terça-feira, 30 de junho de 2015

ENSINO FUNDAMENTAL II - JUNHO - QUADRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES


JUNHO – ENSINO FUNDAMENTAL
PORTUGUÊS
1.    Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas.
2.    Material para debate em AC: Interpretar o mundo através de boas leituras.
3.    Trabalhe com os alunos a partir de palavras relacionadas com o tema FESTA JUNINA;
4.    Trabalhe pesquisa, construção e estudo de texto se baseando em manchetes de jornais, revistas e internet sobre tradições das festas juninas;
5.    Trabalhe explicando como são as variações linguísticas da Região Nordeste.
MATEMÁTICA
1.    Visitar um supermercado ou uma feira típica, elaborar uma tabela para pesquisar os preços: Produtos usados na culinária junina, roupas e calçados típicos, fogos etc.
2.    Confeccionar tabelas, gráficos, com o resultado da pesquisa.Oficina de matemática – PROVA OBMEP
3.    Site da OBMEP – DISPONIBILIZA – PROVAS , VIDEOS AULAS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
HISTÓRIA
1.   Histórico sobre a Festa Junina no Brasil e no mundo.
GEOGRAFIA
1.   Trabalhe com um mapa do Brasil, indicando as capitais que se destaca nos festejos juninos;
2.    Trabalhar os aspectos geográficos e econômicos destas capitais neste período junino;
INGLÊS
1.            Como falar de festa junina em inglês
2.    Texto em inglês para praticar o vocabulário junino
CIÊNCIAS
1.  Absurdo (Vanessa da Mata)
2.  Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;
3.  Perigos dos fogos de artifícios
4.  Pesquisar sobre o milho e seus efeitos nutritivos;
ENSINO RELIGIOSO
1. A sustentabilidade e o cuidado são princípios fundamentais na superação da atual crise planetária.
2. Pesquisar sobre as crenças e tradições religiosas dos povos nordestinos.
EDUCAÇÃO ARTISTÍCA
1.  Balão em Origami – ( Passo a passo – PowerPoint)
2.  Figuras geométricas (bandeira, balão).
3.  Confeccionar bandeiras, bandeirolas e balões;
4.  Ornamentar a sala e o pátio da escola com as bandeiras e balões confeccionados pelos alunos.
MÚSICA
5.    Pesquisar sobre os instrumentos musicais juninos, como sanfona, zabumba, triangulo etc.
6.    Pesquisar sobre os ritmos juninos como o forró, baião, xote etc.
7.    Pesquisar sobre as musicas juninas e seus autores, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos. Elba Ramalho etc.

EDUCAÇÃO FISICA
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
EIXO: MEIO AMBIENTE
1.  Dia do meio ambiente - Preservar a vida todos os dias
2.  Porque falta água nas cidades?
3.  São João e meio ambiente
EIXO: CIÊNCIA E TECNOLOGIA
50 formas simples de ajudar o planeta

EIXO: IDENTIDADE E CULTURA
Caldeirão de culturas
Aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas(maquetes);

EIXO CIDADANIA
PESQUISA COM A FAMILIA ( mãe, pai, avós, tios)
Como eram realizadas as festas juninas na sua época? O que você fazia? O que tinha na festa, que tipo de brincadeiras? Como era sua participação? Que alimentos tinha na festa? E a vestimenta como era?
·         Trabalhar a importância dos cuidados que as crianças/jovens e adultos devem ter com as fogueiras e fogos de artifícios neste período de festa.

Nenhum comentário: