sábado, 1 de dezembro de 2012

Palavras na abertura da apresentação do TCC - 2010 - Circuito 7


Boa Noite!

Hoje é um dia especial na vida de cada um de vocês graduandos aqui presente, um dia para ser celebrado, pois hoje estamos na ultima etapa da conclusão do curso de licenciatura em MATEMÁTICA, concretizando um sonho que teve início em 2007,quando aqui ingressaram cada um de vocês.

Olhar para o passado é fazer uma viagem no tempo, Citando Shakespeare “Se seus sonhos estão nas nuvens... eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces”... 

Assim também vocês fizeram, foi o início, alguns com base, outros simplesmente iniciando, no meio de tudo isso, uma confusão de: teorias, fórmulas, módulos, trabalhos, consolidação de aprendizagem, PPP, AVA, SAE, SGE... Ufa!!!! Sem que vocês tivessem a exata noção da dimensão do desafio que os aguardavam.

Naquela ocasião, então Calouros, procuravam familiarizar uns com os outros e com a nova rotina que se estabelecia. Surgiram duas panelas, que me deram trabalho, porém, de degrau em degrau cada etapa foi vencida e a escalada tornava-se cada vez mais emocionante. É como o alpinista que está começando a sua subida, respira fundo olhando o topo da montanha, sabendo de suas dificuldades, mas com a fé de que alcançará o cume.

Aqui minha função era mediar o processo ensino-aprendizagem, era observar a construção de vocês. Era fazer com que vocês terminassem algo que começou, pois, deixar algo no meio é simplesmente jogar dinheiro fora e não admitir que é capaz.

Aos poucos, a FTC EAD foi se tornando parte de suas vidas. Vencemos muitos obstáculos, noites perdidas, passeios e férias adiados. Vivenciamos experiências que envolviam todos os tipos de situações: das alegres às tristes, das cômicas às trágicas, das corriqueiras às surpreendentes para ser mais clara, compartilhamos muitas piadas, risos, lágrimas, inicio e termino de relacionamento, retorno, casamento, nascimento de filho, mudança da zona rural para urbana, percas familiares, sucessos, por muitas vezes as dificuldades foram tantas, que a vontade de vocês era desistir. 

Porém, em todo caminho existe uma pedra e na de vocês existia a chata da Tutora KELLY, que com um celular parecia rastreador de namorado: cobrando, brigando, buscando, dialogando, resgatando, valorizando cada acerto. Dizendo sempre VOCÊ É CAPAZ.

E assim, a cada passo, a cada experiência vivenciada, a caminhada ia ficando mais curta e mais um degrau ficando para trás, por um sonho que a essa altura muitas vezes parecia estar mais longe.

Entrou na FTC EAD a procura de transformar um SONHO em realidade. O bem mais precioso que o homem pode adquirir na vida é o conhecimento, o saber. Aprender a lidar com as diferenças, a ouvir, a formar opiniões, a dialogar, aprender a construir conceitos matemáticos e conceitos de vida, aprender a diferença entre o educar e o ensinar, daqui em diante estará em suas mãos o que querem ser de fato: atores principais da educação ou meros espectadores numa platéia já lotada pelo comodismo.

Tenha sempre em mente que a graduação é apenas uma etapa de um longo caminho que ainda tem que trilhar,não se acomodem,lembrem que vivemos num país carente de pesquisadores, mestres e doutores na área da Matemática.

Um dos maiores problemas que enfrentarão será o preconceito de que matemática é para os matemáticos. Que é uma ciência complicadíssima, hostil e ingrata: só serve para te derrubar em concursos. Que os senhores são tão orgulhosos que detém a chave dos segredos matemáticos e somente fornece a cópia para outros matemáticos. Que os senhores são detentores de um conhecimento e que não quer reparti-los com mais ninguém.

Alguém já ouviu isso? Sim, boa parte dessa fala retirei de uma entrevista do Programa do Jô, dito pelo próprio Jô Soares. Em várias ocasiões ele deixou clara a sua opinião sobre a matemática: que não gosta, ou não entende. Esse caso se torna mais grave pois ele é um formador de opiniões.

Tudo seria mais simples se alguém tivesse comunicado a esse entrevistador de renome internacional que a matemática está sendo usada quando ele atravessa uma rua. Se não calcular direitinho, o carro o atropela. Quando ele ouve o seu jazz, ouve matemática. O que são as partituras senão registros de cálculos temporais? Quando ele faz dieta para emagrecer não está utilizando a matemática para di-mi-nu-ir o peso? Quando ele se gaba das várias línguas que fala ele não está contando num sistema de numeração? Quando ele faz uma pergunta pertinente e coerente não está utilizando a lógica matemática com suas premissas e silogismos?

Gosto do Jô Soares. Gostaria mais se não o visse sofrendo por não saber que tudo pode ser mais bem entendido pela matemática, a base de todas as ciências.
O meu único conselho é: façam com que mais gente goste de matemática e, assim, farão um mundo mais feliz.

Hoje, os alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é seu, e que a formatura não represente uma despedida, e sim a reafirmação do alto grau de comprometimento que devem ter para com vocês  e para com a sociedade.

Parabéns a todos e todas!

E bem vindos a ultima etapa da disciplina PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI - A APRESENTAÇÃO DO TCC
Junho / 2010
Circuito 7

( Adaptação de várias discursos )

Nenhum comentário: