terça-feira, 18 de outubro de 2011

VENTURELLI, Suzete, Linguagem escrita e visual- Módulo 4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO - MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – AVANÇADO
GRUPO - CAETANO VELOSO
KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY

                                                    RESUMO                      

VENTURELLI, Suzete, Linguagem escrita e visual- Módulo  4 - Linguagem da mídia impressa: escrita e visual.

              No documento Linguagem escrita e visual a autora Suzetti Venturelli, realiza uma viagem no túnel do tempo, em relação à imagem e o texto, desde a idade média perpassando pela invenção da imprensa até o inicio do século XX. O que permite mostrar a função da imagem no decorrer dos tempos e como se deu a formação da função de artes gráficas e designer gráfico.
            A evolução da imagem no contexto social ocorreu devido o cristianismo se render as imagens como forma de exterminar com o paganismo, absorvendo as imagens pagãs e na medida em que a ciência criticava esses valores, incorporava as imagens e se ideologizava.
O que permite identificar que o desenvolvimento da imagem com o texto independe da mídia impressa, televisiva ou digital, logo, que se tornaram inseparáveis para melhor compreendimento dos que fazem uso dela.
Esta relação imagem e texto para a autora tornou tão importante na transmissão de informações que possibilitou o surgimento no século IXX da profissão de Artes Gráficas, a seguir chamada de Programação Visual e na atualidade é conhecida como Design Gráfico. Mesmo tendo adquirido novas nomenclaturas a essencialidade da função continua a mesma.
Que pode ser descritas em três características essenciais da função, segundo Venturelli:
v  Identificar o que é determinada coisa e qual é a sua origem para poder representá-lo visualmente;
v  Informar indicando a relação de uma coisa com a outra quanto à direção, posição e a escala;
v  Apresentar e tornar e trabalho tai criativo a ponto de ser inesquecível.
A autora, ainda mostra o posicionamento do design gráfico digital Vincenzo Scapellini que explica que o bom planejamento visual ou design gráfico sempre deve transformar a complexidade em clareza e os dados abstratos em elementos visuais, ou seja, combinar imagem e textos, cores e texturas, de modo que se possa ler para entender e assimilar o conteúdo.
Suzette Venturelli, conclui esta primeira etapa do texto afirmando “ que desde o século XV até o século XX a relação entre texto e imagem foi se consolidando com mais rapidez em função das invenções de novas máquinas e das novas técnicas de impressão , que mostrou ser possível estabelecer interessantes composições gráficas com textos e imagens, quando usados de forma adequada na transmissão de alguma informação.”O que possibilitou a democratização e o acesso a informatização de uma grande quantidade de pessoas.
Com a Revolução Francesa veio à explosão que suscitou no domínio da comunicação com discursos, jornais, panfletos e também cartazes. Com a revolução industrial e o consumismo exacerbado surgiu a necessidade da propaganda e com ela os cartazes se tornaram o grande veiculo da mídia.
Portanto, em conjunto com a tecnologia da impressão e a revolução industrial que permitiu a mutação social, a imagem conseguiu seu espaço e sua importância na sociedade capitalista.

Nenhum comentário: