terça-feira, 30 de junho de 2015

Dinâmicas A causa indígena é de todos nós



Atividade sobre o direito dos povos indígenas e nossos preconceitos.
Formar três grupos para a simulação de um júri cujo tema de debate seja: os direitos dos povos indígena.
Cada grupo deve preparar-se com leituras e pesquisa sobre os direitos dos povos indígenas, seus avanços e retrocessos.
Marcar uma data para o debate, promovendo a defesa ou não destes direitos.
Ao final, os jurados julgam qual deve ser a atitude da nossa sociedade: envolver-se ou não nesta causa e por quais razões.
O juiz dá a sentença final.
O animador do debate retoma as ideias equivocadas e os preconceitos que ainda existem em relação aos povos indígenas e que alimentam o desinteresse da sociedade por estas culturas e sua desvalorização.
O custo do desenvolvimento é insustentável
    As grandes empresas e as atividades mineradoras causaram em muitos países o deslocamento forçado de milhares de pessoas e famílias indígenas que não receberam indenização adequada. Várias comunidades foram transladadas dos parques nacionais, contra sua vontade, enquanto o desenvolvimento turístico de alguns países causou deslocamento de povos indígenas e seu crescente empobrecimento. Quando os povos indígenas reagiram e procuraram fazer valer seus direitos, em muitos casos, foram objeto de maus tratos físicos, encarceramento, tortura e inclusive perecem. (Fonte: Foro Permanente da ONU para as Questões Indígenas.)
Cultura Indígena
    Uma maneira de conhecer melhor o universo indígena é acessar o Projeto Índios Online, uma iniciativa de interligar várias aldeias por meio da internet, para troca de ideias, mostrar como vivem e buscam soluções para os desafios que enfrentam em suas comunidades. www.indiosonline.net
Povos indígenas e diversidade cultural
    Os povos indígenas somam 370 milhões de pessoas que ocupam 20% da superfície terrestre e representam cerca de 5 mil culturas diferentes. Por esse motivo, representam a maior parte da diversidade cultural do planeta, ainda que sejam uma minoria numérica.
    Uma diversidade ameaçada de desaparecer, porque suas culturas foram consideradas inferiores, primitivas, insignificantes, algo que deve ser erradicado ou transformado.(Fonte: Agenda latino-americana 2012)

Nenhum comentário: