terça-feira, 10 de julho de 2012

O Projeto Nova Soure: Nossa Terra, Nossa Gente visa o resgate e a valorização da história da cidade de Nova Soure/BA. Logo, que o cidadão sem sua história não condiz com o ser humano que o século XXI anseia, para tomar decisões o mesmo tem que se reconhecer como sujeito social. Na sociedade os conteúdos informacionais circulam quase exclusivamente via meios escritos, através da Internet, da televisão, dos outdoors com informes publicitários, dos jornais, das revistas, dos panfletos, dos catálogos e muitos outros veículos de comunicação.

Sendo assim, o processo de apropriação da informação e da construção de novos conhecimentos se configura como um processo ativo que está intimamente ligado à leitura. Por isso, o uso social da leitura é algo contextualizado que acontece em diferentes espaços e não obedece a nenhuma regra específica e nem a um padrão sociolinguístico pré-definido.

Pensar em leitura enquanto prática social pressupõe pensar nas múltiplas relações que o sujeito-leitor exerce na interação com o universo sociocultural a sua volta. Por meio do estimulo a leitura, esporte e incentivo do trabalho dos professores enquanto mediadores do processo ensino e aprendizagem pretende auxiliar na formação do cidadão.

Formar cidadãos é promover ações que o mesmo reconheça o seu potencial e ao mesmo tempo tenha consciência de seus direitos e deveres. Por meio de ações aos quais permitam o conhecimento do local que se vive, de sua gente ( os índios, os negros, os portugueses) que aqui estiveram deixaram sua cultura e permitiram a formação do município de Nova Soure/BA. Estabelecer o desenvolvimento da oralidade, criatividade e desenvolvimento motor e sensorial, ou seja, uma educação holística será o ponto chave para auxiliar a formação do educando, que nos tempos atuais não é mais aceito uma escola cuja função é simplesmente conteúdista, se faz necessário: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e a aprender a viver juntos, por meio dos pilares da educação o projeto Nova Soure: Nossa terra, nossa gente, busca executar ações com a premissa de formar cidadãos. Pensar, conhecer, saber, intuir e ousar são as mais recentes palavras que devem dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade

A cidadania é construída por meio da formação do individuo e não só em sala de aula, quando o mesmo aprende conteúdos passados de geração a geração, valores, direitos e deveres. Por este motivo será realizada a ação o qual permitirá em sala de aula o reconhecimento da historia de Nova Soure, assim, como o trabalho com o esporte por meio da 2ª Olimpíada Escolar, elaboração de material para stands e apresentações.

Não basta apenas saber ler e escrever é preciso também fazer uso do ler e do escrever, para saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente, daí surge o termo letramento, ressignificando a ideia principal que se tinha do saber ler e escrever, buscando definir um novo padrão de usuário da língua que se mostre apto a atender às demandas da sociedade contemporânea.

Parabéns a todos que contribuiram para a execução da 2ª Olimpíada Escolar.


Comunidade Escolar - Professores, estudantes, funcionários, familiares dos educandos, coordenadores e diretores.
Equipe interna da SEMEC (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA) - podemos não ser muitos mas ajudamos fazer a diferença.
José Arivaldo Ferreira Soares
PREFEITO

Robélia Aragão da Costa
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA


André Luis Ferreira Santos
SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

Valéria Saldanha Carvalho
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

Gladys Amorim Teixeira
SECRETÁRIA DE SAÚDE

Durval Batista dos Santos Filho
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

Barimar do Nascimento
GESTOR DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES

Jecilene Barreto Coutinho
Joanna Patricia Santana Rodrigues
Kelly Chrystine Guedes Levy
Osvaldineide Pereira de Oliveira Reis
DEPARTAMENTO DE COORDENAÇÃO GERAL DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ESPECIAL

Kelly Chrystine Guedes Levy
Robélia Aragão da Costa
ELABORAÇÃO DO PROJETO


Nenhum comentário: