuro são destruídas.

Na vida real, comparando a história do patinho, com as diferenças, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social seja em casa, seja na escola Chalita diz que temos a responsabilidade e o dever de orientar nossas crianças e jovens, para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas ou intolerantes só colaboram para a degradação das relações e para o desentendimento entre as pessoas.

DEBATE SOBRE O VÍDEO (Palavra Facultada )

LEITURA COLETIVA DO TEXTO “ EU E O ESPELHO “

Um homem muito desanimado entrou na igreja, ajoelhou-se e falou com Deus:

- Senhor, aqui estou porque nas igrejas não há espelhos. Sou feio e nunca me senti satisfeito com a minha aparência.

Subitamente uma folha de papel caiu aos pés dele, vinha do alto do templo. Atônito ele a apanhou e viu a seguinte mensagem: a feiura é invenção dos homens e não minha.

Não importa se os braços são longos ou curtos. Sua função é o desempenho do trabalho honesto.

Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é dar e receber o bem.

Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e da humildade.

Não importa se a cabeça tem ou não cabelo, mas sim os pensamentos que passam por ela.

Não importa a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida.

Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativo. O que importa são as palavras que saem dela. Atônito o homem foi saindo da igreja e na porta de vidro viu o seu reflexo. E ali estava escrito: Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se que em tudo que existe escrito sobre mim, não há uma única linha dizendo que sou bonito. Olhe-se no espelho e veja a beleza que há dentro de você.

REFLEXÂO (Comentários dos alunos)

AVALIAÇÂO:

Avaliação foi contínua,

Observação da participação dos alunos: Interatividade, Motivação, Criatividade, produção de um texto, interesse e Aprendizagem.

REFERÊNCIAS;

_CHALITA, Gabriel. Pedagogia do Amor: a contribuição de histórias universais para a formação de valores das Histórias Infantis.

Nenhum comentário: