quinta-feira, 24 de outubro de 2013

10 super dicas de redação



É muito comum, quando escrevemos, darmos alguns deslizes e, por consequência, perdemos pontos valiosos. Para solucionar esta questão, apresento 10 super dicas de redação. São ações simples, mas que certamente farão diferença na sua nota.
1º Seja Simples
Seja simples ao escrever, utilize termos que você domine, uma vez que de nada adianta palavras rebuscadas, pomposas e, muitas vezes, incoerentes.
2º Explique seus argumentos
Se existe uma “parte mais importante” em uma redação, certamente é esta. Além de apresentar seus argumentos, procure sempre desenvolvê-los com propriedade, de maneira a deixar claro os motivos que fazem você pensar desta maneira e não de outra.
3º Não enrole
Tenha certeza de não “encher linguiça” ao escrever. Seja objetivo, claro e conciso. Todo corretor ODEIA ser enrolado e punirá quem fizer isso.
4º Não repita seus argumentos.
Durante o desenvolvimento de sua redação evite repetir argumentos.Se você já utilizou um argumento, o ideal é que ele tenha força o suficiente para se sustentar. Desta maneira, sua repetição é desnecessária e apenas reforça nossa 3º dica e suas consequências.
  Preste atenção na concordância verbal
O verbo sempre concorda com o SUJEITO, assim, um sempre vai concordar em número e pessoa. Caso tenha dúvidas, releia o trecho identificando o sujeito da oração.
6º Evite abreviações
O uso de abreviações em uma dissertação é penalizado severamente pelos corretores. Isto porque a estrutura dissertativa prioriza a função referencial em detrimento de coloquialismos e vulgarismos.
7º Utilize a ortografia correta
Esqueça o modo indiscriminado que a maioria das pessoas utiliza para escrever no MSN ou no FACEBOOK. Em uma dissertação, lembre-se de colocar todos os “pingos” nos “Is”, “cortar” todos os “Ts” e de escrever os nomes próprios em letra maiúscula.
8º Prefira o plural ao singular
Quando nossos argumentos abrangem uma gama maior de pessoas é muito provável que ele seja coerente. Contudo, o uso do pronome na 3º pessoa do singular é muito agradável à estrutura dissertativa, por denotar formalidade e impessoalidade.
9º Utilize o ponto final
A pontuação é um dos elementos mais importantes de uma redação. Contudo, o ponto final é um recurso gramatical esquecido pela maioria dos estudantes.   Isto porque desconhecem todo seu poder coesivo.  Períodos curtos tendem a evitar a ambiguidade, um dos erros mais comuns em uma redação.
10 º Faça um rascunho e releia seu texto
Mesmo os grandes escritores produzem um rascunho, então por qual motivo você, que está aprendendo a escrever, irá descartar este recurso? Após o término do rascunho, releia seu texto identificando os possíveis deslizes.Feito isso, é só comemorar sua nota 10.
E você, tem alguma dica sobre redação? Compartilhe-a conosco nos comentários.

Nenhum comentário: