ENSINO FUNDAMENTAL II - JUNHO - QUADRO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADES
JUNHO
– ENSINO FUNDAMENTAL
|
|
PORTUGUÊS
|
1. Explorar
a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto
formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas.
2. Material
para debate em AC: Interpretar o mundo através de boas leituras.
3. Trabalhe
com os alunos a partir de palavras relacionadas com o tema FESTA JUNINA;
4. Trabalhe
pesquisa, construção e estudo de texto se baseando em manchetes de jornais,
revistas e internet sobre tradições das festas juninas;
5. Trabalhe
explicando como são as variações linguísticas da Região Nordeste.
|
MATEMÁTICA
|
1.
Visitar um supermercado ou uma feira típica, elaborar
uma tabela para pesquisar os preços: Produtos usados na culinária junina,
roupas e calçados típicos, fogos etc.
2.
Confeccionar tabelas, gráficos, com o resultado da
pesquisa.Oficina de matemática – PROVA OBMEP
3.
Site da OBMEP – DISPONIBILIZA – PROVAS , VIDEOS AULAS
COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
|
HISTÓRIA
|
1.
Histórico sobre a Festa Junina no
Brasil e no mundo.
|
GEOGRAFIA
|
1. Trabalhe
com um mapa do Brasil, indicando as capitais que se destaca nos festejos
juninos;
2. Trabalhar os aspectos geográficos e
econômicos destas capitais neste período junino;
|
INGLÊS
|
1.
Como falar de festa junina em inglês
2. Texto
em inglês para praticar o vocabulário junino
|
CIÊNCIAS
|
1. Absurdo (Vanessa da Mata)
2. Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte
da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;
3.
Perigos dos fogos de artifícios
4.
Pesquisar
sobre o milho e seus efeitos nutritivos;
|
ENSINO RELIGIOSO
|
1. A
sustentabilidade e o cuidado são princípios fundamentais na superação da
atual crise planetária.
2. Pesquisar
sobre as crenças e tradições religiosas dos povos nordestinos.
|
EDUCAÇÃO ARTISTÍCA
|
1. Balão
em Origami – ( Passo a passo – PowerPoint)
2. Figuras
geométricas (bandeira, balão).
3. Confeccionar
bandeiras, bandeirolas e balões;
4. Ornamentar
a sala e o pátio da escola com as bandeiras e balões confeccionados pelos
alunos.
MÚSICA
5. Pesquisar
sobre os instrumentos musicais juninos, como sanfona, zabumba, triangulo etc.
6. Pesquisar
sobre os ritmos juninos como o forró, baião, xote etc.
7. Pesquisar
sobre as musicas juninas e seus autores, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos.
Elba Ramalho etc.
|
EDUCAÇÃO FISICA
|
Brincadeiras
Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão,
argola, corrida do ovo, etc.)
|
EIXO: MEIO AMBIENTE
|
1. Dia
do meio ambiente - Preservar a vida todos os dias
2. Porque
falta água nas cidades?
3. São
João e meio ambiente
|
EIXO: CIÊNCIA E TECNOLOGIA
|
50 formas
simples de ajudar o planeta
|
EIXO: IDENTIDADE E CULTURA
|
Caldeirão
de culturas
Aulas
expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de
toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas(maquetes);
|
EIXO CIDADANIA
|
PESQUISA
COM A FAMILIA ( mãe, pai, avós, tios)
Como
eram realizadas as festas juninas na sua época? O que você fazia? O que tinha
na festa, que tipo de brincadeiras? Como era sua participação? Que alimentos
tinha na festa? E a vestimenta como era?
·
Trabalhar a importância dos cuidados que as crianças/jovens e adultos
devem ter com as fogueiras e fogos de artifícios neste período de festa.
|
Comentários