terça-feira, 30 de junho de 2015

DIREITO À DIFERENÇA - Dinâmica para conversar sobre a realidade sobre dos povos indígenas. Atividade





- Dramatizar a poesia (Identidade indígena) e partindo dos dados sobre a realidade dos povos indígenas (logo abaixo), conversar sobre como podemos ser solidários com esta causa.
Outras questões para debater
Por que os povos indígenas foram dizimados?
Em que eles eram diferentes?
E hoje, o que mudou?
Como são tratadas as pessoas diferentes?
Qual o objetivo da Semana dos Povos Indígenas?
Identidade indígena

    Quem sou eu?
    Sou parte de um povo valente,
    Sou a luta pela sobrevivência,
    Sou da nação Pankararé, Fulniô, Tuxá,
    Sou a cultura Pataxó, Xucuru, Karajá.
    Eu era um, entre os cinco milhões.
    Sou apenas um, em 300 mil...
    Aculturado, me julgavam.
    Até fui considerado animal,
    Talvez por ser natural.
    Mas não fui eu que inventei
    O veneno mais mortal
    Que veio de Portugal.
    Eu aqui vivia...
    A caça, o cultivo, a pesca
    Eram o meu labutar.
    Seria eu selvagem
    Por não me deixar escravizar?
    Quando essa terra nem era Brasil
    Eu falava a língua de gente,
    Vivia uma vida real
    E isso me parecia normal.
    Mas aí veio o homem civilizado...
    Numa manhã de abril
    Ele descobriu o Brasil!?
    Não! Ele apenas me vestiu.
    No entanto me despiu
    Da minha verdadeira essência...
    Será que isso ninguém viu?
    Mas como “todo dia é dia de índio”,
    Continuo a minha batalha
    Na defesa do meu mundo,
    Tão massacrado, devastado
    por acefálicos civilizados.
    

    Generino Gabriel,
    Rodelas, BA.


    Poema publicado na contracapa da edição nº 375, abril de 2007, página 24, jornal Mundo Jovem.

Nenhum comentário: