segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um pensar sobre Web 2.0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO: MIDIAS NA EDUCAÇÃO- AVANÇADO 2

KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY



Produção Textual

Um pensar sobre Web 2.0



Na era contemporânea a tecnologia possibilitou a criação de novos pontos de aquisição do saber, o mesmo deixou de ser restritos a lugares, momentos e pessoas, abrangendo um quantitativo de seres humanos nunca antes visto. A velocidade de conhecimentos decodificados, a ampliação de armazenamentos de dados e o desenvolvimento da Web 2.0, fazem com que a sociedade se transforme diante da era do conhecimento

Este desenvolvimento da tecnologia possibilitou a minimização das disparidades sociais, em relação à cultura e ao conhecimento, alavancando um novo olhar sobre o saber, o que permitiu abrir uma nova discussão sobre a educação do ponto de visto metodológico e qualitativo.

A Web 2.0 é uma plataforma, que pode contribuir para um novo pensar no processo educacional brasileiro, porém não possui conceituação definida logo que:

                                        as definições variam de forma a incluir determinadas características/conceitos de 
                                        acordo com o entendimento de cada especialista. Esta indefinição também se
                                        deve ao fato de a Web 2.0 não ser um objeto, um produto, tampouco de uma 
                                        marca, apesar de existir um ou mais pedidos de patente sob o termo, mas sim de
                                        um conceito relativamente novo.(ORLOWSKI.2007)

Esta plataforma permitiu um novo olhar do usuário, com maior interação e participação do mesmo, fazendo com que a interação ocorra e utilizando a inteligência coletiva, para: transformar, desenvolver, convergir, articular saberes, criar, desatar novos nós, diminuir espaços, tempo, proporcionando interação e informações quase que simultaneamente quando a mesma ocorre.

Esta plataforma utiliza wikis, aplicativos baseados na: folksonomia, redes sociais e tecnologia da Informação, o que permite a interação e a complemetação de dados e melhorias das tecnologias. Segundo Renato Rudiniki (2007) a Web 2.0;
                                        funciona de forma com o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos
                                        softwares que rodam nela. Neles, os softwares são eternos betas, com objetivo
                                        de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo de acordo
                                        com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem     
                                        a  personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página
                                        pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante.

O modle da Universidade do Sudoeste da Bahia é um exemplo da web 2.0, onde pessoas se encontram, trocam experiências, estudam, complemetam textos e interagem.

Com um vasto campo de desenvolvimento de competencias e habilidades a Web 2.0, pode ser ponto de partida para auxiliar a educação melhorar a qualidade, proporcionando uma nova metodologia com a inclusão de laboratorios de informatica nas escolas. O desafio,porém, está na qualificação do educador para que o mesmo possa relacionar a teoria de sua disciplina com elementos beneficos existentes na plataforma, que gera uma mudança de paradigma da forma do aprender e do ensinar, o que faz necessário redefinir o papel do educador e seu campo de atuação.

Portanto, web 2.0 é uma plataforma na qual beneficia a era do conhecimento e favorece um novo meio para auxiliar uma aprendizagem significativa. Não adianta ignorar a sua existencia mas, permitir que o mesmo se torne uma ferramenta do processo ensino-aprendizagem. Saber utiliza-lo é o que faz a diferença. Para que isto ocorra se faz necessário um educador pesquisador o qual esteja em continua formação continuada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GADOTTI,Moacir. Desafios para a era do conhecimento. Disponível: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/desafios_era_conhecimento.htmAcesso: 04/02/2011

LASTRES, Helena Maria Martins. Desafios e oportunidades da era do conhecimento. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v16n3/13562.pdf. Acesso: 06/02/2011

ORLOWSKI, Andrew. Web 2.0: It's ... like your brain on LSD! Página visitada em 2 de julho de 2007.in wikipédia

RUDNICKI, Renato. Web 2.0 e Algumas de Suas Aplicações.Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/web_2.0_e_algumas_de_suas_aplicacoes.phpAcesso: 06/02/2011

Nenhum comentário: