sexta-feira, 13 de julho de 2012

METODOLOGIA - SOLIDARIEDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL - SÉRIES FINAIS

METODOLOGIA:
Estudo através de debates, estudo in-loco, registros fotográficos, áudios-visuais e pesquisa bibliográfica.
PROCEDIMENTOS:
Ensino fundamental – séries finais/ EJA
Ø  LINGUA PORTUGUESA - Filme gerador do tema e estudo de textos sobre Solidariedade.
o   Apresentação de filme ( Uma Mulher de Talento )
o   Trabalhar com música e textos( em anexo)
·       TEXTO 1 – O QUE É SOLIDARIEDADE – Debate oral
·         SOLIDARIEDADE: A UNIÃO QUE FAZ A DIFERENÇA ( em anexo) - Realizar a interpretação

Realizar a dinâmica: O TREM DA SOLIDARIEDADE
Ø ENSINO RELIGIOSO – vídeo: Reflexões para a vida – Solidariedade.
Ø HISTÓRIA E GEOGRAFIA - Cine Solidário: “Mataram Irmã Doroty”, que retrata sua luta em defesa das florestas e seus povos (N. S. Salete, São José, Sto Agostinho, São Roque).
o   JUNTOS DEVERÃO PLANEJAR UMA AULA A QUAL MOSTRE O FATOR HISTORICO E GEOGRAFICO DA SITUAÇÃO EM QUESTÃO DIRECIONANDO PARA A SOLIDARIEDADE
§  Por que a briga pela terra perdura até hoje?
§  Por que uma freira foi morta, logo, que a mesma não é fazendeira e nem grileira?
§  Solidariedade, vida e terra. Qual o significado destas palavras para a vida em sociedade?

Ø  EDUCAÇÃO ARTISTÍCA  - Promover um sarau musical por sala, a sala será dividida e o professor dará os diversos ritmos musicais. Cada grupo deverá trazer duas musicas de acordo com o ritmo musical sorteado, que contenha a solidariedade como mensagem central. .

O grupo deverá disponibilizar uma cópia para ser entregue a cada disciplina, contendo cabeçalho completo e nome dos componentes do grupo. As musicas deverão percorrer as diversas disciplinas, cada uma irá trabalhar o seguinte item.

o   Português - interpretação da letra;
o   Religião - mensagem que passa;
o   História - período que a musica foi criada quais as perspectivas históricas da época
o   Educação Artística - Transformar a letra em mural, cartão postal ou painel
o   Educação Física - A dança. Organizar uma apresentação
o   Inglês - traduzir para inglês ou se for em inglês traduzir para português
Após todas as atividades com as musicas deverão ser apresentadas e interpretadas nas diversas linguagens.
Ex: O grupo escolhe duas músicas, trabalham as mesmas em todas as disciplinas citadas acima e no sarau será feita a apresentação de cada musica nas diversas modalidades artísticas:
o    IMAGEM (DESENHO);
o    SOM ( MUSICAL);
o    MOVIMENTO (DANÇA);
o    A escola que tiver o laboratório de informática em funcionamento deverá adicionar o tópico slide em Power point;
Ø  As disciplinas ciências e matemática deverão trabalhar com o tema: SOLIDARIEDADE AMBIENTAL
o   MATEMÁTICA  -  o tema será discutido por meio da propaganda da coca cola.
§  Por que falamos mais as coisas ruins que acontece de que as boas?
§  Qual a real porcentagem dos problemas ambientais? Realizar trabalho de pesquisa utilizando o laboratório de informática com o auxilio do professor que mais entender de informática. No local que não tiver laboratório o professor fará a pesquisa e levará os dados para a discussão.
o   CIÊNCIAS – Planejar a coleta seletiva da escola
§  Realizar atividades em grupo de pesquisa sobre coleta seletiva e traçar formar de separação do lixo da escola, assim, como o aproveitamento da parte orgânica para as plantas da escola.
§  A regra dos 3 Rs?
Ø  Exposição dos trabalhos produzidos.

Nenhum comentário: