Universidade do Estado da Bahia,
Programa Paulo Freira.
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY
A vida exige diversos tipos de leituras do mundo, desde aquelas que tocam o coração e acontecem por meio dos sentidos — ver, ouvir, tocar, cheirar e sentir — até as leituras de palavras e números. Estas últimas são fundamentais para que possamos compreender o mundo ao nosso redor e acessar o conhecimento científico. Tudo isso é possível graças ao processo de alfabetização, aqui compreendido como: "o ensino e a aprendizagem do sistema alfabético de escrita, que permite aos indivíduos codificar e decodificar esse sistema".(MACIEL)
Por meio da alfabetização, os indivíduos constroem habilidades cognitivas essenciais, como a integração social, o exercício da autonomia e o acesso ao conhecimento. Essas habilidades são fundamentais para a superação das desigualdades sociais, além de possibilitarem o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, a comunicação eficaz e a criatividade. Assim, a alfabetização não apenas transforma o aspecto pessoal, mas também muda positivamente a trajetória de vida das pessoas.
Como pilar essencial da educação, a alfabetização é valiosa em todas as fases da vida, mas sua relevância se torna ainda mais evidente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esses educandos, que muitas vezes enfrentaram interrupções ou dificuldades no percurso escolar, o acesso à alfabetização representa uma oportunidade de reconstrução. Mais do que o domínio da leitura e escrita, esse processo eleva a autoestima e fortalece a confiança dos adultos que buscam retomar a aprendizagem.
A alfabetização na EJA vai além do aprendizado formal: desenvolve a comunicação oral e escrita, permitindo maior inclusão social e empregabilidade. Em um mercado de trabalho competitivo, saber ler e escrever é um dos requisitos básicos. Além disso, esse processo possibilita que os adultos participem de forma mais ativa na esfera política e comunitária, contribuindo em discussões e tomando decisões informadas. A alfabetização, nesse contexto, abre portas para uma participação cidadã mais consciente, estimulando o envolvimento crítico e transformador na sociedade.
Outro aspecto relevante da alfabetização para jovens e adultos é que ela promove a igualdade de oportunidades, oferecendo aos educandos a chance de reingressar no sistema de ensino formal e continuar sua trajetória acadêmica. A EJA, nesse sentido, não se limita à escolarização, mas reconhece e valoriza a experiência de vida de cada aluno, conectando o conhecimento escolar à prática cotidiana e aos desafios que os estudantes enfrentam fora da sala de aula.
Portanto, a alfabetização no contexto da EJA não é apenas uma ferramenta pedagógica, mas um ato de inclusão e transformação social. Ao possibilitar o acesso ao conhecimento e promover a participação ativa na vida comunitária, a EJA contribui para que esses educandos não apenas escrevam suas próprias histórias, mas se tornem protagonistas de suas vidas, exercendo sua cidadania com autonomia e dignidade.
REFERÊNCIAS
A importância da alfabetização no desenvolvimento social e econômico mundial. Disponível:https://blog.ead.unipar.br/2021/09/a-importancia-da-alfabetizacao-no-desenvolvimento-social-e-economico mundial/#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20prioridade,e%20com%20oportunidade%20para%20todos.&text=Mude%20o%20futuro%20por%20meio,e%20o%20afasta%20da%20escurid%C3%A3o. Acesso: 30/10/2024
A importância da alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. Disponível:https://www.humaitadigital.com.br/alfabetizacao-educacao-de-jovens-e-adultos/#:~:text=agosto%2024%2C%202023,A%20import%C3%A2ncia%20da%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Jovens%20e%20Adultos,compreender%20informa%C3%A7%C3%B5es%20de%20maneira%20eficaz. Acesso: 30/10/2024
Letramento e Alfabetização: entenda as diferenças. Disponível: https://sae.digital/letramento-e-alfabetizacao/ Acesso: 30/10/2024
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Alfabetização de jovens e adultos. Disponível: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/alfabetizacao-de-jovens-e-adultos#:~:text=Autor%3A%20Francisca%20Izabel%20Pereira%20Maciel%2C&text=Em%20sentido%20estrito%2C%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,da%20escrita%20e%20da%20leitura. Acesso: 30/10/2024
10 dinâmicas para começar as aulas AJA (alfabetização de Jovens e Adultos)_
Com certeza todos os alunos esperam algo envolvente e dinâmico na primeira aula. Já pensou no que você vai fazer? Existe inúmeras maneiras de começar uma boa aula inaugural. Resolvi colocar aqui apenas 10 sugestões, que poderão dar um toque especial ao seu primeiro dia. Provoque impacto. surpreenda seus alunos. Eles vão se amarrar em você. Lembre-se, tudo é mudável e pode ser adaptado a realidade da sua turma( idade) e escola( urbana, rural) O que vale mesmo é a sua criatividade e como irá conduzir este momento. Boa Sorte e Boa Aula . 1- Nomes nos crachás. Prepare antecipadamente crachás ( na quantidade de alunos da turma) distribua-os e peça que os alunos escrevam seus nomes nos mesmos. Recolha, misture-os e redistribua novamente. A dinâmica começa com um aluno colocando o crachá em alguém que ele suponha ter esse nome. No final, os alunos levantarão e confirmarão o nome colocado. Uma boa dica : Pedir para o aluno falar o significado ou motivo do seu nome. 2- Frase no cart
Comentários