CARDÁPIO DE LEITURA
http://leituramesquita.blogspot.com.br/2009/09/sugestoes-de-atividades-de-incentivo.html
Dinamizadora:
Rejane Jorge
VENDER O
LIVRO
Todos os
alunos, após a leitura do livro, um por vez, farão a apresentação do livro
lido. Deverão, no seu momento, convencer aos demais que o livro é bom;
DRAMATIZAÇÃO
DO LIVRO
O
professor deverá sugerir 03 (três livros para os alunos escolherem. Após,
realizará a leitura e o desenvolvimento teatral do texto, envolvendo-os na
história e na dramatização;
PROPAGANDA
DO LIVRO
O aluno
fará o papel do autor para promover a propaganda do livro, porém, não poderá
contar o final do mesmo;
CAIXINHA
DE LEITURA
O
professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros,
colocando-os em uma “caixa”. No momento reservado à leitura, cada aluno
retirará da caixinha-surpresa o que deverá ler no dia;
PALANQUINHO
Ao término da leitura, o aluno subirá no
palanquinho para falar que parte do livro gostou mais. Ele torna-se o centro
das atenções;
CONTADOR
DE HISTÓRIA
No momento integração do “curtindo as
leituras”, o zelador, o pai, a coordenadora e outros mais, serão convidados
para contar uma história;
ALÔ
LEITURA
O
professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), que simularão
uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e o que mais
lhe chamou a atenção ao tê-lo;
PAINEL DE
LEITURA
Cada
aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai
para o painel, destacando a leitura realizada no dia;
SELF-SERVICE
O
professor enfeita uma cadeira para colocá-la em frente aos demais alunos e
assim, o alunos escolhido, falará sobre o livro lido;
GIRA-GIRA
DO LIVRO
Cada
aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão participado;
MÚSICA NA
LEITURA
“Curtindo
as leituras” é o momento onde o professor escolherá uma música para trabalhar;
a letra, a melodia e a interpretação... é um instante descontraído e diferente;
FEIRA DO
LIVRO
O
professor promoverá na escola, uma feira de exposição de livros lidos pelos
seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam
apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 03 (três livros na
exposição;
TROCA-TROCA
NA LEITURA
Após a
realização da leitura diária, o professor fará a divisão da turma em grupos de
02 (dois a dois) ou 03 (três a três), para que, troquem experiências sobre os
livros lidos – cada um no grupo fala do livro que leu;
TEATRO NA
LEITURA
Lido o
livro escolhido, o aluno apresentará o conteúdo da história através de teatro –
de vara, fantoches, dobraduras e outros;
RECONTANDO
A HISTÓRIA
Momento
em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma fenda,
“causo” ou fato real;
TEXTOTECA
É quando o professor colocará à disposição dos
alunos, textos diversos para leitura;
REPÓRTER
DA LEITURA
O
professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser
direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
PERSONAGEM
DA HISTÓRIA
Realizada
a leitura do dia, o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram
na história em questão;
CADERNO
DE LEITURA
O
professor sorteia um aluno para trazer um texto que será lido naquele dia;
BIBLIOTECA
O
professor deverá escolher um dia para levar os alunos para a biblioteca;
MURAL DE
TEXTOS
O
professor pedirá aos alunos que tragam de casa textos variados, que deverão
ficar afixados em mural para que os alunos leiam;
RECEITA
CULINÁRIA
Você traz
vários livros de culinária, pede para escolher sua receita predileta,
escrevê-la no caderno e interpretá-la, começando por: qual é o título do texto?
Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma receita;
CINEMA
Levá-los
a conhecer o cinema da cidade e dar-lhes a oportunidade de assistir um filme
para depois debatê-lo;
CORREIO
NA ESCOLA
Nos
livros de Magda Soares, há todos os procedimentos de uma carta. Depois de
desenvolver esse processo da criação de uma carta com os alunos, peça-lhes que
enviem pelo correio.
Comentários