segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MÚSICA NA SALA DE AULA

Para atender a exigência que surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). Comece a inserir a música de forma transversal, segue um site que você pode acessar diversas aulas e coleções de aulas sobre Música na Escola. Você também pode acessar através do site do Portal do Professor onde encontrará aulas sobre outros temas interessantes.



Coleções de aulas

Música, danças e ritmos - O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas.
Sons com o corpo e brinquedos musicais - Nessa coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que explora a relação entre o corpo e a produção de sons e ritmos musicais.
Oficina e jogos musicais - Esta coleção de aulas se utiliza de jogos, brincadeiras e situações pouco comuns na educação musical tradicional para gerar conhecimento na área em questão. Pontos diversos serão abordados, como: dinâmica, ritmo, pulsação, notação, parâmetros do som, arranjo, entre outros.

Composição: uma abordagem inicial – análise, elementos e exercícios - Essa coleção de aulas visa aproximar os alunos do universo da Composição Musical, buscando provê-los de ferramentas para aumentar sua capacidade crítica frente à produção musical mundial e desmistificar uma atividade que, muitas vezes, é entendida como algo para apenas alguns “eleitos”, “inspirados”.

Música popular - Nesta coleção as crianças terão oportunidade de aprender sobre a Música Popular no Brasil, destacando aspectos tais como: diferentes estilos em que a música popular se apresenta, a história de vida de alguns compositores brasileiros, várias formas de escrita do texto ‘música’.

Música e cinema - A coleção apresenta sugestões de aulas para trabalhar arte, mais especificamente música e arte visual. Nessas aulas a linguagem musical e visual é abordada em diferentes contextos. Em cada sugestão de aula o professor poderá trabalhar os conteúdos da música: ritmo, duração, intensidade, altura, timbre; as características dos instrumentos musicais e a apreciação de obras musicais.

Nenhum comentário: