quinta-feira, 19 de julho de 2012

COLETÂNEA DE ATIVIDADES DE INGLÊS

1..Países que falam a língua inglesa.

Sugestão da teacher Delma Miranda.

"No ano passado eu trabalhei com um projeto o qual foi excelente. O título é : Países que falam a língua inglesa. Cada turma representava um país que fala a língua inglesa. Ornamentando as salas de acordo as cores da bandeira, com o cantinho da música, culinária, religião, política e a cultura de forma geral. Os alunos falavam inglês e outros traduziam. Com visita de outras escolas. Foi excelente, os alunos fizeram muitas pesquisas e foi muito legal e satisfatório."

2.Feira Pedagógica

Tema: Meio Ambiente

Esta atividade pode ser adaptada para outros temas

Antes de detalhar as etapas deste trabalho, gostaria de fazer uma sugestão aos colegas.

Sugiro que antes de propor este trabalho, os colegas deixem livre a participação. Passem uma lista e explique que valerá nota de acordo com o resultado e que não serão obrigatório, no entanto, aqueles que quiserem participar deverão ter compromisso e responsabilidade.

É melhor ter um grupo de 10 alunos que se dediquem do que passar o trabalho pra 300 alunos e depois se decepcionar.

Muitos acabam ficando interessados só pelo fato de não ser obrigatório e valer ponto. O objetivo deste trabalho é fazer uma homenagem àqueles que lutaram e muitas vezes colocaram a vida em risco em defesa do meio ambiente.

Na 1ª etapa

Escolher pelo menos 4 personalidades que se destacaram na luta pela preservação do meio ambiente.
Pesquisar os dados biográficos, foto, frases famosas e tudo que puder ser interessante sobre estas pessoas.
Confeccionar um mural, ao qual daremos o nome de MURAL DA FAMA ECOLÓGICO. No caso procure usar material reciclado. O nosso foi feito com aquele papelão ondulado.

Sugiro as seguintes personalidades:

- Chico Mendes

- Marina Silva (Ex Ministra)

- Jacques Cousteau

- Al Gore (Prêmio Nobel da Paz 2007)

Este ano como teremos Olimpíadas em Nova Soure, pode-se adaptar o Mural da Fama para homenagear personalidades dos esportes

- Ayrton Senna

- Pelé

- Ronaldinho

- Thiago Pereira

- Bernardinho

- Daiane dos Santos

- Jade Barbosa.entre tantos outros

Definido o tema e quem vai confeccionar o Mural, passamos à

2ª etapa

O Mural não será exibido antes do dia de sua inauguração!!

No dia da exposição, reserve um momento para a escola toda acompanhar a inauguração. (Cubra o mural com TNT preto para que seja uma surpresa.)

A inauguração do Mural da Fama Ecológico.

Para inaugurar o "famoso" mural, nada melhor do que convidar algumas celebridades. É aí que os alunos entram em cena.

Escolha alguns alunos para se vestirem de artistas.

Sugestões: Madonna, Michael Jackson, Foguinho, 007, Drácula, Marylin Monroe, Roberto Carlos, Faustão, Vovozona, Romário, Ronaldinho, Rebeldes.

Antes do dia, converse com os alunos sobre a famosa Calçada da Fama de Hollywood e diga que eles vão desfilar na calçada da fama para a inauguração do Mural da Fama.

Pra fazer a calçada da fama você pode usar saco de lixo preto e fazer grandes estrelas vermelhas.
À medida que os "artistas" forem atravessando a calçada da fama, coloque uma música de fundo tema deste artista.

Por exemplo, na hora que o 007 estiver entrando toca o tema dele. O Ronaldinho, toca aquela música da Globo, tema de jogos do Brasil.

E assim por diante.

Os artistas podem se apresentar em inglês, falando umas duas frases por exemplo.

O que entrar por último lê um pequeno texto explicando o que é a Calçada da Fama e falando que estão ali para prestar uma homenagem aos ambientalistas que lutaram e lutam por um mundo melhor.

Que eles sejam exemplos para todos nós que com pequenas mudanças de atitude podemos também fazer a diferença.

3. CÓDIGOS DE CORES EM INGLÊS

Que tal fazer miniaturas de latas de lixo usando latas de leite em pó ou de outro tipo para divulgar o código de cores para os tipos de lixo?

Os alunos tanto podem pintar as latinhas quanto forra-las com papel colorido, colar o tipo de material escrito em inglês em cada uma e enche-las com o material correspondente.


4. TRABALHANDO VOCABULÁRIO

É uma idéia muito simples para trabalhar vocabulário básico.

Fiz com turmas de 5ª série, pois na rede estadual é quando eles têm o primeiro contato com a língua inglesa.

Você distribui uma palavra para cada aluno e pede para ele escrevê-la com letra grande centralizada numa folha de papel branca.

Depois eles desenham esta palavra em toda a folha, menos dentro da letra.

A letra eu peço para que eles pintem com uma cor diferente da que foi usada nos desenhos, para fazer um contraste.

Minha intenção era fazer um mural com as palavras que eles desenharam e assim cada um compartilhar o que aprenderam com os outros alunos.

Algumas sugestões de palavras:

TREE - HEART - MUSIC - FLOWER - LETTERS - NUMBERS - KISS - EYES

KEY - FRUIT - CAR - CLOUDS - SUN - STARS - LUCK - BALL - UMBRELLA

PENCIL - RAINBOW - DOUBT - QUESTION

VOCABULÁRIO DE Clothes

Recorte peças de roupas de revistas (só as peças). Separe a turma em grupos e dê 10 peças de roupa para cada grupo.

Eles deverão combinar as peças de roupas para formar 5 visuais diferentes.

Em cada folha de papel ofício eles deverão desenhar uma pessoa usando as roupas que receberam.

Depois ensine/recorde como descrever a roupa das pessoas (nomes, cores, padronagens, acessórios, etc.

Peça que eles escrevam em inglês a descrição da roupa de cada pessoa.

Por exemplo:

Um grupo recebeu entre outras peças de roupa, uma saia preta e uma blusa vermelha.

Eles desenham uma pessoa usando esta roupa e depois descrevem em uma frase:

She is wearing a black skirt, a red blouse and black sandals.

Agora no começo do ano aproveite e peça a seus alunos que se puderem doem revistas antigas.

Vocabulário: casa

Ano passado, dividi a turma em grupos e pedi para que fizessem a maquete de uma parte da casa, que foi sorteada.

Isto, claro, depois de trabalhar o vocabulário sobre partes da casa e mobiliário.

Instruções:

- O principal é arrumar uma caixa e pedir para que eles forrem, pintem, usem a criatividade para fazer as paredes e o chão.

- Pra não ficar muito diferente eu estipulei as medidas. Mas você pode levar uma caixa e mostrar o tamanho que tem que ter e se for o caso eles pegam uma caixa maior e reduzem pra ficar na medida.

- O objetivo é no final montar a maquete da casa inteira

- Sorteie os seguintes cômodos entre os grupos:

BEDROOM - KITCHEN - LIVING ROOM - BATHROOM - SERVICE AREA - DINING ROOM - GARAGE
- Marque a data de apresentação do trabalho e diga que eles deverão mobiliar sua maquete com no mínimo 10 objetos diferentes (de acordo com o cômodo) e escrever o nome dos objetos em inglês para colar junto aos mesmos

Algumas sugestões de como explorar o vocabulário de partes da casa.

PARTE 1) Para esta atividade você pode usar flashcards só de imagens de mobília e objetos da casa, ou escrever em folhas A4, com letra grande, os nomes destes objetos em inglês. Antes disso passe o vocabulário pra eles estudarem, 1 aula antes.

Sugestão de vocabulário:

WARDROBE - BED - BEDSIDE TABLE - PILLOW - CURTAINS - CHEST OF DRAWERS - SHEET - TABLE - CHAIRS - REFRIGERATOR - MICROWAVE OVEN - STOVE - PLATES - FORKS - SPOONS - KNIVES - GLASSES - CUPBOARD - SOFA - TV SET - RUG - RACK - STEREO - PICTURE - TOILET PAPER - SHOWER - SINK - MIRROR - WASHING MASHINE - BROOM - BUCKET - TANK - IRON - TOILET - TOOTHPASTE - TOOTHBRUSH - BLENDER - TOWEL - CRADLE

FRYING PAN - ARMCHAIR - CAR - BIKE - TOOLS - MOTORCYCLE - FAN

Corte as palavras do mesmo tamanho, se possível cole em cartolina.
Misture-as bem, faça um monte e vire-as para baixo.
PARTE 2) No quadro, faça 6 colunas e escreva em cada uma o nome de um cômodo, exemplo:
BEDROOM - LIVING ROOM - KITCHEN - BATHROOM - SERVICE AREA - GARAGE

PARTE 3)Faça um dado grande e, em cada face escreva ou cole uma figura correspondente a cada um dos cômodos acima

PARTE 4) Divida a turma em grupos e escolha 1 de cada grupo para representa-lo.

PARTE 5) O jogo é assim:

Sorteie a ordem em que os grupos vão responder.

O aluno deve jogar o dado.

O cômodo que ficar pra cima é o que ele deve encontrar uma palavra e dar a tradução.

Ele tira bathroom por exemplo.

Então ele tem que ir tirando as cartas do bolo e falando o que são até chegar numa carta que seja do bathroom.

Vamos supor que ele tire a carta 1 e seja BED. Como Bed não tem no banheiro então ele vai ter que falar que bed é cama e colocar a carta no final do bolo. Tira outra carta, se for toilet paper por exemplo, ele deve falar que é papel higiênico e colar a palavra no quadro na coluna correspondente. O grupo ganha 1 ponto.

Para que todos possam participar, a vez passa pro próximo grupo.

Se o aluno errar o significado de alguma palavra o grupo perde a vez e não marca ponto.

Outra idéia que já pedi pra alunos fazerem sobre partes da casa, foi um cartaz, desenhando uma casa com todos os cômodos que falei acima. E em cada cômodo eles tinham que desenhar 10 objetos que podem ser encontrados naquele cômodo e escrever o nome em inglês perto de cada um. Foi em grupo esse trabalho. Alguns ficaram muito legais.

Prepare com antecedência:

- Corte tiras de cartolina e escreva nelas os nomes dos países que quer fixar e, usando uma caneta ou cartolina de cor diferente, escreva os nomes das nacionalidades de cada país.

- Distribua aleatóriamente as tiras.

- Peça aos alunos que fiquem de pé e encontre seus pares.

- Por fim, peça que faça frases com os pares de palavras.

5.Pirâmide Alimentar

Material:

- caixa de papelão;

- papel: azul, verde, laranja, amarelo,branco e vermelho;

- cola, tesoura

- panfletos de mercado, figuras com todo tipo de alimentos.

Esta atividade foi feita em grupo.

1° etapa: confeccionar uma pirâmide usando para isso uma caixa de papelão bem grande, com o fundo quadrado.

2ª etapa: forrar a caixa seguindo a legenda de cores abaixo:

blue - pasta, rice, bread, cereal

green - vegetables

orange - fruit

white - meat, poultry, fish, beans, eggs, nuts

yellow - milk, yogurt, cheese

red - fats, oils, sweets

3ª etapa: colar os alimentos de acordo com a cor da legenda acima.

4ª etapa: pedir que o grupo pesquise o nome dos alimentos que colaram

5ª etapa: escrever os nomes dos alimentos em inglês e colar perto das figuras

Esta pirâmide pode ser usada para explicar quais são os alimentos mais importantes para nossa saúde;aprender/fixar os nomes dos alimentos.

É uma atividade que pode ser aproveitada pela aula de ciências para falar sobre alimentação. Esta foto foi tirada na 4ª etapa.

6.TRABALHANDO COM TEXTO

Thiago Machado Vilela Pereira was born on January 26th in 1986 in Volta Redonda, Rio de Janeiro.

He is a swimmer from Brazil, who won six gold medals, a silver one and a bronze one at the Pan American Games in Rio de Janeiro. His mother, Rose Villela is his greatest fan. She is a Physical Education teacher and she became famous in the last Olympic Games, in Athens, because of her yell: “Go Thiagoooo!!!”.

Thiago is very shy and modest. He is 1.87 m tall and weights 84.0 kg. He is a fantastic swimmer and good at all four styles: freestyle, breaststroke, backstroke and butterfly.

Curiosities:

- Thiago doesn’t have a girlfriend.

- Nowadays, he is living in Belo Horizonte.

- His official homepage is:

http://www.thiagopereira.com.br

- He won his first medal at the age of twelve.

- He has two brothers: João Gabriel and Renan.


PING-PONG WITH THIAGO PEREIRA


• WEAKNESS: "I don’t know how to lose"

• VIRTUE: "Being determined"

• TV show: “I like “The Simpsons”, but I prefer to spend time in front of the computer.”

• FAVORITE FOOD: “Lasagna and French Fries with Steak”

• FILMS: “Space Jam and Terminator 3: The Rise of the Machines "

• SHAMPOO: Ox

• NATIONAL IDOL: Rogério Romero and Gustavo Borges

• INTERNATIONAL IDOL: Arnold Schwarzenegger, Michael Phelps and Ian Thorpe

• PARENTS’ INFLUENCE ON SWIMMING: "I’ve always had the support of my family"

• ANOTHER SPORT: playing soccer with my friends

• BEAUTIFUL WOMAN: "Daniella Cicareli"

• PET: dog – "I have one named Logan"

• ADVICE FOR THE YOUTH: "Follow your dreams because someday they can become true"

1) De acordo com o texto diga se as afirmações são verdadeiras ou falsas:

1) ( ) Thiago Pereira is 22 years old.

2) ( ) Thiago’s mother’s name is Athens.

3) ( ) Thiago is fat.

4) ( ) Thiago is not extroverted.

5) ( ) Rose is his Physical Education teacher.

6) ( ) There are five swimming styles in competitions.

7) ( ) Thiago Pereira lives in Rio de Janeiro.

8) ( ) He won nine medals at the Pan American Games in Rio

9) ( ) Thiago has a girlfriend.

10) ( ) He is tall.

11) ( ) Logan is his father.

12) ( ) Thiago doesn’t like French Fries.

13) ( ) Thiago won six gold medals in soccer.

14) ( ) Renan is his brother.

15) ( ) He is very snobbish.

2) Retire do texto:

a) dois esportes:

b) dois tipos de comida:

c) três tipos de metal:

d) duas profissões:

e) dois verbos:

f) quatro qualidades:


3) Traduza o conselho que Thiago dá aos jovens:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________


6.1.Trabalhando com textos

Trabalho em escola pública estadual, onde a carência de material é um fator que prejudica muito o trabalho.

Mas a alternativa que encontrei pra poder diversificar um pouco a aula no quadro-de-giz foi imprimir as atividades na quantidade que dê pra usar em dupla ou em trio. Por exemplo, imprimo 20 textos e uso em dupla ou imprimo 15 e uso em trio, depende da turma. Na quinta série por exemplo não dá pra usar em trio, senão vira bagunça. No final da aula recolho os textos pra usar em outra turma.

A Erlane já prefere usar o retroprojetor, pois a escola onde ela trabalha tem transparência para os professores. Então imprime o texto em uma transparência e usa com todas as turmas a mesma transparência.

Sugestões para trabalhar o texto:

Escolha um texto pequeno.

Baseado no título e nas figuras (se houver) vejo o que eles já sabem sobre o assunto.

Ponho no quadro as palavras-chave, palavras que provavelmente eles encontrarão no texto, em português.

Lemos o texto e destacamos as palavras transparentes, a idéia central, procuramos identificar as palavras-chave.

Depois partimos pras questões.

Nos links ao lado há um que dá um bom exemplo de Inglês Instrumental, e fala sobre as estrate´gias de leitura.

Sugestão de assuntos:

- Temas transversais

- Notícias do momento, assuntos como o assassinato do menino João Hélio, o aquecimento global, os jogos panamericanos

- Biografias de artistas

- Datas comemorativas

As respostas podem ser orais ou por escrito.

Se quiser pode explorar o vocabulário mais difícil e fixar com algum exercício.

Uso muito o wikipedia para pesquisar os textos, também o site CNN e The New York Times, para notícias.

6.3. Trabalhando com textos

Wave of Gang Attacks in Rio Kills 18 People

RIO DE JANEIRO - At least 18 people were killed in gang attacks on buses and police posts in the Brazilian city of Rio de Janeiro in the early hours of Thursday, including seven who were burned to death in a bus, a state official said.

Rio state public security secretary Roberto Precioso blamed drug gangs and their jailed kingpins for ordering the attacks across the oceanside city, which is preparing for its New Year's Eve beach party that draws huge crowds of tourists.

By REUTERS (Published: December 28, 2006)


1) Leia silenciosamente o texto e sublinhe as palavras transparentes.

2) Copie as palavras transparentes do texto para a linha abaixo:

3) Sobre o que é esse texto?

4) Que tipo de texto é esse? (carta, letra de música, notícia, poema...)

5) Quando foi publicado?

6) Onde foi publicado?

7) A que se refere o número 18?

8) Quem é Roberto Precioso?

9) A que se refere o número seven?

10) Quem foram os responsáveis por estes acontecimentos?

11) Pesquise no texto e anote abaixo:

a) um meio de transporte

b) um dia da semana:

c) uma data comemorativa:

12- Associate :


( a ) which

( b ) their

( c ) seven

( d ) the

( e ) burned

( f ) of

( ) possessive adjective

( ) preposition

( ) indefinitive article

( ) interrogative pronoun

( ) verb

( ) number

nota: adjetivos são geralmente usados antes do nome a que se refere, podendo haver vários adjetivos ao mesmo tempo antes do nome.

Traduza os grupos de palavras abaixo, sabendo que a última palavra é o substantivo.

a) gang attacks

b) police posts

c) Brazilian city

d) state official

e) drug gangs

f) beach party

g) Rio state

h) public security

i) jailed kingpins

j) oceanside city


7. TRABALHANDO COM ANIMAIS

Quando for trabalhar animais, geralmente na 5ª série - que adora jogos - dê essa loteria de animais pra eles!

Primeiro peça que eles apostem na loteria, assinalando em 1 animal em cada linha, à escolha deles.

Depois, na hora da loteria, toque o áudio "animal sounds" que você pode baixar no link abaixo. Cada faixa é o som de um animal.

Quando tocar uma faixa, peça que eles sublinhem o animal que faz esse som e vejam se o marcaram, conte 1 ponto para cada acerto.


8. TRABALHANDO COM HORAS

Material Necessário: Dois conjuntos de números de 1 a 12 escritos em folhas de papel

Pré-requisitos: Saber os números de 1 a 60.

Procedimentos:

- Recorte os números de 1 a 12 de tamanho significativo para que as pessoas possam vê-los de longe.

- Divida a turma em dois grupos e eleja dois representantes por grupo. Um será o ponteiro maior e o outro o ponteiro menor do relógio.

- Para cada grupo, distribua os números em círculo pelo chão, como se fosse um relógio.

- Inicialmente, você ensina como perguntar e responder as horas apenas com os números.

Exemplo: - What time is it?

- It's ten o'clock.

- It's ten ten."

E assim por diante.

- Faça então uma competição entre as duas equipes.

- Você deverá pedir para as equipes (em coro) perguntarem "What time is it?"

- Você escolhe uma hora e diz.

Exemplo: - It's ten o'clock.

- Estipule o tempo de 5 a 10 segundos para que os participantes se posicionem em cima dos seus respectivos números. ELES VÃO FICAR LOUCOOOOOOOOSSSS, para se posicionar em cima do número certo. Você diz "Stop" e eles têm que parar em cima do ponteiro que ficaram responsáveis.

- Vá marcando pontos a medida em que as duplas acertarem as horas. (Para que todos participem, você pode estar alternando as duplas a cada 3 horas ditas).

Depois, que todos estiverem ACERTANDO AS HORAS, você tira um tempo da aula pra iniciar a explicação das horas pelos vocábulos: past/after, to, half, a quarter, etc.

Apesar do vocabulário ser pouco, na hora de falar eles ficam LOUCOS pra tentar compreender, principalmente quando se usa o "to", por exemplo:

"It's a quarter to ten.".

Faça alguns testes antes de passar pro relógio novamente, desta vez usando as duas formas de dizer as horas.

Para ver quem ganha, comece a diminuir o tempo que eles têm para se posicionarem sobre a hora correta.

9. HOW MANY e THERE TO BE

Para dar partida nas novas sugestões, uma atividade para trabalhar com HOW MANY e THERE TO BE, utilizando as geniais imagens do site de Sergio Buratto, no site Ilusão de Ótica (o link está no lado direito em LINKS ÚTEIS). Agradecemos ao Sergio por nos deixar utilizar estas imagens que com certeza irão atrair a atenção de seus alunos com uma atividade super simples.

A tarefa é simples. Escreva as perguntas para eles no quadro e cole as figuras espalhadas pelas paredes da sala. Diga a eles que poderão se levantar para olharem as figuras e responderem as perguntas.

Pergunta 1) How many people are there in picture 1?

Resposta esperada: There are nine people.

(Esta é a quantidade que eu consegui ver, pode ser que alguém veja mais ou menos, o importante é que a estrutura da resposta esteja correta)

Simples não? Mas é sucesso garantido!

10. Game com palavras estrangeiras do dia-a-dia

Material:

- Embalagens onde apareçam palavras em inglês bem nítidas, de preferência no próprio nome do produto

- envelopes ou sacos de papel

- folhas em branco e caneta hidrocor

- Dicionário

Antes da atividade, ponha 1 embalagem dentro de cada envelope

Divida a turma em grupos

Sorteie a ordem que os grupos vão participar.

Espalhe os envelopes no chão ou coloque-os sobre a mesa.

O primeiro grupo deverá escolher um dos envelopes. O grupo terá 30 segundos para encontrar uma palavra em inglês nesta embalagem e dar a tradução da mesma. Marca 1 ponto se conseguir escrever a palavra e a tradução numa folha dentro deste prazo.

Se o grupo não souber a tradução não ganha ponto nenhum e o envelope é recolhido.

O jogo prossegue até acabarem os envelopes.

Fica interessante colocar embalagens com palavras não muito óbvias.

Ao invés de HOT DOG, coloque uma embalagem com a palavra TEENS, por exemplo.

Eles adoram perguntar palavras da moda... é uma forma de também terem algum trabalho de pesquisar.

10.1. Game com WOULD

Você se lembra de um programa feito pelo Sílvio Santos onde o participante ficava numa cabine apenas respondendo SIM ou NÃO, sem saber se estava abrindo mão de um carro ou de um chiclete mascado???

Então, pensando nesse programa, bolamos uma adaptação para os alunos aprenderem perguntas com e responde-las com short answers.

O ideal é que o aluno ficasse com um tampão no ouvido e um fone com uma música bem alta enquanto respondesse e somente a turma saberia pra quê ele estaria dizendo sim ou não.

Mas na falta desses equipamentos, você pode usar uma tv, um aparelho de dvd, imagens de coisas legais ou não e sua criatividade, além de um pouco de sorte.

Faça uma lista de perguntas com would.

Escolha um aluno para responder algumas perguntas.

Sente o aluno perto da tv e faça a primeira pergunta.

Ele vai ter que escolher YES, I WOULD ou NO, I WOULDN'T sem ver a imagem que será mostrada a seguir.

Vamos supor que você pergunte:

Question 1- Would you invite them to have lunch in your house?

Faça de conta que você é o aluno e escolha uma das respostas abaixo:

Yes, I would

No, I wouldn't

Agora clique na imagem abaixo para visualizar se você se deu bem ou mal:

E então? O que achou? Mantém sua resposta...rs...????

Todo dia vou acrescentar uma pergunta aqui pra você curtir esse game. Good luck!

Question 2: Would you kiss him?

Yes, I would

No, I wouldn't

Now click here:

Question 3: Would you exchange your car for this one?

Yes, I would

No, I wouldn't

Now click here:

Question 4: Would you go in this trip?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

Question 5: Would you go to a desert island with him?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

Question 6: Would you give it a hug?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

Question 7: Would you marry him?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

Question 8: Would you say "I love you" to her?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

Question 9: Would you invite him to go out next Friday?

Yes, I would.

No, I wouldn't.

Now click here:

10.2 GAMES

Ordinal Numbers - The Egg Box

Pegue uma caixa, escreva um número dentro de cada espaço.

Ponha uma bolinha dentro da caixa e feche-a.

Toque uma música.

Os alunos vão passando a caixa.

Pare a música.

Onde a caixa parar o aluno deverá sacudi-la, abrir e dizer o número que está escrito, mas na forma ordinal.

Variação: Você pode colocar qualquer tipo de comando, adjetivos, sinônimos, advérbios, classificações gramaticais dentro da caixa de ovo.

10.3 Let's play a game

O game é o seguinte, foi inspirado no programa do Caldeirão do Huck. No caso agora vou lançar uma pergunta e aquele que quiser responder, basta escrever um comentário, colocando o número da pergunta e a sua resposta. Como no programa, das dez opções, cinco estão corretas. O primeiro que der a resposta correta, eu lanço o nome, a resposta correta e a próxima pergunta.

Depois que eu lançar 20 perguntas, aquele que mais acertar ganha o jogo. Para incentivar eu enviarei ao ganhador uma atividade especial à sua escolha, pode ser sobre música, filme ou texto.


Já para usar com a turma, as regras são outras. Vou disponibilizar as regras após essa primeira rodada, só para não confundir, ok?



So, let´s start it and good luck!



pergunta nº 1:







Pergunta 1



Resposta correta:





















Agora vamos para a pergunta 2:











Resposta correta:











Correção: Pride também é pecado capital, portanto deveria estar em vermelho.





Pergunta 3:











Resposta correta:















Agora vou postar 5 perguntas de uma vez

Na hora de responder, especifique a pergunta.



Lá vai:



Pergunta 4:









Pergunta 5:









Pergunta 6:









Pergunta 7:













Pergunta 8:









C O N G R A T U L A T I O N S!!!!















































E as regras do jogo para os alunos:



1- Responda quatro perguntas + 1, sendo que você pode desistir da última que vale o prêmio especial.

2- Seus amigos podem ajuda-lo 2 vezes e você pode pular 2 perguntas, mas não consecutivamente

3- Para responder a última pergunta, você terá que acertar as quatro primeiras.

4- Para cada pergunta há dez respostas, porém apenas cinco estão certas. Você terá um tempo estipulado pelo professor para escolher entre as dez, quais estão certas.

5- A cada pergunta você terá um determinado prêmio ou ponto.

Caso erre alguma resposta, você perde todos os pontos.



Professor, os prêmios podem ser guloseimas, ou material escolar como lápis, caneta, etc. ou se preferir, pode valer pontos, se você transformar em competition.



Você pode usar sua imaginação e incrementar esse game.



As imagens ficarão no ar por dez dias, após esse tempo eu as apagarei devido ao espaço reduzido.









11.DINÂMICA

Recorte e distribua as frases abaixo, uma para cada student. Eles deverão formar duplas, juntando as frases conforme o exemplo



aluno 1: Eu sou um Sol sem calor.

aluno 2: Eu sou uma estrela sem brilho.

aluno 3: Eu sou o calor do seu Sol.

aluno 4: Eu sou o brilho da sua estrela



Os aluno 1 e 3 devem juntar suas frases pois elas se completam.

Os alunos 2 e 4 também se completam.



Na versão English vai dar um pouquinho de trabalho pras turmas iniciais, pois terão que traduzir suas partes.





I am a Sun with no heat.



I am the heat of your Sun.



I am an ocean with no water.



I am the water of your ocean.



I am a way with no light.



I am the light of your way.



I am a rose with no petals.



I am the petals of your rose.



I am a star with no shine.



I am the shine of your star.



I am a sea with no waves.



I am the waves of your sea.



I am a night with no moonlight.



I am the moonlight of your night.



I am a problem with no solution.



I am the solution of your problem.



I am a song with no lyrics.



I am the lyrics of your song.



I am a trip with no destination.



I am the destination of your trip.



I am a life with no hope.



I am the hope of your life.



I am a face with no smile.



I am the smile of your face.



I am a sunrise with no sun.



I am the sun of your sunrise.



I am a living with no joy.



I am the joy of your living.



I am a garden with no flower.



I am the flower of your garden.



I am a sky with no stars.



I am the stars of your sky.



I am a song with no emotion.



I am the emotion of your song.



I am a fruit with no taste.



I am the taste of your fruit.



I am an angel with no wings.



I am the wings of your angel.





As duplas que derem o significado em português correto destas frases ganham ponto.



Variação:



Uma pessoa lê a sua frase.

Ex.: I am a sky with no star.



A pessoa que está com a frase:

I am the star of your sky deverá ler completando a frase da primeira pessoa.

12.GINCANA CULTURAL



By Erlane Santos





Dividir a turma em equipes , distribuir as tarefas, eleger um líder em cada equipe ( ele conduzirá o trabalho ) , estabelecer pontuação , marcar o dia para apresentação.



1ª Levar o maior número de frutas em miniatura , com seus respectivos nomes colados em inglês .10 pontos

( Não poderá repetir as frutas )



2ª Levar o maior número de animais em miniatura , com seus respectivos nomes colados em inglês . 10 pontos

( Não poderá repetir os animais )



3ª Levar o maior número de camisas com frases ou palavras escrito em inglês . - 10 pontos



4ª Apresentar em folha ofício o Hino da Inglaterra e o Hino dos Estados Unidos- 10 pontos



5ª Apresentar em folha ofício 15 frases , usando o verbo to be com tradução .- 10 pontos



6ª Apresentar um diálogo em inglês ( bem ensaiado ) - 10 pontos



7ª Toda a equipe deverá cantar o alfabeto em inglês - 10 pontos



8ª Apresentar um cover artístico ( cantor ou banda de Língua Inglesa ) Deverá estar caracterizado e fará dublagem - 20 pontos



9 ª Apresentar uma coreografia ( bem ensaiada ) - Música de Língua Inglesa - 20 pontos



10 ª Cantar uma música de Língua Inglesa (a equipe poderá levar instrumentos ) - 20 pontos



Obs .: Realizar esta atividade no auditório ou no pátio .

Poderá premiar as equipes com balas , bombons , pontos...

Vence a equipe que fizer mais pontos .



Outras sugestões: (a equipe deverá levar quantidade estipulada de rótulos que contenham no mínimo 1 palavra escrita em inglês; bingo valendo ponto pra equipe que completar primeiro a cartela, sendo que não pode haver erro de escrita na cartela; contar de 1 a 100 em inglês; etc)





12.1 GINCANA

NAME OF THE TEAM:

NAMES OF THE STUDENTS:



1) OUÇA A MÚSICA A SEGUIR "SPENDING MY TIME" DA BANDA ROXETTE E COMPLETE COM AS "MISSING WORDS" ABAIXO





SEE

TOO

DAYS

COFFEE

FRIENDS

FEELING

TRY

SMALL

KNOW

ARE

TIME

FALL ASLEEP

MAKE SURE

CAN'T

HELP





What's the ____________?

Seems it's already morning.

I ____________the sky, it's so beautiful and blue.

The TV's on but the only thing showing is a picture of you.



Oh I get up and make myself some ____________.

I ____________to read a bit but the story's too thin.

I thank the Lord above that you're not here to see me

in this shape I'm in.



Spending my time, watching the days go by.

____________ so small, I stare at the wall,

hoping that you think of me. ____________

I'm spending my time.



I try to call but I don't ____________what to tell you.

I leave a kiss on your answering machine.

Oh ____________me please, is there someone who can make me

wake up from this dream?



Spending my time,

watching the ____________ go by.

Feeling so small, I stare at the wall,

I'm spending my time, watching the sun go down.

I ____________to the sound of "Tears of a Clown" a prayer gone blind.

I'm spending my time.



My ____________keep telling me: hey, life will go on,

time will ____________I'll get over you.

This silly game of love you play, you win only to lose.



I'm spending my time, watching the days go by

I'm felling so ____________, I stare at the floor

Hoping that you think of me too

I'm spending my time, watching the sun go down

I fall asleep to the sound of "Tears of a Clown" a prayer gone blind

I'm spending my time



Spending my time

I ____________ live without your love

Spending my time

Ooh, I'm spending my time

My time, my time

It's bad to be without you, honey, honey

Spending my time



hoping that you ____________ missing me too.







TIME TO ANSWER!!!!!



NAME OF THE TEAM: ______________________________





1) O VERBO TO BE É MUITO IMPORTANTE EM INGLÊS PORQUE TEM DOIS SIGNIFICADOS: SER E ESTAR.

ELE É O ÚNICO VERBO QUE TEM TRÊS CONJUGAÇÕES: AM, IS, ARE. VAMOS VER SE VOCÊ SE LEMBRA DA CONJUGAÇÃO CORRETA PARA ESTES PRONOMES



I ____ YOU ____ THEY ____ HE ____ WE ____ SHE ____ IT ____



2) AGORA CONSTRUA UMA FRASE USANDO O VERBO TO BE:





3) RETIRE DO TEXTO UMA FRASE NA QUAL O ÚNICO VERBO EXISTENTE SEJA O VERBO TO BE





4) DÊ O NEGATIVO DA SEGUINTE FRASE:



Sandy and Junior are brother and sister.



5) COMO FICARIA A FRASE ROMÁRIO AND RONALDINHO ARE GREAT SOCCER PLAYERS SE EU A QUISESSE TRANSFORMAR NUMA PERGUNTA?





6) O QUE É UMA "ANSWERING MACHINE"?



7) RETIRE DA LETRA DA MÚSICA:



A) TRÊS ADJETIVOS: __________________, __________________, _________________



B) UMA FRASE NO SIMPLE PRESENT: ________________________________________ __

C) UMA FRASE NO PRESENT CONTINUOUS: _____________________________________



8) USAMOS PRONOMES ADJETIVOS POSSESSIVOS PARA INDICAR UMA RELAÇÃO DE POSSE ENTRE DUAS COISAS, E ELE SEMPRE VÊM ANTES DE UM SUBSTANTIVO.

VAMOS VER SE VOCÊ CONSEGUE LEMBRAR DE TODOS OS PRONOMES POSSESSIVOS CORRESPONDENTES AOS PRONOMES PESSOAIS ABAIXO:



I ____ YOU ____ THEY ____ HE ____ WE ____ SHE ____ IT ____



9) QUAL FRASE QUE APARECE NA LETRA PODE SER USADA PARA PERGUNTAR AS HORAS:





10) LET´S SING!!!!! TODAS AS EQUIPES DEVERÃO CANTAR A MÚSICA

A EQUIPE QUE NÃO CANTAR A MÚSICA PERDERÁ 10 PONTOS, SE CANTAR, GANHARÁ 20 PONTOS.





13. TRABALHANDO COM ADJETIVOS



Uma idéia para trabalhar adjetivos sobre a personalidade das pessoas é você aproveitar as pessoas que estão na mídia e os personagens de novelas e montar um exercício, colocando a foto do personagem e 4 opções para o aluno escolher entre as 4 a que descreve exatamente a personalidade do personagem.



Aí vai um exemplo:



1.







( ) immoral

( ) shy

( ) sympathetic

( ) adorable



Essa idéia pode ser aproveitada para falar de profissões usando também personagens



Exemplo:



1.



( ) journalist

( ) pilot

( ) mechanic

( ) singer



Obs.: Fiz uma folha com 18 personagens, e usei fonte Arial 14.

No final da folha, pra refrescar a memória, escrevi o nome dos personagens. Por exemplo na folha de adjetivos iria escrever 1.Bia Falcão. Na folha sobre profissões iria escrever 1.Pascoal.



As imagens podem ser retiradas de revistas sobre novelas que tem um monte, o tamanho que usei foi de 2,5 cm de altura. Retirei todas as fotos do site http://www.teledramaturgia.com.br, que inclusive recomendo muito.

O site é uma verdadeira enciclópedia de novelas e minisséries da TV. Excelente pois as fotos são dos artistas caracterizando os personagens de cada novela e tem um tamanho ideal para serem usadas.





14.Trabalhando com o verbo there to be



Material:

- 1 caixa de sapato

- 1 saco preto para pôr a caixa dentro

- 10 objetos diferentes pra pôr dentro da caixa

- dicionários



Divida a turma em grupos.

Chame um representante de cada grupo na frente da sala.

Cada um terá 30 segundos para enfiar a mão dentro do saco e dentro da caixa para tentar descobrir os dez objetos que estão dentro.



Depois que todos já tiverem feito isso, eles voltam para o grupo e lá eles vão escrever numa folha:



What are there in the box?



1) There is a/an _ _ _ _ _ _ _ _ _

There are _ _ _ _ _ _ _ _ _



Sugestão de objetos:

POTATO - KEY - PEN - PENCIL - COMB - TEETHBRUSH - GLASSES

SOAP - ERASER - SCISSORS



Para fazer a correção no quadro



Dado o tempo estipulado, chame novamente 1 representante de cada grupo para passar as frases no quadro, porém troque as folhas para que eles não passem a resposta de seu próprio grupo.



Retire cada objeto e corrija no quadro para ver qual grupo acertou.

No final todos terão sido corrigidos e você pode premiar o grupo conforme o número de acertos.



15.SCRAPBOOK



Esta é uma sugestão da teacher Shirley Aparecida Vieira Franco, da rede pública de São Paulo.



A atividade é chamada de SCRAPBOOK. O professor arruma um caderno no qual para cada página, coloca uma pergunta em Inglês e este caderno passa de aluno para aluno, para que cada um dê sua resposta.



Ela sugere que seja trabalhado com turmas de de 8ª séries e sua experiência foi excelente com seus alunos.



Sugestões de perguntas:



What's your name?

What's your birthday?

What's your sign?

How old are you?

What's your favorite song?

ETC...







16. Talking about yourself



Essa atividade é para turmas grandes.



Prepare uma caixa e ponha as frases abaixo dentro da caixa, cortadas separadamente.



Faça um círculo e passe a caixa ao som de uma música (eu vou usar uma mais animadinha, pode ser Did It All For Love - Troller ou Phenomena II). Ao parar a música o aluno que ficou com a caixa pega a pergunta e responde sobre si mesmo.



Dá também pra passar a música e cada um ir tirando uma pergunta e no final cada um responde sua pergunta.



Aí vão as perguntas:





2) What´s your full name?

3) How old are you?

4) What´s your birth date?

5) What´s your sign?

6) What are the names of your parents?

7) What´s your mother´s name?

8) What´s your e-mail?

9) What´s your occupation?

10) What grade are you in?

11) What´s your favorite school subject?

12) What kind of music do you like?

13) What´s your favorite band?

14) What´s your favorite song?

15) What´s your favorite actor?

16) What´s your favorite actress?

17) What´s your favorite TV program?

18) What´s your favorite site?

19) What´s your favorite dessert?

20) What´s you favorite car?

21) What´s your favorite drink?

22) What´s your favorite food?

23) Do you have a boyfriend or a girlfriend?

24) Who is your best friend?

25) Who would you take to a desert island?

26) How many times do you go out a week?

27) Do you have to arrive home early?

28) Have you ever traveled alone?

29) In your opinion, the ideal partner must be:

30) If you had a boyfriend, would you tell it to your parents?

31) Do you have any piercing or tattoo?

32) Do you have courage to use piercing or tattoo?

33) If you could be a celebrity, who would you be?

34) What´s your favorite color?

35) What´s your favorite perfume?

36) What´s your favorite soap opera?

37) If you could choose another name for you, what would it be?

38) Do you have a secret love?

39) What´s your favorite sport?

40) The most beautiful woman is:

42) What would you like to receive in Valentine´s Day?

43) An essential quality that a person must have is:

44) What´s your lucky number?

45) An unforgettable movie:

46) An unforgettable book:

47) Do you have any brother or sister?

48) What´s your favorite soccer team?

49) Do you exercise every day?





Se for possível estimule-os a responderem em Inglês!







17. VALENTINE´S DAY



Em que data é comemorado nos EUA? E no Brasil?



Quem foi São Valentin?



Qual é o significado desta data especial?



Quais são os símbolos do dia dos namorados?





CUPID



HEARTS



ARROWS



HEART-SHAPED BOX



CHOCOLATE



GIFTS



CARDS



KISSES



TEDDY BEARS



FLOWERS





Quais cores predominam nesta comemoração?



Trazer uma música de amor em inglês (letra e tradução)



O grupo deverá montar uma mesa para a exposição dos seguintes materiais:



Cartaz contendo as respostas sobre as questões anteriores



Todos os símbolos citados acima (trazer o próprio objeto ou fazer maquete. Identificar os objetos com plaquinhas com os respectivos nomes em inglês)



A mesa deverá ser forrada com toalha, papel crepom ou TNT nas cores utilizadas nesta festa



17. Música na sala de aula



Para você que está querendo aprender novas técnicas de como usar a música em sala de aula, no link abaixo você encontrará diversas sugestões na comunidade "Sou Professor de Inglês" do Orkut.



17.1Sugestão de músicas de acordo com a matéria



A música é um dos melhores recursos para serem usadas em aulas de inglês. Abaixo vai uma relação de músicas que foram sugeridas por diversos sites e em algumas comunidades para serem usadas para trabalhar algum assunto específico.

Essa lista tem por objetivo apenas facilitar o trabalho de pesquisa dos professores.



1- Verb to be:

James Blunt - You're Beautiful

Metallica - Sad But True



2- Simple Past:

Pearl Jam - Last Kiss

Celine Dion - Because You Loved Me

John Travolta e Olívia Newton John - Summer Nights

The Beatles - Yesterday

James Blunt - You´re Beautiful



3- Conditional:

Magic Box - If You



4- Preposition:

U2 - With or Without You



5- Used to

Madonna - This Used to Be My Playground

Guns'n'Roses - I Used to Love Her



6- Days of the Week

The Cure - Friday I'm In Love

Ashley Simpson - Pieces of Me



7- Present Continuous

Avril Lavigne - I'm With You



8- Present Perfect

U2 - I Still Haven't Found What I'm Looking For



9- Present Perfect Progressive

Legião Urbana - Marianne



10- Imperativo

U2 - Numb (de preferência com o clip, pois só a música acho que não irão gostar)

Shania Twain - Don't



11- Simple Present (negative)

Guns'n'Roses - Since I don't Have You



18.Sugestões de filmes interessantes:





Vale a pena assistir esses filmes inteiros. Alguns filmes são brasileiros, mas também são uma grande lição de vida, por isso nós recomendamos.



Best of the Bests!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado

Monty Python and the Holy Grail (1975)









Esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores.



Sinopse: A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico. Considerado pela maioria o melhor filme do grupo de humor britânico e uma das melhores comédias de todos os tempos.

Direção: Terry Gilliam, Terry Jones

Gênero: Comédia

Origem: Inglaterra

Duração: 91 minutos



A Era do Gelo 2

Ice Age: The Meltdown, 2006











esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Manfred, Sid e Diego estão morando num lugar maravilhoso, cheio de minas de água, poços de piche e gêiseres. Mas eles terão de se mudar, tendo que avisar a todos os outros animais que estão correndo risco de tudo aquilo inundar com o descongelamento de enormes blocos de gelo.

Direção: Carlos Saldanha

Gênero: Animação/Comédia

Origem: Estados Unidos

Duração: 91 minutos



A Era do Gelo

Ice Age, 2002











esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Na era glacial, um grupo de animais formado por um bicho preguiça (Sid), um mamute (Manny), um tigre dente-de-sabre (Diego) e um esquilo (Scrat) parte para o sul em busca de um clima mais quente. Durante a viagem encontram uma pequena garotinha que está perdida. Agora eles enfrentarão vários perigos e farão de tudo para levar a garotinha de volta para os pais.

Direção: Chris Wedge, Carlos Saldanha

Gênero: Animação/Aventura/Comédia

Origem: Estados Unidos

Duração: 81 minutos



Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais

Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit









esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Wallace (Peter Sallis) e seu leal cão, Gromit, têm a missão de descobrir qual o mistério por trás dos jardins do vilarejo onde vivem. E precisam ser rápidos, já que este ameaça a competição anual do maior vegetal, organizada pela Sra. Tottington(Helena Bonham Carter).

Direção: Nick Park, Steve Box

Gênero: Animação/Aventura/Comédia

Origem: Reino Unido

Duração: 85 minutos







Shrek (2001)









esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Shrek vive em um pântano e é considerado por todos os habitantes das redondezas como o ser mais feio e temido que há. Mas na realidade não é bem assim, Shrek quer apenas paz e sossego em sua vida. Isso ele tem de sobra, pelo menos até que o impiedoso Lorde Farquaad resolve exilar todos os personagens de contos-de-fada que existem no seu reino para dentro da floresta... onde está localizado o pântano de Shrek. O sossego do ogro verde chegou ao fim! Agora ele deve tirar satisfações pessoalmente com Farquaad para rever sua floresta intacta. Shrek consegue um acordo: se resgatar para o Lorde uma princesa que está adormecida em um perigoso e longínquo castelo, Farquaad devolve a paz a ele.

Direção: Andrew Adamson, Vicky Jenson

Gênero: Aventura/Comédia

Origem: Estados Unidos

Duração: 90 minutos





Vidas Secas (1963)









esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: No paupérrimo Nordeste brasileiro, uma família vive sem esperanças no futuro por causa da seca e miséria que assolam suas vidas. Uma das grandes obras-primas do cinema brasileiro.

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Gênero: Drama

Origem: BrasilDuração: 103 minutos



(The Terminal - 2004)











esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Tom Hanks é Viktor Navorski, um homem normal que viaja de sua terra natal, a fictícia Krakozhia, para os Estados Unidos. Ao chegar lá, as autoridades americanas se encontram com um grande problema em mãos: enquanto voava, Krakozhia sofreu um golpe de Estado e teve o seu poder tomado, perdendo assim o seu reconhecimento de nação por parte dos EUA. Viktor então é, sem culpa alguma, prejudicado por um grande problema diplomático: não pode voltar ao seu país de origem, já que ele teoricamente não existe mais e está em guerra, e não pode pisar fora do aeroporto pois não tem visto para entrar nos EUA. Sem nada a fazer, ele acaba por tocar a vida para a frente ali mesmo, no terminal do aeroporto.

Direção: Steven Spielberg

Gênero: Comédia/Drama

Origem: Estados Unidos

Duração: 128 minutos



Este filme foi sugerido pela professora Patrícia: "Uma sugestão é o filme "The Terminal" com Tom Hanks, entre outras coisas aborda o processo de aprendizagem da língua estrangeira."



Valeu, Patrícia! Vamos conferir!!!





Deu a Louca na Chapeuzinho (Hoodwinked! 2005)











esta imagem é de propriedade de seus respectivos produtores



Sinopse: Policiais do mundo animal investigam um caso de distúrbio doméstico na casa de uma senhora envolvendo uma garota, um lobo e um machado. As acusações são muitas: invasão de domicílio, distúrbio do silêncio na vizinhança, e manuseio de um machado sem licença.

Direção: Cory Edwards, Todd Edwards, Tony Leech

Gênero: Animação

Origem: Estados Unidos

Duração: 80 minutos





Todas as informações sobre os filmes foram retiradas do site Cineplayers cujo link está ao lado na nossa lista de sites







18.1.Sugestão de videoclipes



Quem ainda não teve oportunidade de assistir os videoclipes abaixo procure depois conhecer pois são show de bola!



1) Pearl Jam - Do the Evolution



Conta a história da evolução do homem e da vida na Terra numa velocidade de tirar o fôlego! Perfeito.



2) Korn - Freak on a Leash



Mostra a trajetória de uma bala perdida e os estragos que ela poderia fazer nesse caminho.



3) Michael Jackson - Thriller



Esse é considerado um dos melhores clipes já feitos em termos de originalidade, criatividade.



4) Michael Jackson - Man in the Mirror



Mostra personalidades que dedicaram sua vida por um mundo melhor, sem fome, preconceitos, guerras. E também cenas muito tocantes de crianças da África, da luta contra o preconceito racial.



5) Michael Jackson - Black or White



O clipe tenta mostrar que as diferenças raciais existem sim, mas que deveria haver uma integração e não o preconceito.



6) Pink Floyd - The Wall (part 2)



Retirado do filme "The Wall", mostra uma forma ultrapassada de educar, onde o aluno não têm direito a pensar, só reproduzir o que é ordenado. O filme é incrível, esse clipe em especial.



7) Pink Floyd - Take it Back



Essa música questiona a forma como o homem vêm tratando a Natureza, e se um dia ela resolvesse tomar de volta o que era dela?



8) Mr. Big - Wild World



Essa música é uma regravação que fez sucesso nos anos 90. Casamento perfeito de imagens e som. Clipe muito bonito.



9) Green Jelly - Three Little Pigs



Pelo nome você já imagina que o clipe vá contar a história dos 3 porquinhos. O que você não imagina é que essa história se passa em Hollywood e até o Rambo aparece no meio... Hilário!



10) Dee Lite - Groove is in the Heart



Um dos hits dos anos 90, não há quem não queira dançar com essa música contagiante e com imagens psicodélicas.



11) Ottawan - D.I.S.C.O



Esse é um hit da disco music, mas é divertido ver as roupas, os cantores e o jeito que eles dançam nesse clipe.



12) Red Hot Chili Peppers - Californication



Só depois de assistir esse videoclipe eu consegui entender porque todos amam essa música. O clipe é muito interessante, mostra a banda num jogo de videogame. O visual é incrível.



13) O Rappa - A Minha Alma



Revoltante, mostra a forma como os pobres e principalmente os negros são tratados de forma preconceituosa pela sociedade.



14) Aqua - Barbie Girl



Clip muito alto astral e engraçado. Agrada em cheio!



15) A música é famosa: What a Wonderful World, do Louis Armstrong, mas em uma das cenas de Madagascar essa música foi apresentada de forma irreverente e com uma pitada de humor negro... mas é a lei do mais forte... quem já viu vai entender...



19. PRONOMES, VERBOS



1) Lucky - Britney Spears



2) ________is a story about a girl named Lucky... (PRONOME DEMONSTRATIVO: ESTA, ESTE,ISTO)



3) Early morning, she wakes up

4) Knock, knock, knock on the door

5) It'______ time for makeup, perfect smile (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR, FORMA CONTRATA)

6) It'______ you (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR - FORMA CONTRATA)

7) they'_______ all waiting for (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL, FORMA CONTRATA)

8) They go...

9) "_______ she lovely, this Hollywood girl?" (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR, FORMA CONTRATA -

FORMA NEGATIVA)

10) And they say...



(Chorus: )

11) She'______ so lucky, she'_____ a star (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR - FORMA CONTRATA)

12)But she cry, cry, cries in her lonely heart, thinking

13)If __________ nothing missing in my life (VERBO EXISTIR - PRESENTE - SINGULAR=EXISTE)

14) Then why do these tears come at night



15) Lost in an image, in a dream

16) But ____________ no one there to wake her up (VERBO EXISTIR - PRESENTE - SINGULAR=EXISTE)

17) And the world ________ spinning, and she keeps on winning (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR)

18) But tell me what happens when it stops?

19) They go...

20) "_____she lovely, this Hollywood girl?" (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR, FORMA CONTRATA -

FORMA NEGATIVA)

21) And they say...



(Chorus: )

22) She'______ so lucky, she'________ a star (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR - FORMA CONTRATA)

23) But she cry, cry, cries in her lonely heart, thinking

24) If ___________ nothing missing in my life (VERBO EXISTIR - PRESENTE - SINGULAR=EXISTE)

25) Then why do these tears come at night



26) "Best actress, and the winner ____________...Lucky " (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR )



27) "I'________ Roger Johnson for Pop News standing outside the arena waiting for Lucky" (VERBO TO BE NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR - FORMA CONTRATA)

28) "Oh my god...here she comes "



29)________she lucky, this Hollywood girl? (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR, FORMA CONTRATA -

FORMA NEGATIVA)

30) She ________ so lucky, but why does she cry? (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR )

31) If _________ nothing missing in her life (VERBO EXISTIR - PRESENTE - SINGULAR=EXISTE)

32) Why do tears come at night?



(Chorus: )

33) She'_________ so lucky, she'________ a star (VERBO TO BE NA TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR - FORMA CONTRATA)

34) But she cry, cry, cries in her lonely heart, thinking

35) If ___________ nothing missing in my life (VERBO EXISTIR - PRESENTE - SINGULAR=EXISTE)

36) Then why do these tears come at night





20. SUGESTÕES PARA UM JORNAL-MURAL



Divida os itens abaixo entre seus alunos ou turmas:





MASTHEAD - o nome do jornal no topo da primeira página



O nome escolhido foi: escreva o nome do jornal usando toda a sua criatividade



CLASSIFIED ADS - classificados



THE SPORTS - notícias do esporte



Recorte de uma revista ou jornal uma matéria atual e interessante sobre o mundo dos esportes.

Sublinhe o título e cole a matéria em uma folha de papel ofício.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.



ARTS - notícias do mundo artístico



Pesquise nos jornais notícias culturais interessantes.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.



BUSINESS - notícias de negócios



Pesquise nos jornais notícias sobre economia, negócios de interesse do cidadão.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.





WORLD - notícias de outros países do mundo.



Pesquise em jornais ou revistas os acontecimentos mais importantes da semana no mundo.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.





BIOGRAPHIES - curta biografia de pessoas que morreram recentemente.



Pesquise alguns dados sobre a vida de uma personalidade que morreu recentemente.

Nome, idade, nacionalidade, principais obras, causa da morte.



BIRTHDAY OF THE MONTH - informa a data e o nome da pessoa que faz aniversário no mês.



Essa atividade deverá ser feita sempre para a última terça-feira do mês, para sabermos com antecedência os aniversariantes daquele mês





HEALTH - saúde



Pesquise nos jornais alguma matéria bem interessante sobre a saúde das pessoas.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.



MESSAGES - mensagem da semana



Nessa parte do jornal toda semana uma nova mensagem, em inglês e português.

O visual da mensagem também conta! Quanto mais criativa melhor! Portanto, ilustre a mensagem também!







SONG OF THE MONTH - letra e tradução de uma música



Uma das coisas mais interessantes é saber o que fala uma determinada música que gostamos.

Traga alguma música de sucesso em inglês e sua tradução.

Existem vários sites de músicas traduzidas ou revistas.

A música deve ocupar apenas o tamanho de uma folha de ofício juntamente com sua tradução.

Capriche na letra!



EDUCATION - notícias sobre a educação



Pesquise nos jornais notícias sobre a educação na cidade, no estado ou no Brasil.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.





BRASIL - quais os principais acontecimentos no Brasil durante a semana?

Pesquise nos jornais notícias sobre fatos importantes e interessantes que ocorreram no Brasil durante a semana.

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.





DID YOU KNOW? (Você sabia?) - Curiosidades sobre assuntos diversos.



Pesquise e traga um fato curioso sobre qualquer área.

Escreva o nome do livro, revista, jornal ou qualquer outra fonte de consulta.

Escreva em uma folha de ofício. Capriche na letra!



ENGLISH WORDS (Palavras inglesas) - palavras inglesas presentes no nosso cotidiano



Existem várias palavras estrangeiras presentes no nosso dia-a-dia. A língua inglesa já faz parte da nossa linguagem.

Pesquise o significado de uma palavra inglesa que usamos no Brasil.

Escreva em uma folha de papel ofício a palavra em inglês e seu significado em português.

Capriche na letra e use toda a sua criatividade para ilustrar essa palavra.





SURVEY - levantamento da opinião da turma sobre um determinado assunto



Elabore uma pergunta sobre assuntos da atualidade que possam ser respondidas com um SIM ou com um Não.

Faça cópias suficientes para que cada aluno receba um papel e dê a sua opinião.

Recolha o papel e divulgue o resultado da sua pesquisa.



RIGHTS AND DUTIES - direitos e deveres do cidadão



Você conhece seus direitos? E seus deveres?

Nesse espaço você poderá estar trazendo notícias relacionadas aos Direitos Humanos, aos direitos do consumidor, aos deveres do cidadão.

Pesquise nos jornais algum artigo interessante sobre estes tema "DIREITOS E DEVERES".

Recorte e cole a notícia em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.





PAN AMERICAN 2007 - acompanhe as notícias sobre o Pan 2007



Pesquise nos jornais as notícias mais importantes sobre o Pan 2007. Escolha a notícia que você considerar MAIS interessante.

Recorte a notícia e cole-a em uma folha de papel ofício.

Sublinhe o título.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal de onde você retirou a matéria.



UTILITIES - dicas e informações úteis para todos



Pesquise em revistas, jornais, internet ou livros dicas ou informações do interesse de todos.





HUMOR - charges, jokes or comic strips. (charges, piadas ou tiras cônicas)



Pesquise em jornais ou revistas, charges, piadas ou tiras de quadrinhos bem divertidas.

Recorte e cole em uma folha de papel ofício.

Escreva a data e o nome da revista ou jornal onde você pesquisou.





ABILITIES AND TALENTS OF THE CLASS: nesse espaço, mostre alguma coisa que você sabe fazer, por exemplo, uma poesia, um desenho, uma charge. Use sua criatividade!



ENVIROMENT - meio ambiente



Você preserva o seu meio ambiente?

Pesquise algo sobre o assunto ou faça algum tipo de trabalho de conscientização (cartaz, foto, matéria de jornal, etc.)



21. TRABALHANDO PRECONCEITO RACIAL

Uma vez trabalhei o tema preconceito racial, e usei o início do filme Mississipi em chamas. Há uma cena muito emocionante, quando uma criança negra vai ao bebedouro e uma criança branca também. Se não me engano era numa escola. Os bebedouros eram separados! Pois negros não podiam usar o bebedouro dos brancos,que era melhor.



Depois dessa cena usei o clipe "A minha Alma" O Rappa, que estava no auge, na época. Esse clipe mostra claramente e infelizmente a forma como algumas pessoas são discriminadas, levando-se em conta apenas sua aparência.



Por fim usei a música Ebony and Ivory, do Paul McCartney e Steve Wonder, que todos já conhecem.



Pode-se levantar um debate a respeito, com certeza algum aluno deve ter visto ou passado por uma situação do tipo, pois nesse país isso é uma situação muito mais comum do que parece.



Pode-se trabalhar um texto falando sobre Martin Luther king.



Pode-se trabalhar o videoclip da música Black or White do Michael Jackson.





22. NUMBERS

Um texto interessante para trabalhar com numerais é "The Year in Numbers 2006" do site CNN



23.Led Zeppelin - Stairway to _ _ _ _ _ _



1) Complete os espaços em branco de acordo com as instruções:



________________ ____ lady

Who’s sure

All that glitters _______ gold

And she's buying

____ stairway to Heaven

And) when she gets __________ she knows

If the stores __________ all closed

With ____ word she can get

What _______ came for

Ooh, ooh, and _______ buying

_____ stairway to Heaven

________________ ____ sign on the wall

But she wants _________ sure

'Cause you know

Sometimes words have ________ meanings

In ______ tree by the brook

________________ ____ songbird who sings

Sometimes all of our thoughts ____ misgiven

Oooh…It makes me wonder (2x)



linhas:

1 escreva: Existe; uma

3 escolha: am / is / are

5 escolha: a / an

6 escreva: lá

7 escolha: am / is / are

8 escolha: a / an

9 escreva: ela

10 escreva: ela está, na

forma contrata

11 escolha: a / an



12 escreva: Existe; um

13 escreva: estar

15 escreva: dois

16 escolha: a / an

17 escreva: Existe; um

18 escolha: am / is / are



2) Escolha uma das palavras abaixo e complete ao ouvir a música



seen

get

voices

west

spirit

trees



There's a feeling I _____________

When I look to the ____________

And my ___________ is crying for leaving

In my thoughts I have ____________

Rings of smoke through the ____________

And the ____________ of those

Who stand looking

Oooh…It makes me wonder

Oooh…And it makes me wonder



3) Escolha entre as duas opções dadas. (circule a correta)



And it's whispered that soon tune,

If we all called the soon tune

Then the piper Will lead us to season reason

And a new day will dawn fall

For those who stand long bomb

And the forest will echo with laughter



4) Numere os versos na ordem correta: (1 a 7)



( ) There's still time to change the road you're on

( ) If there's a bustle in your hedgerow

( ) And it makes me wonder

( ) Don't be alarmed now

( ) Yes there are two paths you can go by

( ) But in the long run

( ) It's just a spring clean for the May Queen



5) Risque a palavra que não for cantada nesta estrofe: (uma em cada verso)



Your head is humming beautiful and it won't go

In case you don´t know brother,

The piper's calling you to join him goodbye

Dear lady, strange can you hear the wind blow

Love and did you know

Your stairway lies house on the whispering wind



6) As palavras sublinhadas estão embaralhadas. Escreva-as corretamente:



And as we wind on dwon the road

Our shadows taller than our souls

There walks a ydal we all know

Who shines white light and wants to whos

How eehnvgrity still turns to gold

And if you listen evyr hard

The tune will emoc to you at last

When all are eon and eon is all, yeah

To be a crok and not to roll

And she's buying a watasiyr to ___________













Nenhum comentário: