terça-feira, 9 de agosto de 2016

Olimpíadas: Origens e transformações ao longo do tempo


Olimpíadas: Origens e transformações ao longo do tempo

Publicado: Por Veja na Sala de Aula
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/olimpiadas-origens-e-transformacoes-ao-longo-do-tempo

Objetivo(s) 

  • Compreender o processo de ressignificação dos Jogos Olímpicos ao longo do tempo, identificando os fatores que influenciaram as suas mudanças.
  • Vivenciar diferentes formatos de algumas modalidades olímpicas, inferindo os motivos que possam ter gerado a sua transformação ou exclusão.
  • Investigar os impactos da realização das Olimpíadas nas cidades-sede.

Conteúdo(s) 

  • Os diferentes significados atribuídos aos Jogos Olímpicos
  • A transformação do esporte em objeto de consumo
  • Regras e técnicas das corridas (da Antiguidade e atuais)
  • Regras e técnicas do salto em distância (da Antiguidade e atuais)
  • Regras e técnicas do cabo-de-guerra

 

Ano(s) 





Tempo estimado 

10 a 15 aulas

Material necessário 

  • Cópias da reportagem Que Venha o Melhor (VEJA 2417, 18 de março de 2015), disponível no Acervo Digital de VEJA a partir de 20 de março de 2015.
  • Projetor para a exibição dos clipes da candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas, disponíveis aqui e aqui.
  • Quadro ou cartolina para registro de informações.
  • Quadro branco
  • Cartolinas, pincel permanente
  • internet

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

A reportagem Que Venha o Melhor trata da preparação para as Olimpíadas de 2016, sediadas no Rio de Janeiro. Técnicos extrangeiros experientes se mudaram para o país com o intuito de alavancar as chances de atletas brasileiros chegarem ao pódio. Introduzi o tema à turma, comunicando que a origem e a história dos Jogos Olímpicos será o motivo dos próximos encontros. Para iniciar o debate, informei que  iria aferir a opinião de todos sobre alguns assuntos. Organizei os estudantes em grupos de quatro ou cinco componentes, solicitando a eles que discutisse  e registrasse  por escrito eventuais consensos sobre os seguintes tópicos:

  1. A presença de atletas em situações sem qualquer relação com a prática esportiva como, por exemplo, as novelas, propagandas, política, etc.
  2. A disseminação do esporte na sociedade contemporânea.

Após a discussão, solicitei  que os alunos disponibilizasse  os seus registros. Verifiquei o que foi consenso entre os grupos e procurei sintetizar os posicionamentos deles em folhas de cartolina fixadas na parede e na própria lousa.

2ª etapa 

Organizei a socialização dos resultados da atividade, pedindo que cada grupo destacasse  um integrante para comentar o que foi discutido. É importante que durante esse momento sejam evidenciados os aspectos a seguir:

  • A relação que o evento já estabeleceu com o cultivo das virtudes (na Grécia Antiga).
  • O congraçamento entre os Estados-nação que surgiu ao longo do século 19 (nas primeiras edições dos jogos na Era Moderna).
  • O uso das Olimpíadas como palco de disputas políticas (1936, 1972, 1980 e 1984).
  • Sua transformação em evento midiático voltado para a geração de lucros (espera-se que isso seja constatado nas duas últimas edições).

 

Sistematize esses destaques no quadro negro e, em seguida, retorne aos registros do primeiro momento para situar os significados que o próprio grupo atribui ao esporte.

3ª etapa 

Relacionei no quadro-negro e em  uma cartolina fixada em local visível quais são os programas esportivos televisivos que os alunos conhecem. Estimulei o posicionamento em voz alta sobre o formato desses programas e o seu conteúdo. Sobre o que falam? Quem fala? Como são organizadas as matérias? Quais imagens são apresentadas? Quais recursos são empregados para convencer os espectadores de uma determinada visão?

É razoável que alguns tiveram dificuldades para manifestar-se sobre o assunto. Com pequenas modificações nas questões, a mesma atividade pode ser realizada com os cadernos esportivos presentes em muitos jornais impressos. Finalizada essa etapa, conversei com a classe sobre alguns dos recursos utilizados pela mídia para estimular o consumo do esporte: a repetição, o aval de especialistas, a propaganda da própria programação esportiva, a informação didática, o vocabulário facilitado, a apresentação da informação esportiva como verdade, a espetacularização do evento esportivo, a valorização da estética e a construção de mitos e heróis.  Exibir os 
clipes utilizados durante a campanha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, exemplificando como os significados atribuídos ao esporte podem ser manipulados intencionalmente.

4ª etapa 

Uma vez evidenciadas as diferenças de caráter entre as edições das Olimpiadas, anunciei que agora é o momento de constatar a diversidade das práticas esportivas.

Pesquisei o formato das corridas e do salto em distância nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Organizei algumas atividades com as devidas adaptações, como por exemplo, a utilização de duas garrafas plásticas de refrigerante de 500 ml cheias de água no lugar dos pesos. Também com as devidas adaptações, organizei vivências mais próximas aos atuais formatos dessas provas. Pedi aos alunos para estabelecerem comparações e, o mais importante, justificar as transformações que essas modalidades experimentaram.

Igualmente precedidas por uma pesquisa sobre as regras e o formato, organizei vivências do cabo de guerra, destacando que a prática fez parte dos jogos entre 1900 e 1920. Anunciei também que a luta greco-romana, presente desde 1896, será excluída em 2020. Enquanto isso, o golf e o rugby retornarão à disputa a partir de 2016. Já o kitesurf fará sua estreia em 2016. 

 

5ª etapa 

Os debates realizados nas etapas anteriores provavelmente contribuiro para despertar curiosidade dos estudantes sobre os critérios usados para incluir ou excluir uma prática do evento. Procurei mapear a opinião deles sobre o tema. Em seguida, apresentei os critérios ultimamente empregados pelo Comitê Olímpico Internacional (a prática em larga escala e a existência de federações internacionais que acompanhem as determinações da entidade olímpica) e exiba o outro clipe da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. O confronto dessas informações  fez com que todos perceberam que a cultura esportiva da cidade-sede não influencia na inclusão ou exclusão de um determinado esporte, assim como é pouco influenciada pela ocorrência do evento. Por outro lado, ela pode ser destacada como uma qualidade desejável da cidade-sede.

Avaliação 

Avaliação será contínua, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, realização de trabalhos de pesquisa extra classes.

Prova Escrita: 4,0

Pesquisa;1,5

Socialização:1,5

Aprofundamento teórico: ,5

Relatório: 1,5

Créditos:

Marcos Garcia Neira

Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física


Autor Nova Escola

Adaptado por Eliomar Machado

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