segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Blog


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO - MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – AVANÇADO
GRUPO - CAETANO VELOSO
KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY
Blog
O blog faz parte do potencial que as TIC`s dispõem para ser trabalho nos laboratórios de informática disponibilizados pelo governo federal na maioria das unidades escolares.
O alunado não aprende só na escola. Lévy (1993):

Reflete que a cinco mil anos a escola está centrada no mestre, onde só ele fala e dita o conhecimento, e diante da era do conhecimento a difusão não é mais a principal função do professor, pois os equipamentos são mais eficazes nesta tarefa.

 “Estamos, inconscientemente, chegando à civilização planetária." (Dámbrosio, 2000), pelo uso de computadores que nos interliga a todo o momento. O virtual e o real de existência paralela, “o virtual existe em potência, e não em ato. No entanto, o real e o virtual não se opõem, eles são apenas, duas maneiras diferentes de se ter e ver a realidade (Lévy; 2000)
O trabalho pedagógico integrado as hiper-possibilidades que a telemática nos oferta, não só dinamiza o processo de apreensão e busca do conhecimento, como também, fortalece competências, que para Perrenoud "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.), para solucionar uma série de situações".
Ter um laboratório de informática na escola não garante mudanças na educação, a diferença só ocorrerá quando o educador abordar de forma diferenciada o potencial que o mesmo permitirá auxiliar o processo ensino-aprendizagem.
O Blog é um mecanismo sem custo para escola que beneficia o educandos e o educador, permitindo que o processo ensino-aprendizagem seja dinâmico e pró ativo. Podendo expor ações realizadas na escola, assim, como discussão sobre determinados temas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DAMBRÓSIO, 2000, Salto para o Futuro, Série Tecnologia e Currículo
LÉVY, Pierri. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212 p.

Nenhum comentário: